sábado, 9 de janeiro de 2010

Tonel leva Leão a bom porto

Golo do central leonino já bem perto do fim do jogo garante triunfo sobre Leixões



O Sporting venceu esta noite o Leixões por 1-0, em Alvalade, com o golo solitário a ser apontado por Tonel, à passagem do minuto 84, na sequência de pontapé de canto cobrado pelo “capitão” João Moutinho. João Pereira foi titular e um dos melhores, Pongolle suplente utilizado.

Terceira vitória consecutiva para o Sporting, a segunda em 2010 depois do triunfo sobre o Sp. Braga, para a Carlsberg Cup. Desfecho não sofre contestação e peca mesmo por escasso, ainda que o Leixões, sempre mais preocupado em defender do que a atacar, também pudesse ter “facturado” em Alvalade.

Primeira parte praticamente de sentido único, com o Sporting a encostar o Leixões “às cordas”, fruto de futebol veloz, com os jogadores em constante movimentação e a emprestar grande profundidade aos lances de ataque.

Com João Pereira em bom plano, dinamizando o corredor direito dos leões, a equipa de Carlos Carvalhal ficou a dever a si própria o “nulo” ao intervalo.

A produção ofensiva, é certo, nem sempre se traduziu em ocasiões de golo, pertencendo a mais soberana a Hélder Postiga, à passagem da meia hora. Livre de marcação na área do Leixões, o avançado não deu o melhor seguimento a cruzamento tenso de Vuckcevic, cabeceando ao lado.

A equipa que viajou de Matosinhos mostrou-se sempre muito tímida nas iniciativas ofensivas, concentrando-se, antes, em “fechar” os caminhos para a baliza de Diego. Num dos poucos lances protagonizados no meio-campo defensivo do Sporting, o Leixões ficou perto de marcar, com remate forte de Seabra à entrada da área travado por grande defesa de Rui Patrício.

A etapa complementar trouxe mais do mesmo, isto é, o Sporting a atacar e o Leixões, reduzido a dez unidades a partir dos 70 minutos por expulsão de Bruno Gallo, remetido a trabalhos defensivos.

Já com Sinama-Pongolle no lugar de Hélder Postiga, os leões “carregaram” à procura do golo, tendo construído várias ocasiões para desfazer a igualdade. Izmailov e Vukcevic ficaram muito perto de festejar, mas tiveram em Diego um “gigante” na baliza do Leixões.

Diego só não pôde travar o cabeceamento certeiro de Tonel, a seis minutos dos 90, na sequência de pontapé de canto de João Moutinho. A bola entrou no ângulo superior direito e só com “asas” seria possível lá chegar.

Com pouco tempo para reagir, o Leixões lançou-se então no ataque e poderia mesmo ter chegado ao empate, num desvio de cabeça de Pongolle que não resultou em autogolo graças a excelente intervenção de Rui Patrício

Recorde aqui as incidências da partida

Fonte: a Bola

3 comentários:

Fábio Ferreira disse...

Boa exibição do Sporting, finalmente está a dar gosto ver jogos do Sporting. Antes até tinha medo cada vez que ía ver um jogo do Sporting. Assim, pode ser que chamem publico ao estádio.

Futebol apoiado, principalmente pela entrado do João Pereira que fez uma exibição de grande nível para quem se estreou numa equipa. Mas mesmo o Grimi do outro lado está a melhor e tambem deu profundidade ao ataque do Sporting. Agora sim, não estamos afunilar o jogo e vukcevic e Izmailov jogam claramente pelas alas. Foi um, podiam ter sido muitos mais e é triste o sr. Mota vir falar de injustiça e de arbitragem. Como é possível tirar o minimo de mérito que seja a esta vitória que só peca por escasso? Como é possível o sr. Jokanovic vir dizer que o arbitro esteve bem no Benfica - Nacional da Taça da Liga? O que se está a passar no futebol português é mais grave que aquilo que muitos imaginam. Já não é só nas arbitragens, é o "abrir de pernas" em tudo! Também fora do campo!

Voltando ao jogo, estou contente com a equipa que melhora de jogo para jogo e ontem foi, sem margem para dúvidas o melhor jogo do Sporting no campeonato deste ano. Não digo da época por causa do jogo com a Fiorentina.

Pode ser que ainda dê para os 3 primeiros, se alguem dos outros 3 da frente tiver alguns escorreganços...

Pedro Mendes disse...

Viva o Sporting boa vitória, João Pereira é jogador, Pongolle, pouco tempo, mas já deu pa ver q Postiga vai sair da equipa :)


P.S. Veja Sr. Fábio Ferreira, os seus comentários quer numa noticia quer na outra são os unicos provocatórios.
Depois diga q são os outros q o provocam.
Tenha vergonha!

Anónimo disse...

"abrir pernas"... Manuel fernandes... Augusto Inácio... estão conotados ao benfica né???
quantos treinadores "do benfica" treinam clubes na Superliga???
anda confundido... tome a medicação!!!