segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Canto Curto

Os melhores de sempre...

Esta semana deixo-vos aqui um artigo, que irei comentar, da autoria do jornalista Nuno Farinha, na sua habitual rubrica Bloco de Notas, publicada na edição do passado Sábado do jornal Record e intitulado, Barcelona, claro!:

A questão do melhor jogador da década pode levantar todas as dúvidas. Dirão uns que o artista maior foi Ronaldinho Gaúcho, defenderão outros que foi Zidane, havendo ainda margem para incluir mais três ou quatro nomes, talvez: Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Ronaldo e Lionel Messi. Definir critérios objectivos para identificar o melhor dos melhores - todos eles eleitos pela FIFA, à vez - é que é o grande problema, quase tão complicado como perceber onde está a razão quando o assunto é essa eterna discussão entre Pelé e Maradona. Que nunca dá em nada, claro.

Mas se é quase impossível fazer esta distinção entre jogadores de top, o mesmo já não acontece se quisermos, por exemplo, indicar a melhor equipa da década: obviamente, Barcelona (Junho 2008/dezembro 2009). Nada se aproximou da qualidade apresentada pelo "Projeto Guardiola" - que teria sempre de levar este "prémio", mais que não fosse pela absurda quantidade de títulos conquistados em tão curto espaço de tempo. No fundo, bastou-lhe um ano e meio da década para pulverizar tudo o que outros (clubes e treinadores) tinham feito desde 2000.

Dezoito meses - apenas 18 meses! - resultaram num dos mais brilhantes desígnios futebolísticos dos novos tempos, fórmula perfeita para encher estádios. Todos querem ver aquela equipa que joga de memória e que tem agora pela frente o mais difícil de todos os desafios: defender o que já lhe pertence porque, na verdade, não resta mais nada para ganhar. Ou seja, tal como alertou o próprio Pep Guardiola após a final do Mundial de Clubes, "o futuro é negro". E começa esta noite, no Camp Nou, frente ao Villarreal. Abençoada Sport TV!



Concordo com tudo o que é dito pelo director adjunto, Nuno Farinha, do jornal Record! Mas gostaria de salientar um só pormenor e deixar uma pergunta no ar.
Será que toda esta argumentação não será suficiente, para além de escolher o Barça de Pep Guardiola como a melhor equipa da década, para destacar o "Pep Team" como a melhor equipa de sempre e também com o melhor futebol praticado de sempre???
Muitos dizem que quando se joga bem futebol, é difícil ganhar títulos, ou seja, é difícil conjugar as duas coisas. Quem não se lembra de Peseiro, por exemplo.
Mas Guardiola no seu ano de estreia desfez o mito. Ganhou tudo, tudo mesmo! O Bracelona "varreu" todas as competições em que entrou... e para quem teve o previlégio de ver jogos dos Catalães, demonstrou uma qualidade técnica a construir o espétaculo em si, que não se via há muitos, mas muitos anos mesmo. Procurando um termo de comparação, posso dizer que vejo muitos jogos da Liga Sagres. Uns com mais interesse que outros. Uns em trabalho, outros por lazer. Em muitos, sou sincero, só me dá vontade de dormir, ou então "bradar aos céus" que chegue rapidamente o fim do jogo. Mas lá pela altura da Páscoa do ano de 2009, tive o prazer(!) de assistir ao Bracelona - Bayern Munique a contar para os quartos de final da Liga dos Campeoões.
A primeira parte do Braça foi demolidora, um regalo para os olhos de qualquer admirador de futebol. Ao intervalo já havia 4-0, mais uns quantos falhanços escandalosos de Henry. É certo que na segunda metade o resultado não aumentou, mas o caudal de jogo ofensivo do Barça, também não diminui. Jogaram o jogo pelo jogo desde o apito inicial até ao final. Aos 94 minutos Daniel Alves ainda fazia autênticos raides desde o seu meio-campo até à linha final adversária. Algo espectacular. Em contraste aos jogos da Liga Sagres, naquele apetecia-me estar ali mais 90, sobre mais 90, sobre outros 90 e ainda mais outros 90 minutos a desfrutar a beleza da equipa Catalã a "namorar" a redondinha. Acho que jogos destes, ou seja jogos do Bracelona de Guardiola, deveriam ser gravados num DVD, para mais tarde serem mostrados a várias crianças e podermos dizer-lhes: "É assim que se joga O futebol"!
É difícil dizer qual a melhor equipa de sempre, visto ser complicado comparar tempos e épocas diferentes, essencialmente porque muitos de nós não acompanhámos os primórdios do futebol. Ouvi muitas vezes, os mais velhos falarem do grande Brasil de 70. O Brasil de Pélé e Carlos Alberto. Tive oportunidade de ver jogos desse tempo em documentários, mas é certo que não é igual. Tive a felicidade de ver também o Barça de Cruyff. Esses sim, já nasci a tempo de os ver. E seria esse Barcelona de inícios de 90, a minha referência em termos de futebol total.
No meu ponto de vista o "Pep Team" é a melhor equipa que alguma vez "passeou o seu perfume" pelos relvados Mundiais. Muitos podem discordar, e até vir falar de arbitragens... Eu diria que até podem tirar os títulos ao Barcelona, porque ainda assim continuariam a ser os melhores de sempre. É caso para dizer que, pelo menos na minha memória futebolística, o Bracelona de 2009 já está imortalizado e processado como aqueles que jogavam perfeito...

João Vasco Nunes

4 comentários:

MarBurG disse...

Caraças lol... Queria escrever uma coisa que ia em parte contra a tua opinião mas varreu-se da ideia...

E lembrei-me agora...

Penso que não se pode considerar esta equipa como a melhor de sempre pelo devido facto do treinador ter passado o ano contrariado com o facto de ter de meter sempre o Etoo, um jogador que o mesmo dava como dispensável e não o conseguiu despachar.

Este ano lá o conseguiu despachar com o negócio Ibramovich. Era impensável para o bem estar do Guardiola o Etoo continuar em Barcelona.

Devido a este pequeno pormenor não considero o Barcelona como equipa do século. Podem arguntar muitas outras coisas mas... Neste caso não se tratou de "ah e tal eu queria jogadores melhores e tive de me safar com estes rascas" foi o caso de implicância e de ter passado o ano a levar bofetadas de luva branca.

Alonguei-me desculpem é de ser quase 5 da manhã!

J.vasco disse...

sim, mas isso são jogos de bastidores... lá dentro a bola é redonda.

Simão Santana disse...

Nota-se um tanto ou quanto um clubismo'zinho, mas a verdade é que o Barcelona esteve perfeito, apesar de a Champions ter sido mal entregue, o Barça não deveria ter saído ddas meias-finais onde foi mais do que ajudado frente ao Chelsea!

J.vasco disse...

Claro que se note, é verdade... mas para ter clubes no estrangeiro... tenho aqueles que jogam bem e admiro... em Espanha gostava mais do Valência isto por causa daquelas fabulosas temporadas da Champions em que foram à final duas vezes. Agora do Barça por aquilo que fez. Por exemplo em Itália, adoro a Juventus devido aos finais de 90 e inicio do novo século...Logo o meu clubismo é justificado pelo bom futebol. penso que todos os adeptos do futebol se identificam com equipas que o praticam subliniarmente.