quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Palestra

Braga e Benfica: e agora?

Bem-vindos de regresso a mais uma palestra, a primeira de 2010.

Um 2010 que se começa por revelar bastante entusiasmante para os amantes do futebol nacional. Braga e Benfica lutam neste jornada (15ª) pela liderança isolada do campeonato, algo que só os arsenalistas sabem o que é na presente edição da Liga Sagres.
O Braga enfrentou nesta reabertura de mercado um assédio que não agoira nada de bom para a equipa de Domingos Paciência, para além de terem perdido uma das pedras mais fundamenteis da pedreira (João Pereira), tiveram mesmo que «esconder» o central Rodriguez que já não é visto no Estádio Axa há uma semana (ainda que o Braga venha hoje esclarecer que depois da mialgia que o afastou do encontro frente ao Sporting para a Taça da Liga, lhe foi diagnosticado uma rotura com cinco milímetros na face posterior da perna esquerda do jogador). Tudo isto a nível psicológico acaba por desgastar uma equipa e o Braga não foge à regra.
Defrontar o Nacional da Madeira é portanto um duro teste para uma equipa que quanto a mim não está nas devidas condições para o fazer, é como se tratasse de um jovem depois de uma gripe ainda muito fragilizado. O Braga encontra-se assim e nesta jornada, irá realmente ver-se se tem estofo de campeão para ficar no topo até ao fim, algo que eu tenho vindo a desacreditar jornada após jornada, depois das dificuldades sentidas para vencer o P. Ferreira e após a derrota com o Sporting. No entanto e acreditando na força individual dos jogadores do Braga acredito numa vitória minhota, 2-1.
«Águia volta a ter asas» intitulou o jornal A Bola desta quinta-feira, com as entradas de Ramires para a extrema-direita e de Dí Maria para a extrema-esquerda, Jorge Jesus ganha dois reforços de peso na deslocação a Vila do Conde. Deslocação esta tradicionalmente difícil e que irá pôr à prova os encarnados, sendo uma espécie de prova dos nove à vitória conseguida diante o Porto. Ainda sem os novos reforços mas com plantel praticamente todo à disposição, Aimar deve estar apto, o Benfica tem aqui a oportunidade de embalar para um segunda volta de grande nível. Para mim este jogo em Vila do Conde ditará qual o final deste Benfica, é um jogo para campeões, já que ir a Vila do Conde é sempre uma deslocação difícil, que o digam Nacional (2-0), Braga (1-1) e Sporting (2-2).
Este conjunto de resultados frente a adversário de «Top 5» da Liga Sagres já para não dizer que os comandados de Carlos Brito ainda não perderam este ano para a Liga em casa e têm o quinto melhor marcador da Liga, João Tomás com 6 golos, faz antever um jogo de emoções fortes e com muitos golos, 2-3. (A entrada de Dí Maria penso que será benéfica, o tempo sem jogar no Benfica fez-lhe bem e penso que estará preparado para fazer uma segunda volta de bom nível)
Dores de cabeça para Jesualdo Ferreira no jogo frente ao Leiria. Fernando continua a recuperar de uma entorse contraída no jogo contra a Oliveirense para a Taça de Portugal e o mais provável é que seja poupado frente ao Leiria, para o ciclo de jogos que aí vem. No entanto todas as opções do professor irão ser em 4x3x3, da direita para a esquerda, com Belluschi Raul Meireles e Valeri, com Belluschi, Tomás Costa e Raul Meireles ou com, Belluschi, Guarín e Raul Meireles. Sendo que a minha escolha vai para a primeira opção, já que Tomás Costa e Guarín não dão garantias de segurança ao dragão. Com Raul Meireles o Porto fica uma equipa forte e bem estruturada, tanto defensiva com ofensivamente.
Por seu turno o Leiria ainda não treinou no mesmo sítio duas vezes seguidas, à excepção de hoje em que utilizou o campo de Mira de Aire de manhã e á tarde, entretanto já treino até em Santa Eufémia num sintético, isto tudo porque o relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa mais parece um pelado da distrital, tanta é a areia, com tudo isto não me parece que o actual 6º classificado da liga tenha capacidade para fazer frente ao FC Porto, 3-0.
Para terminar, Sporting – Leixões, o jogo da confirmação e da proibição para o Sporting. Confirmação da evolução e proibição da derrota. Com os reforços possivelmente a estriarem-se, o Sporting está proibido de perder qualquer ponto para começar a encetar a recuperação. Com um 4x1x3x2 bem visível e com o crescimento de Miguel Veloso o Sporting tem tudo para vencer uma apática equipa leixonense que ainda não poderá contar com os reforços (Antunes e Didi ainda não foram inscritos) 2-0.

Simão Santana

Sem comentários: