sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

«O Benfica está muito forte no ataque» - Cristiano Ronaldo



Cristiano Ronaldo conversou com A BOLA e lançou 2010. Disse recentemente que queria ser considerado o melhor jogador de sempre. Mas o para sempre está muito longe ainda. Nos próximos cinco anos o que quer é estar sempre no pódio do FIFA World Player. E ser o melhor mais duas vezes. Pelo meio falou da Liga portuguesa, do seu Sporting...

- Quem o conhece bem já disse que o Cristiano ficou chateado por ter passado a segundo melhor do Mundo, atrás de Messi, ainda que publicamente tenha utilizado um discurso de compreensão. É verdade?

- Chateado é claro que fiquei. Não esperava ganhar este ano, porque o Messi ganhou tudo com o Barcelona e individualmente esteve também a um óptimo nível. Foi uma distinção natural e merecida. Ganhei o prémio de melhor golo - e que grande golo foi, claramente um dos melhores que já marquei -e a inclusão no melhor onze do ano. E o próprio segundo lugar, é bom não esquecer, não é propriamente um prémio menor. Estamos a falar dos melhores futebolistas do Mundo.

- - Sabia que se tornou, juntamente com Messi, apenas o terceiro jogador de sempre a estar em três pódios consecutivos do prémio de Melhor Jogador do Mundo?

- Não, não sabia. Quer isso dizer que se para o ano conseguir ficar outra vez no pódio será fantástico. Aliás, partindo do princípio que tudo me correrá bem, claro, que não terei lesões ou outros contratempos, tudo me leva a acreditar que nos próximos cinco anos de carreira estarei sempre entre os três melhores jogadores do Mundo. E a minha expectativa é, nesse período, ser reconhecido como o melhor pelo menos mais duas vezes. É uma das minhas metas.

- - É esse, então, o caminho para se tornar o melhor jogador de sempre de futebol, o mais premiado e reconhecido?

- Nunca alguém sabe os caminhos que tem de seguir até eles aparecerem. Mas esse é, pelo menos, o que eu quero seguir, o meu desejo. A minha carreira tem um sentido e o meu percurso também. Ganhei tudo no Manchester United, quero ganhar tudo no Real Madrid e ninguém pode duvidar que esta pretensão não seja compreensível. É algo que eu quero e não é propriamente um sonho, uma coisa distante, é algo que posso alcançar com o meu trabalho, com a ajuda das pessoas que gostam de mim e que comigo trabalham no clube e na Selecção Nacional, claro.

- - E o que prevê para a Selecção Nacional e até que ponto a vitória de Portugal num Campeonato do Mundo ou Campeonato da Europa será importante para esse seu reconhecimento como o melhor jogador de sempre?

- É claro que será importante. Sonho muito com isso, com a possibilidade de ganhar uma grande competição por Portugal, toda a gente o sabe, já o disse antes. Já estivemos muito perto no Europeu de 2004, em Portugal. Já chegámos a um quarto lugar no Mundial da Alemanha. Mas queremos sempre mais, claro.

- - Tem acompanhado a Liga Portuguesa esta temporada?

- Acompanho claro. Vejo alguns jogos quando posso e verifico sempre os resultados e as principais notícias. Este ano o campeonato português está muito mais equilibrado, é difícil dizer quem vai ganhar.

- - Se apostasse num vencedor...

- Não sei. Quer dizer, o FC Porto ganhou os últimos quatro campeonatos, no início da época era claramente o favorito. Mas toda a gente tem visto que o Benfica este ano está mais forte, que se reforçou muito bem, tem jogadores que mudaram a equipa e a tornaram muito mais equilibrada. O Benfica está muito forte no ataque, sector onde tem óptimas opções. E tem um treinador novo que também trouxe mentalidade talvez um bocadinho mais agressiva. E há ainda o Braga. O Braga ainda está em primeiro não está?

- - Sim, com os mesmos pontos do Benfica, mas em primeiro. Acha que o Sp. Braga pode lutar pelo título até final?

- Nos dias de hoje é imprudente dizer que alguma equipa não tem possibilidades de vencer o que quer que seja. Todos os anos vemos surpresas em todo o lado, equipas teoricamente mais fracas, ou pelo menos sem historial nas provas, a chegarem-se à frente, a baterem o pé. E às vezes a ganhar. Em Portugal aconteceu isso com o Boavista. Quem sabe se este ano não acontece com o Sp. Braga?

- - E o Sporting. O seu Sporting, afinal, que lhe tem parecido?

- Não tem corrido tão bem. Benfica está ao nível do FC Porto este ano. O Sporting infelizmente não e tem de melhorar. Agora reforçou-se, mas já está a distância considerável. Mas vai ser certamente uma equipa mais forte até final da época, parece-me.

- - Que lhe tem parecido o trabalho de Carlos Carvalhal no lugar de Paulo Bento?

- Sinceramente não conhecia muito bem o Carlos Carvalhal. É a sua primeira experiência num clube grande, mas está certamente a fazer o seu melhor, a introduzir algumas alterações na equipa. Espero que seja bem-sucedido nessa tarefa.

Fonte: a Bola

1 comentário:

Simão Santana disse...

Este menino é enorme! Se já te admirava milhões, agora passo a admirar-te BILIÕES!
FORÇA CR9! FORÇA SLB!