terça-feira, 9 de março de 2010

Canto Curto

Ficção Nacional

Ainda mal chegámos à recta final do campeonato e na nossa imprensa desportiva já se ouvem ecos do futuro, ou seja, já se especula o que poderá acontecer na próxima temporada. Claro que tudo não passa de rumores, por enquanto. Desta feita, os intervenientes mudaram, em vez de se especular transferências de jogadores para os grandes, este ano a moda são os treinadores. É caso para dizer que este período de "defeso antecipado" está ao nível das novelas da TVI, não vivesse a nossa imprensa sempre à custa disso.
Apesar de todos estes rumores serem de lamentar, ainda por cima em tempo de decisões na liga o que poderá "mexer" com o ambiente de alguns balneários que ainda lutam por algum objectivo, há que enaltecer o facto de os "actores" (leia-se intervenientes) serem todos portugueses. Parece que na próxima época, os grandes com o Braga incluído, estão apostados em apostar no que é nacional, ou seja a liga 2010/2011 será uma "produção" 100% portuguesa.
Permitam-me também a mim "especular" um pouco. Começando pelo Porto, a saída de Jesualdo parece iminente. Mesmo que o Porto passe hoje frente ao Arsenal (espero que sim como português) e ganhando as Taças, ou só uma delas, isso não me parece suficiente para sustentar o professor! Substitutos? A imprensa fala muito em Domingos, até poderá ser. Mas penso que o ex-jogador Portista poderá querer continuar mais uma época no Minho, para tirar proveito do seu trabalho e participar com o Braga na Champions. António Salvador e Carlos Freitas também deverão fazer tudo para o manter visto, perder dois treinadores com obra feita em dois anos, ser um rude golpe nas aspirações Bracarenses. Mas caso isso aconteça, uma boa alternativa em Braga poderia ser o regresso de Paulo Bento à actividade. Aliás, penso que para regressar, Bento, apenas tenha essa hipótese. Vejamos os clubes onde Paulo Bento poderia encaixar... Porto, difícil. Benfica, impossível. Guimarães, muito bem servido actualmente. Resta o Braga e talvez o Marítimo, caso Van der Gaag não continue, mas mesmo assim não será fácil Paulo Bento embarcar nesse desafio. Um regresso do professor Jesualdo ou de Carvalhal ao Minho, também não se põe de lado, mas mesmo assim parece-me algo desajustado. Ao professor restará mesmo o estrangeiro porque não vejo outras paragens para ele em Portugal. Outra situação viável, seria Paulo Sérgio, mas trocar o seu actual clube pelo rival parece algo impossível. Carvalhal depois deste actual momento, está a lançar a sua carreira que parecia perdida. Um ingresso no Porto seria uma "bomba", algo surpreendente até.
Soluções para o Porto não parecem ir além de Domingos, visto que o Sporting "roubou" e bem André Villas-Boas. Talvez, acontecendo a situação de Domingos ficar em Braga, Pinto da Costa dê mais um ano a Jesualdo, para poder assim esperar pelo jovem treinador do Braga.
No Sporting, apesar da discussão acerca do timing do anúncio do actual treinador da Briosa, acho que foi uma situação muito acertada. Por muitas e óbvias razões que já foram faladas e que poderei um dia mais à frente falar e confirmar, qui mesmo. Muito se disse sobre o "novo Mourinho", que apenas por ser adjunto dele não queria dizer que fosse como ele. Agora que já tive tempo para observar e não falar a frio, já posso dizer que não é como Mourinho, não senhor. Mas é um treinador com carácter, super organizado e muito ambicioso. Olhamos para a Académica e tudo isso está espelhado na equipa, que por acaso no inicio da época eu considerava o pior plantel em termos individuais da Liga. Mas a grande diferença é essa, só com uma ou duas individualidades, Villas-Boas construiu uma equipa no seu todo, e daí posteriormente saíram umas quantas "novas" individualidades.
Para culminar e apesar de todo este enredo, volto a vincar a ideia de que é muito bom que se aposte em treinadores nacionais, principalmente nos grandes. Pois em Portugal há muita gente com competência e hoje-em-dia existe um vasto leque de opções com muito potencial que prova isso. Agora falta o resto. Perder o medo e apostar também em jogadores nacionais. Existe muito potencial na nossa liga principal e não só. Mas para que estes jogadores mostrem o seu potencial são necessárias oportunidades. E tudo isto se tornou ainda mais visível quando Mourinho ganhou a Uefa e Champions com reforços vindo do Leiria e Setúbal, por exemplo.

João Vasco Nunes

1 comentário:

José Silva disse...

??
Villas Boas no Sporting dado como facto consumado?
Agora percebo o titulo do post...