quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

After Hours

A jornada 18 da Liga Sagres começou apenas no sábado e logo com dois grandes a entrarem em campo. Primeiro o Sporting recebeu a Académica, num jogo onde os leões voltaram a desapontar, fazendo uma exibição fraca e deixando-se embrenhar pela teia montada pelos estudantes, que realizaram uma excelente partida e saíram de Alvalade com os 3 pontos. No final, 2-1 a favor da equipa de Villas-Boas.
Depois entrou em campo o Benfica, que se deslocou a Setúbal para defrontar o Vitória local. Jogo fraco da equipa encarnada, que criou pouquíssimas jogadas de perigo e falhou inúmeros passes, além de ter falhado um penalty aos 90+2m. No entanto, não se pode tirar o mérito aos do Bonfim, que realizaram uma excelente partida, controlando muito bem as iniciativas adversárias e ocupando muito bem os espaços. No final, a igualdade a uma bola é justa pelo que se verificou no relvado.
A jornada prosseguiu no domingo. Primeiro o Olhanense recebeu e bateu o Nacional, pela margem mínima. O ascendente do jogo foi da equipa de Jorge Costa e, desta forma, a vitória acaba por ser justa.
Depois foi a vez do Marítimo receber o Leiria, jogo que marcou o regresso às vitórias da equipa madeirense: 1-0 foi o resultado final, num jogo equilibrado e com alguns momentos de interesse.
À mesma hora desenrolou-se o Rio Ave - Leixões. Jogo de sentido único na sua maioria, com os da casa a controlarem a partida. Assim, não é de estranhar que os de Matosinhos tenham saído de Vila do Conde com uma derrota por duas bolas a zero.
Mais tarde, o Guimarães recebeu o Paços de Ferreira. Bom jogo de futebol, com emoção e 3 golos. Os da casa saíram na frente, mas acabaram por ser os castores a vencer por 2-1.
A fechar o dia, o Porto recebeu e bateu a Naval por três bolas a zero. Apesar da goleada, a verdade é que os dragões sentiram algumas dificuldades na 2ª parte, quando os navalistas tentavam chegar à igualdade. Contudo, o 2º golo portista acabou com a esperança dos homens da Figueira, que acabaram goleados.
Na segunda-feira a jornada fechou com o jogo do líder, Braga, que se deslocou ao reduto do Belenenses. E, apesar de ficar reduzido a 10 elementos logo ao minuto 15', a equipa arsenalista venceu por 3-1, numa demonstração de força e espírito de sacrifício. Já os de Belém continuam a afundar-se na classificação geral.
Esta semana temos 2 "Belas": Manuel Fernandes, pela forma como montou a equipa do Setúbal que travou, de forma categórica, a formação de Jorge Jesus, alcançando um importante empate; e o Braga, pelo jogo incrível que realizou em Belém, numa demonstração de que além de classe, a equipa também tem coração.
Os "Monstros" são 2 também: Carlos Carvalhal, que parece ter perdido o rumo dos bons resultados no Sporting, que realizou mais uma má exibição; e José Mota, que viu o Leixões sofrer mais uma derrota, que coloca a equipa nos lugares de despromoção e que lhe valeu o despedimento da equipa de Matosinhos.


Vitor Madeira

Sem comentários: