domingo, 18 de julho de 2010

Pausa...

O Livredirecto vai de férias! A equipa vai deixar o blog em banho-maria cerca de 10 dias. Vamo-nos reunir para definir a nova época. O Livredirecto deverá ser restruturado e também deverão surgir novas rubricas. Prometemos que voltamos dentro de dias a postos para a época 2010/11...

Boas férias para todos!!!

Benfica goleia (5-3) e repete conquista do Torneio de Guimarães



Com o ataque a brilhar e o guarda-redes Roberto a manter (muitas) dúvidas, o Benfica derrotou o V. Guimarães por 5-3 e repetiu a conquista do troféu Cidade de Guimarães.

É a terceira edição consecutiva do troféu que o Benfica leva para Lisboa. Depois de ter empatado a três diante dos holandeses do Groningen, agora nova chuva de golos frente à equipa local. E desde cedo que se começou a desenhar o triunfo «encarnado», com Kardec a assumir grande destaque, inaugurando o marcador aos seis minutos e oferecendo o segundo pouco depois a Saviola.

O V. Guimarães, que na estreia do torneio tinha batido o Groningen por 4-2, só reagiu à passagem da vintena de minutos, alcançando a redução no marcador através do «central» Valdomiro, que apareceu a cabecear bola perdida na grande área do Benfica, com o guarda-redes Roberto a ficar mal na fotografia. O espanhol, aliás, continua a gerar dúvidas, muito pelo alto valor pago pela sua transferência (8,5 milhões de euros), uma vez que também não ficou muito bem no lance do segundo golo vitoriano.

Por essa altura, já o Benfica tinha marcado por mais duas vezes, novamente por Kardec e por Jara, este num excelente remate de fora da área. Houve ainda outro golo de grande recorte, por Carlos Martins, na marcação de livre na esquerda, fechando-se o marcador com nova redução para o Vitória, com «bis» também para Valdomiro (5-3).

Com arbitragem de Pedro Maia, as equipas alinharam:

V. Guimarães - Sérginho; Alex, Ricardo, Valdomiro e Anderson Santana; Flávio Meireles; Faouzi, Edson Sitta e Bebé; Edgar Silva e Maranhão. Jogaram ainda: João Alves, Pereirinha, Bruno Teles, Custódio, Douglas, João Ribeiro, Rui Miguel

Benfica – Roberto; Ruben Amorim, David Luiz, Sidnei e César Peixoto; Airton; Carlos Martins, Aimar e Gaitán; Saviola e Kardec. Jogaram ainda: Luís Filipe, Javi Garcia, Felipe Menezes, Jara, Weldon

Disciplina: cartão amarelo a César Peixoto (57 m), Gaitán (60 m)

Marcador: 0-1 por Kardec (6 m); 0-2 por Saviola (9 m); 1-2 por Valdomiro (34 m); 1-3 por Kardec (48 m); 1-4 por Jara (54 m); 2-4 por Douglas (60 m); 2-5 por Carlos Martins (69 m); 3-5 por Valdomiro (90 m).

Fonte: a Bola

Sporting bate Lyon (2-0) na apresentação aos sócios



O Sporting venceu esta noite o Lyon (2-0) no jogo de apresentação aos sócios.
Perante cerca de 25 mil espectadores, a equipa de Paulo Sérgio cedo se colocou em vantagem: marcou Tonel aos 3 minutos, após livre batido por Valdés.

No dia em que foi anunciado que Anderson Polga seria o capitão de equipa, os leões mostraram um esboço do que poderão vir a fazer na nova época. Com Pongolle e Vukcevic na frente, apoiados de perto por Valdés, coube a Maniche o papel de organizador do jogo.

E se é verdade que na primeira parte o Lyon, que fazia em Alvalade a sua segunda partida na época, conseguiu dividir o jogo e criar mais oportunidades de golo, já na segunda, e apesar das inúmeras substituições feitas por Paulo Sérgio, foram dos leões as melhores oportunidades para marcar.

O segundo golo acabou por surgir aos 72 minutos, marcado por Yannick, após bom passe de Diogo Salomão - uma boa estreia em Alvalade.


Os onzes que iniciaram a partida foram:

Sporting: Vítor Golas; Abel, Tonel, Torsiglieri e Grimi; Pedro Mendes, Maniche, Miguel Veloso e Valdés; Pongolle e Vukcevic.

Lyon: Vercoutre; Abenzouar, Boumsong, Lovren e Cissokho; Pjanic, Gonalons e Ederson; César Delgado, Gomis e Jimmy Briand

Fonte: a Bola

Fábio Faria arrisca paragem até três semanas

O defesa-central Fábio Faria, ex-Rio Ave, contraiu uma lesão frente ao Groningen, no Torneio Cidade Guimarães, que o pode afastar dos relvados até três semanas.

O técnico do Benfica, Jorge Jesus, lamentou a lesão de Fábio Faria e revelou que o jovem jogador deverá parar entre duas a três semanas.

Fonte: a Bola

Benfica empata (3-3) frente ao Groningen

sábado, 17 de julho de 2010

Paulo Sérgio: «Vamos sempre lutar pelo título»

DESVALORIZA IMPORTÂNCIA DE ENTRADAS E SAÍDAS DE JOGADORES

Paulo Sérgio não fugiu às questões na manhã deste sábado e procurou esclarecer alguns temas da agenda leonina em conferência de imprensa, desde logo as possíveis entradas e saída de jogadores no plantel.

O treinador leonino começou por falar da Liga Europa, para sublinhar que a equipa tem de assumir o favoritismo frente aos dinamarqueses do Nordsjalland.

"Estamos concentrados para a liga Europa. Respeitamos o adversário mas acreditamos em nós e temos de ser favoritos", começou por dizer, admitindo que para o campeonato também não é diferente:

"Vamos sempre lutar pelo título, independentemente de saírem, ou não, jogadores, ou de virem reforços."

O técnico confessou estar satisfeito pelo regresso dos mundialistas, revelando que no jogo de amanhã frente ao Lyon, que servirá de apresentação, vai experimentar diferentes táticas e dar minutos aos jogadores com menos ritmo.

Salomão agrada

Relativamente às entrada e saídas de jogadores, Paulo Sérgio falou de Diogo Salomão, médio de 21 anos ex- Real Massamá, que, no seu entender, "depende dele próprio para ficar no plantel. Tem muito potencial e treina como joga. Penso que acertámos em cheio."

Depois vieram os casos mais "quentes":

"Quanto a Yannick e ao Miguel Veloso se sairem é porque a direção achou bem. No caso do Rui Patrício quero ajudá-lo a crescer e a evoluir, mas é um jogador que tem mercado."

Fonte: Record

Jesus chama quatro juniores

Todo o plantel disponível para Guimarães



O Benfica realizou esta sexta-feira o último treino antes da partida para Guimarães, numa sessão em que o técnico Jorge Jesus contou com todo o plantel operacional e com quatro jogadores da formação.

João Pereira, Abel Pereira, Leandro Pimenta e Rafael Costa tiveram, mais uma vez, oportunidade de se mostrarem ao técnico.

A equipa do Benfica vai disputar o Torneio Cidade de Guimarães, onde os campeões nacionais vão defrontar o Groningen, amanhã, sábado, jogando depois frente ao Vitória de Guimarães, domingo.

Ambos os jogos têm início marcado para as 21:15.

Fonte: Record

Mourinho: «Transferência de Rodrigo não é fácil»

jogador está na mira do Benfica

No dia em que conduziu o seu primeiro treino no Real Madrid, José Mourinho não quis deixar de avaliar a equipa que agora tem em mãos, não deixando de falar do interesse que os seus jogadores despertam nos clubes europeus.

Rodrigo, que está na mira do Benfica, foi um dos destacados. O treinador português considera que "não é fácil" a transferência de Rodrigo para o clube da Luz, porque "é dos jogadores com maior projeção da cantera do Real". Aliás, Mourinho assumiu à Agência Lusa que se o avançado ficar no clube, pensa integrá-lo no seu plantel, mas não se opõe a um bom negócio em que o clube fique com a hipótese de o recuperar no futuro."

Fonte: Record

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Zenit em negociações por Bruno Alves



De acordo com o “Sport-Express” o Zenit de S. Petersburgo está em negociações com o FC Porto com vista à contratação de Bruno Alves.

Bruno Alves é um dos alvos do treinador Luciano Spalletti, que já tem às suas ordens os portugueses Danny e Fernando Meira, para atacar as três frentes em que o clube de S. Petersburgo está envolvido: Liga e Taça russas e Liga dos Campeões.

O jornal russo noticia que o negócio poderá concretizar-se por 15 milhões de euros, porém, e com vários clubes na corrida pelo internacional português, o FC Porto deverá tentar elevar ao máximo estes valores.

O “capitão” portista tem contrato válido até Junho de 2012 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

Bruno Alves já foi apontado a clubes como o Real Madrid, Chelsea e Lyon.

Fonte: a Bola

Nordsjaelland no caminho do Sporting

Adversário da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa

O Sporting irá defrontar o Nordsjaelland, da Dinamarca, na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, ditou o sorteio desta sexta-feira realizado em Nyon, na Suiça. Um resultado favorável aos leões, que enfrentam um adversário pouco cotado no panorama internacional.

A primeira mão irá realizar-se na Dinamarca, no dia 29 de julho, enquanto que a segunda partida será em Lisboa no dia 5 de agosto.

O Marítimo também já conhece o próximo oponente na competição, caso consiga superar os irlandeses do Sporting Fingal. O vencedor do encontro entre os finlandeses do FC Honka e os galeses do Bangor City medirá forças com a turma madeirense.

Fonte: Record

Celtic no caminho do Sp. Braga

O Sporting de Braga vai defrontar os escoceses do Celtic na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado hoje na sede da UEFA em Nyon.

Os minhotos começam por receber o Celtic a 27/28 de Julho, na primeira "mão", deslocando-se depois a Glasgow para decidir a eliminatória a 3/4 de Agosto.

O Celtic é o clube escocês com mais troféus conquistados, porém, tem estado arredado dos títulos desde 2008, ano em que conquistou a última Liga escocesa, perdendo as duas últimas edições para os rivais do Rangers.

Na última edição da Liga dos Campeões, o Celtic foi eliminado pelo Arsenal (5-1 no conjunto das duas “mãos”) nos play-offs, tendo seguido para a Liga Europa onde não conseguiu passar a fase de grupos.

Já o Sporting de Braga, recorde-se, participou na Liga Europa na época passada, tendo sido afastado pelos suecos do Elfsborg (1-4) na 3.ª pré-eliminatória.

Em relação aos restantes jogos, destaque para o embate entre Ajax e PAOK, de Vieirinha, enquanto o Zenit, de Fernando Meira e Danny, terá como adversário o Unirea Urziceni.

Jogos da 3.ª pré-eliminatória:

Ajax (HOL) – PAOK (GRE)
Dínamo Kiev (UCR) – Gent (BEL)
Young Boys (SUI) – Fenerbahçe (TUR)
Sp. Braga (POR) – Celtic (ESC)
Unirea Urziceni (ROM) - Zenti S. Petersburgo (RUS)

Fonte: a Bola

Giovani dos Santos nos planos do leão



Jovem mexicano é seguido com grande interesse em Alvalade. Não entra nas contas do Tottenham e deve ser novamente emprestado. Salário elevado é sério obstáculo.

O Sporting continua no mercado em busca dos desejados reforços, procurando atletas com características muito específicas: um guarda-redes, um defesa-central, um médio defensivo, um ala e um avançado. Nesse sentido, tem vários nomes referenciados, sendo que um deles é o do jovem mexicano Giovani dos Santos, que, apesar de ter contrato com o Tottenham, parece não voltar a entrar nos planos do emblema inglês, que pode optar por um novo empréstimo - refira-se que o jogador vestiu as cores dos turcos do Galatasaray nos últimos seis meses de 2010/11, precisamente a título de empréstimo.

Fonte: a Bola

Hulk garante vitória diante do Trabzonspor (1-0)



O FC Porto encerrou o estágio na Alemanha com vitória diante dos turcos do Trabzonspor. Hulk, à passagem da meia hora, garantiu o triunfo «azul-e-branco».

Depois de ter feito o golo no empate do passado domingo frente aos amadores alemães do SC Preussen (1-1), o avançado brasileiro voltou assim a estar em evidência, assinando golo de belo efeito (escapou-se pela direita, flectiu para o meio e rematou cruzado, de fora da área).

O jogo, que começou com longo atraso, devido a dificuldades da formação turca em chegar ao recinto, valeu sobretudo pela primeira parte, com absoluto domínio da equipa agora comandada por André Villas Boas. Depois foi o habitual corrupio de substituições (só o FC Porto fez oito ao intervalo), provocando natural decréscimo no ritmo de jogo. O Trabzonspor ainda esteve perto de marcar, por duas vezes, ambas negadas muito bem por Helton.

A vitória não escapou aos azuis-e-brancos, que se despedem da melhor forma da Alemanha, tendo voo de regresso marcado para esta sexta-feira. O próximo jogo está marcado para domingo, no Dragão, diante do Ajax, servindo de apresentação aos associados.

Eis como alinhou o FC Porto: Kieszek; Sapunaru, Maicon, Sereno e Emídio Rafael; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Hulk, Falcao e Ukra. Jogaram ainda Ruben Micael, Helton, André Pinto, Stepanov, Souza, Tomas Costa, Cristian Rodriguez, James Rodriguez, Farías, Addy e Castro.

Fonte: a Bola

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Damien Plessis na rota do Benfica

Notícia avançada pelo "L'Equipe"

O Benfica está interessado na contratação de Damien Plessis, médio francês que atua no Liverpool. Segundo o "L'Equipe", o clube encarnado encetou contatos com o objetivo de trazer o jovem jogador, de 22 anos, para a Luz. O jogador tem contrato com os reds até 2012, onde chegou em 2007 vindo das camadas jovens do Lyon, mas a delicada situação financeira do clube inglês poderá facilitar a transferência.

O jornal francês refere também que a transação poderá ser feita por um valor a rondar os 700 mil euros, sendo que o Liverpool apenas aceita negociar o jogador a título definitivo. Uma mudança para França também é vista com bons olhos pelo jogador, caso as negociações com os "encarnados" não cheguem a bom porto.

Fonte: Record

Maxi, Cardozo, Luisão e Ramires podem falhar Supertaça



A ausência dos mundialistas não só tem atrapalhado a preparação encarnada como pode contribuir para o Benfica se apresentar bastante desfalcado no jogo da SuperTaça, a 7 de Agosto, com o FC Porto.

Rúben Amorim e Fábio Coentrão vão regressar mais cedo (o primeiro já estará disponível para o Torneio de Guimarães, uma vez que tinha gozado alguns dias de férias antes de ser chamado para o Mundial), mas Luisão, Ramires e Cardozo, cujas selecções foram eliminadas nos quartos-de-final, só devem integrar os trabalhos no dia 1 de Agosto, o que significa que Jorge Jesus terá menos de uma semana para tentar colocar os jogadores em condições físicas mínimas de serem utilizados.

O caso mais complicado é o de Maxi Pereira, que ficou na África do Sul mais tempo. Ou o lateral uruguaio abdica de ter um período de férias igual ao dos companheiros encarnados ou pode mesmo falhar o clássico.

Fonte: a Bola

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Leões derrotados pelo PSG na despedida de Evian-Les-Bains



O Sporting terminou o estágio em Evian-Les-Bains em decrescendo. Os leões começaram por vencer o Young Boys (1-0), seguiu-se o empate com o Nice (1-1) e acabaram derrotados pelo PSG (2-4).

O particular até começou melhor para os pupilos de Paulo Sérgio, que aos cinco minutos já venciam por 2-0. O guardião Apoula colocou a bola na própria baliza logo ao minuto dois e Daniel Carriço fez o segundo dos “verde-e-brancos” de cabeça, colocando a bola fora do alcance do guarda-redes adversário.

O PSG precisou de apenas três minutos para reestabelecer a igualdade, por Erdinç (20) e depois por Giuly (23). No primeiro golo, o avançado atirou a bola entre as pernas de Rui Patrício para reduzir a diferença. E no segundo, o francês rematou à meia volta no coração da área leonina, depois do guardião leonino ter falhado o alívio.

As equipas foram empatadas para o intervalo, mostrando pouco acerto defensivo, em especial nas bolas paradas.

12 minutos após o início da etapa complementar, os parisienses operaram a reviravolta. A defesa do Sporting voltou a não conseguir despachar a bola de terreno perigoso e Sessegnon, após diversos ressaltos, encostou para o fundo da baliza de Rui Patrício.

O quarto e último golo do PSG surgiu aos 65 minutos, com Sessegnon novamente em destaque, pois foi o autor da assistência para Maurice bater Rui Patrício.

De destacar ainda a lesão de Daniel Carriço. Após lance discutido com Coupet, o central leonino ficou estatelado no relvado e acabou por sair com o braço esquerdo ligado.

Como curiosidade, Nuno André Coelho jogou pela primeira vez a central desde que está às ordens de Paulo Sérgio.

O técnico leonino fez alinhar de início o seguinte “onze”: Rui Patrício; João Pereira, Polga, Carriço e Evaldo; Vukcevic, André Santos, Maniche e Yannick; Saleiro e Postiga. Mas ainda entraram Abel, Grimi, Nuno André Coelho, Torsiglieri, Jaime Valdés, André Martins, Pongolle e Diogo Salomão durante o decorrer do encontro.

Fonte: a Bola

«Ranking» FIFA: Portugal desce para oitavo

A FIFA revelou, esta quarta-feira, o «ranking» das selecções e Portugal desceu da terceira posição para o oitavo porto, numa classificação que é liderada pela Espanha.

A selecção espanhola, campeã do Mundo, lidera pela terceira vez na sua história o «ranking» da FIFA. A Holanda, vice campeã mundial, ocupa o segundo lugar e o terceiro posto é pertence pelo Brasil.

Classificação:
1. Espanha, 1883 pontos
2. Holanda, 1659
3. Brasil, 1536
4. Alemanha,1464
5. Argentina, 1289
6. Uruguai,1152
7. Inglaterra, 1125
8. Portugal, 1062

Fonte: a Bola
9. Egipto, 1053
10. Chile, 988

Stojkovic chega emprestado ao Braga



Acordo alcançado com o Sporting. Falta apenas o guarda-redes sérvio submeter-se a testes médicos para depois assinar por uma época. Reavivado o interesse leonino em Alan.

Stojkovic está a um pequeno passo de se converter em reforço do Sp. Braga para a baliza, por empréstimo de um ano do Sporting. O acordo entre os dois clubes foi já alcançado, falta apenas o internacional sérvio submeter-se a testes médicos e assinar contrato.

Primeira opção dos bracarenses para concorrer com Marcos pela titularidade, Stojkovic está totalmente receptivo a jogar no Sp. Braga, desde que a mudança de Alvalade para a Pedreira não implique a perda de regalias financeiras - o que não deverá acontecer.

Neste momento, o sérvio está de férias no seu País, depois de ter participado no Campeonato do Mundo da África do Sul. Recebeu ordens para se apresentar em Alvalade no próximo dia 24 para discutir o seu futuro, mas irá alterar as coordenadas geográficas e viajar para o Minho, com a possibilidade de antecipar a data de regresso a Portugal.

Fonte: a Bola

terça-feira, 13 de julho de 2010

Águia vence (4-1) e convence na segunda parte



O Benfica despediu-se da Suíça com vitória folgada (4-1) frente ao Aris Salónica. Águias saíram para o intervalo empatadas a um golo, voando para o triunfo com exibição convincente na etapa complementar.

Benfica: Roberto; Luís Filipe, Sidnei, David Luiz e César Peixoto; Javi Garcia (Airton, 46); Carlos Martins (Felipe Menezes, 61), Aimar (Fábio Faria, 75) e Gaitán; Saviola (Jara, 66) e Kardec (Weldon, 75)

Aris: Sifatikis; Darcy Neto (Vangeli, 62), Ronaldo (Oriol, 69), Lazaridis (Kouloucheris, 77) e Michel; Mehdi Nafti, Mendrinos (Georgios, 67), Koke e Calvo; Javito e Cesarec (Humberto Ruiz, 69).

Marcadores: 1-0, Aimar (17); 1-1, Cesarec (25); 2-1, Saviola (52); 3-1, Kardec (65); 4-1, Jara (84)

Resultado final: 4-1

Fonte: a Bola

Rafael Bastos é reforço do Olhanense por duas épocas

O médio brasileiro Rafael Bastos foi confirmado como novo reforço do Olhanense, tendo assinado contrato válido por duas épocas.

O jogador estava livre para escolher o seu destino, uma vez que rescindiu recentemente de forma amigável com o Sp. Braga, clube no qual passou os últimos seis meses da pretérita temporada.

Com 25 anos, Rafael Bastos vai agora tentar dar novo impulso à carreira, naquele que é o quarto clube em Portugal (já passou anteriormente por Nacional e Belenenses).

Fonte: a Bola

Jesus perdoa Roberto



O passado já lá vai. Roberto teve uma tarde infeliz no último domingo, diante do Sion, mas recebeu um importante voto de confiança de Jorge Jesus. Ao que Record apurou, o técnico das águias fez questão de conversar com o guarda-redes espanhol transmitindo-lhe apoio, dando-lhe moral e um voto de confiança para o futuro. JJ fez questão de sublinhar ao reforço que conta com ele para os embates a doer e pediu-lhe para continuar a trabalhar. "Tu és a minha aposta", disse JJ ao guardião.

Roberto foi a escolha de Jesus para a baliza encarnada, para substituir Quim, e o Benfica pagou 8,5 milhões de euros pelo guardião, de 24 anos, a terceira contratação mais cara de sempre do clube da Luz. Roberto foi contestado no final do encontro com o Sion pelos adeptos, mas Jesus fez questão de se mostrar solidário com o guarda-redes, à semelhança do que fizera no final do encontro na conferência de imprensa, ao culpabilizar a bola e a relva.

Assim é muito provável que Roberto mantenha a titularidade diante do Aris e prolongue esse estatuto nos jogos oficiais, que começam a 7 de agosto, com a Supertaça.

Fonte: Record

"The Sun" coloca Coentrão na rota do Chelsea



O tablóide inglês "The Sun", uma das publicações mais especulativas do Mundo, noticia esta segunda-feira que o Chelsea, caso perca o lateral-esquerdo Ashley Cole para Real Madrid, irá avançar para a contratação do benfiquista Fábio Coentrão.

Segundo o cenário construído pelo "The Sun", o novo técnico do Real Madrid, José Mourinho, quer voltar a trabalhar com Ashley Cole, e o próprio internacional inglês, por causa de problemas pessoais (como a separação de Cheryl Cole) também terá interesse em mudar de ares.

Para suprir a eventual saída de Ashley Cole, o clube de Stamford Bridge avançaria então para Fábio Coentrão, um nome muito cobiçado neste momento devido às boas exibições no Mundial'2010.

Contratar Fábio Coentrão junto ao Benfica, porém, não será uma tarefa fácil, já que o jogador de 22 anos tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

Fonte: Record

segunda-feira, 12 de julho de 2010

James Rodriguez explica recusa ao Benfica: «FC Porto é maior»

Esteve na mira do Benfica, mas o FC Porto antecipou-se e garantiu a sua contratação junto do Banfield. James Rodriguez, em dia de completar 19 anos, explica o porquê de ter escolhido representar os «azuis-e-brancos».

«Creio que o FC Porto é o maior clube que há em Portugal, por isso escolhi vir para cá», disse o jogador, quando questionado sobre o facto de ter preferido representar os «azuis-e-brancos», em detrimento do Benfica.

Já antes, o jovem colombiano, em dia de aniversário, tinha salientado que sempre foi o seu sonho «estar num clube grande como o FC Porto». «Espero agora poder ser campeão», expressou James, que disse estar impressionado com a grandeza do clube.

Fonte: a Bola

Walter hoje no Porto



O avançado Walter, do Internacional de Porto Alegre, está muito perto de se tornar reforço do FC Porto. A promessa brasileira é esperada esta manhã na cidade do Porto, para onde viajou durante a madrugada na companhia do empresário Joan Figger.

O conhecido agente de jogadores desbloqueou uma situação que se arrastava há já alguns dias, pois o Internacional, clube ao qual o jogador estava vinculado, manteve exigências que o FC Porto considerava impraticáveis para a concretização do negócio.

Figger, detentor de metade do passe, acabou por chegar a um acordo, adquirindo os restantes 50 por cento dos direitos sobre o atleta, que pertenciam ao clube brasileiro, por cerca de quatro milhões de euros.

Fonte: a Bola

domingo, 11 de julho de 2010

Espanha faz a "dobradinha" com golo tardio de Iniesta



Campeã europeia em título, a selecção espanhola é, a partir deste domingo, também a nova campeã do Mundo. Golo solitário de Iniesta, na segunda parte do prolongamento, valeu vitória suada na final disputada com a Holanda.

Holanda e Espanha chegaram à final como os expoentes máximos do bom futebol praticado na África do Sul, mas, sobretudo na primeira parte da final, não fizeram por merecer os pergaminhos. A garra esteve sempre presente, é certo, mas não raras vezes em excesso. As faltas foram uma constante e prejudicaram o espectáculo, retirando-lhe a fluidez característica das duas selecções.

Recorde aqui as incidências da partida

Fonte: a Bola

Sporting já demonstrou interesse em Geovanni



A SAD leonina tem acompanhado a situação de Geovanni, extremo-direito brasileiro que se desvinculou dos ingleses do Hull e está livre para assinar pelo Sporting - assim se concretize em proposta o interesse já demonstrado junto do jogador. A revelação é feita a O JOGO pelo representante de Geovanni, Roberto Assunção: "É real o interesse do Sporting. Estamos a falar há cerca de um mês, mas queriam primeiro definir a situação de um jogador do plantel. Agora que o João Moutinho já saiu e o Mundial está prestes a acabar, espero uma nova abordagem." Roberto Assunção assume ainda o interesse do ex-jogador do Benfica (e Cruzeiro, Atlético Mineiro e Manchester City, além do Hull) em chegar a acordo com os leões. "O Giovanni tem mais clubes interessados, da Grécia [AEK e Panathinaikos], Turquia [Anakaraguçu e Trabzonspor] e alguns do Brasil, mas ele quer morar e ficar em Lisboa e, por isso, vai dar sempre prioridade ao Sporting, que ainda procura um extremo. Nos próximos dia deve haver novidades", apontou.

Fonte: o Jogo

Águia entra a ganhar (3-0)



O Benfica entrou com o pé direito na época 2010/2011. Golos de Felipe Menezes, na marcação de uma grande penalidade, Weldon e Saviola valeram triunfo por 3-0 frente aos amadores do FC Monthey, no primeiro ensaio dos encarnados na pré-temporada.

Foi um jogo típico de início de época e do qual não se podem tirar grandes ilações. O Benfica, como se esperava, foi superior à modesta formação helvética. Jorge Jesus apostou num “onze” improvável, confiando a titularidade a Airton, Balboa, Felipe Menezes e Weldon. Os reforços Roberto, Fábio Faria, Jara e Gaitán também jogaram de início.

O guarda-redes espanhol, raramente chamado a intervir, foi um mero espectador, enquanto o central realizou exibição tranquila na defesa e apetência para sair a jogar com a bola controlada – actuou no lado esquerdo na segunda parte e subiu várias vezes no terreno, pertencendo-lhe o cruzamento para o golo de Saviola.

Quanto à dupla argentina, tanto Gaitán como Jara se exibiram em bom plano, mas a prestação do número 11 terá deixado os benfiquistas com água na boca. Jara não engana: tem bom toque de bola e drible fácil, mas sentiu já a dureza do futebol europeu.

Felipe Menezes, quiçá empolgado com o primeiro golo da época – inaugurou o marcador na marcação de uma grande penalidade – foi outro dos elementos em destaque. O médio brasileiro procurou pautar o jogo no miolo e tentou, também, visar a baliza com remates de meia distância.

O segundo golo surgiu com naturalidade antes do intervalo, com Weldon a “empurrar” para o fundo das redes na sequência de cruzamento/remate de Gaitán.

Jorge Jesus fez oito substituições na etapa complementar, lançando alguns dos habituais titulares. E seria um deles, Saviola, a fechar a contagem a quatro minutos do fim.

Para amanhã está agendado o segundo jogo desta pré-época, desta vez com o Sion, equipa que milita no principal campeonato suíço.

BENFICA: Roberto (Moreira, 72); Luís Filipe, Sidnei, Fábio Faria e César Peixoto (Rafael Costa, 73); Airton (Javi Garcia, 63); Balboa (Carlos Martins, 63), Felipe Menezes (Aimar, 63) e Gaitán (David Luiz, 69); Weldon (Saviola, 63) e Jara (Nuno Gomes, 63).

Marcadores: 0-1, Felipe Menezes (26 g.p.); 0-2, Weldon (42); 0-3, Saviola (86)

Disciplina: Cartão amarelo para Aimar (70)

Fonte: a Bola

sábado, 10 de julho de 2010

Chelsea interessado em Bruno Alves



A imprensa inglesa avança este sábado o interesse dos Blues na contratação do defesa central do FC Porto, Bruno Alves.

O internacional português pode estar de saída do Dragão pois o FC Porto, já é sabido, quer garantir um encaixe financeiro significante com a venda do seu passe. Bruno Alves pode juntar-se a Ricardo Carvalho no eixo da defesa londrina.


Arsenal ataca Halliche

Entretanto a mesma imprensa inglesa noticia que o Arsenal terá feito uma proposta de 5 milhões de euros pelo passe do central argelino Rafik Halliche, jogador dos quadros do Benfica, que nas últimas épocas tem representado o Nacional da Madeira por empréstimo.

Futebol de Gabinete

Vai o sangue, vêm as lágrimas

Após semana de reflexão e estudo sobre o 3º maior clube no futebol português, desde sempre candidato ao título, irei expor as minhas principais conclusões no plano organizativo, financeiro e desportivo do Sporting Clube de Portugal.

Neste sentido, darei a minha opinião (fundamentada em dados reais) sobre o plano financeiro, o plano administrativo e o plano desportivo, os 3 pilares que sustentam um clube de futebol e a forma de gerir o seu sucesso.

A evolução financeira do Sporting nos últimos 5 anos é-nos apresentada da seguinte forma (dados dos relatórios e contas oficiais retirados do site oficial do clube):




















Como verificamos, a evolução financeira do Sporting não tem sido nada favorável nos últimos anos, seguindo numa espiral de queda quer em termos de receitas (bilheteiras, merchandising, direitos televisivos, lugares cativos, etc) quer em termos de resultados líquidos (lucro/prejuízo). Tais factos prejudicam e muito a capacidade do clube em desenvolver um plantel competitivo e que, consequentemente, não atrai adeptos ao estádio.

A saída de Soares Franco e a entrada de Bettencourt, ao contrário de anteriores passagens de testemunho, decorreu (aparentemente) sem resílias e escaramuças entre presidentes, como sucedera anteriormente. Para muitos o melhor presidente de sempre do Sporting, Soares Franco deixa um legado de elevada responsabilidade ao seu sucessor, pois vejamos: um técnico já bastante fragilizado (Paulo Bento), resultados financeiros em quebra e um plantel pouco competitivo. Não obstante os erros cometidos por Bettencourt, a situação que herdou não era de todo famosa.

Um dos principais problemas da era Bettencourt está em conseguir um director desportivo competente e compatível com a estrutura e a cultura do clube. De Sá Pinto já lhe conhecíamos as «entranhas», pelo que não nos surpreendeu a sua saída prematura e o caso com Liédson (também ele outro reincidente), onde chegou mesmo a vias de facto. Seguiu-se Costinha que desde logo começou por revelar problemas com Izmailov (até aqui um jogador sem cadastro) e, outras vezes, proferir um tom de discurso e afirmações profundamente infelizes e de «comando militar». Causa ou consequência, o director desportivo não se livra de responsabilidades no «caso Moutinho», que aproveitou bem a fragilidade do seu director desportivo.

Parece-me, afinal, que não era o Moutinho a maçã podre mas sim o pomar que já só dava fruta do chão. Bettencourt e as suas atitudes, Sá Pinto e a sua violência, Costinha e a sua intolerância, Liédson e as suas mimadices, Izmailov e a sua disponibilidade física, Vukcevic e a sua impaciência, Polga e o seu desinteresse, Veloso e o seu amor pelo clube, Moutinho e a sua ambição. Todo este grande pomar parece estar podre e muito dificilmente o Sporting sem uma renovação conseguirá manter-se na maturidade.

São visíveis os efeitos da má gestão desportiva do clube nos últimos anos, onde em detrimento de se ir progressivamente e consoante as posses melhorando uma ou outra posição por época, o Sporting vê-se agora obrigado a renovar umas 4 ou 5 posições. O ciclo de poucas vitórias correlaciona-se positivamente (não favoravelmente) com a ausência de novas gerações de adeptos, especialmente se esse período se estender a mais de 10 anos.

Para agravar a coisa, é expectável que, tendencialmente, as receitas do clube caiam ainda mais este ano já que não me parece que com o sucedido nesta pré-época a afluência dos adeptos seja diferente da do ano passado. Mais grave ainda se o Moutinho render o dobro agora no Porto e aí voltarão as lágrimas, as mesmas da final de 2005.

Jorge Manuel Honório, Finance analyst

FC Porto contrata Emídio Rafael



O FC Porto acordou esta sexta-feira a contratação de Emídio Rafael. O defesa, que representava a Académica, assinou um contrato válido para as próximas três temporadas.

Recorde-se que o lateral esquerdo foi treinado na época transacta, nos estudantes, por Villas Boas e foi formado no Sporting.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Leões vencem Young Boys com golo de Saleiro



No primeiro teste em terras suíças, o Sporting derrotou o Young Boys por uma bola a zero. Carlos Saleiro foi o autor do golo, Yannick Djaló, o melhor em campo.

Num jogo disputado a um ritmo baixo, os leões entraram melhor, mostrando apetência pela baliza em numerosos remates, ainda que poucos levassem a melhor direcção. Postiga quase inaugurou o marcador, de cabeça, à passagem do 3º minuto. O golo acabaria por surgir, aos 27 minutos, por Carlos Saleiro, que finalizou da melhor forma uma bela jogada de Yannick Djaló.

Na segunda parte, o Young Boys conseguiu equilibrar a partida, embora sem criar real perigo. O Sporting teria mesmo a melhor oportunidade dos segundos 45 minutos, com Maniche a cabecear à barra, depois de uma boa jogada entre Pongolle (entrado aos 58) e Djaló (sempre ele).


Ficha de Jogo:

Estádio: Bouleyres, em Bulle

Young Boys: Burki; Bienvenu (Dussin, 80), De Pierro, Affolter, Doubai (Thierry Doubay, 85), Raimondi (Schneuwly, 64), Sutter, Degen, Regazzoni (Marco Schneuwly, 71), Mayuka (Hochstrasser, 64), Moreno (Pasche, 85)

Sporting: Vítor Golas; Evaldo, Polga, Carriço, J. Pereira; A. Santos, Maniche, D. Salomão (Vukcevic, 58; Grimi 86), Yannick Djaló; Saleiro (N. André Coelho, 58) e Postiga (Pongolle, 58)

Golos: Saleiro, 27

Fonte: a Bola

Yannick negociado com Tottenham e Newcastle



Yannick pode estar de saída de Alvalade. De acordo com o representante do jogador, Tottenham e Newcastle estão na corrida e em negociações com o Sporting.

Os dois emblemas da Premier League já terão apresentado propostas concretas, na ordem dos cinco milhões de euros, montante que fica aquém dos «sete a oito milhões» exigidos pelo clube leonino.

«Os dois clubes estão interessados. Ainda não chegámos a um entendimento, no que toca aos valores, mas temos que esperar mais um pouco», disse Lionel Silva, ouvido pela Renascença, revelando o desejo do internacional português em actuar na Premier League.

«Agrada-lhe a ideia de ir para Inglaterra, porque jogar no campeonato inglês é um sonho da maior parte dos jogadores», constatou, frisando, porém, que «enquanto não
houver acordo total», Yannick «tem que se apresentar todos os dias ao trabalho».

Fonte: a Bola

Debate Aberto: Escolham o 11 so Mundial...

O Mundial chega ao fim e com isso o Livredirecto vai pedir a todos os utilizadores que expressem qual o melhor onze (se quiserem podem colocar suplentes) da competição que se realiza na África do Sul...



Aqui fica o nosso onze...

Titulares: Casillas, F.Coentrão, Lahm, Alcaraz e Puyol; Diego Pérez, Xavi, Ozil e Sneijder; Forlán e Müller.

Suplentes: Eduardo e Neuer; Pique, Tanaka, Van der Wiel, Alvaro Pereira; Schweinsteiger, Bradley, Honda e Donovan; Villa e Suárez.


Digam o vosso onze também...

Sporting negoceia Drenthe

JOSÉ MOURINHO PODERÁ CEDER O ESQUERDINO AO EMBLEMA LEONINO



Royston Drenthe é um dos nomes equacionados pelo Sporting para reforçar o lado esquerdo do meio-campo. O jogador do Real Madrid não entra nos planos de José Mourinho para a próxima temporada e pode chegar a Alvalade a título de empréstimo.

As boas relações do técnico merengue com Costinha, diretor de futebol dos leões, é um detalhe importante neste processo, assim como o desejo do esquerdino de 23 anos em garantir uma opção de carreira que lhe permita jogar com maior regularidade.

Cobiçado

No Real Madrid desde 2007/08, Drenthe nunca conseguiu assumir-se definitivamente no Santiago Bernabéu e já sabe que não entra nos planos de José Mourinho para o novo projeto desportivo. O próprio jogador pretende mudar de ares e já estará a par do interesse leonino. Contudo, o talento do esquerdino é bastante cobiçado na Europa, com emblemas holandeses e italianos particularmente atentos à situação do ex-jogador do Feyenoord.

A concorrência é um dos problemas que o Sporting poderá ter de enfrentar, ainda que José Mourinho possa funcionar neste contexto com um precioso aliado dos leões.

Salário repartido

Segundo Record apurou este cenário está ainda longe de se tornar uma realidade, mas é uma possibilidade que agrada sobremaneira aos responsáveis leoninos, os quais procuraram uma solução para o lado esquerdo do meio-campo, sendo público que Fábio Aurélio foi outros dos jogadores equacionados.

Ligado ao Real Madrid até 2012, Drenthe tem um salário incompatível com as possibilidades leoninos, cerca de 300 mil euros mensais, mas este seria um obstáculo que poderia ser contornado, uma vez que o Real Madrid estaria disposto a suportar grande parte do vencimento do esquerdino, com os leões a pagarem uma percentagem mais baixa.

Drenthe é um dos nomes em cima da mesa, mas não é o único, ainda que os responsáveis leoninos vejam o internacional Sub-21 holandês como uma excelente opção.

Fonte: Record

«Tendo em conta a estrutura amadora da Federação, as coisas correram muito bem», diz Carlos Queiroz

Mundial 2010

Em declarações ao SOL, Carlos Queiroz diz-se «muito satisfeito» com a atitude do seu staff no Mundial da África do Sul. E aponta o dedo à Federação Portuguesa de Futebol.

«Nada está previsto [quanto a uma eventual alteração do staff]. Só será discutido quando eu regressar de férias. Mas estou muito satisfeito com o trabalho de toda a equipa, com o empenho demonstrado», declarou o seleccionador ao SOL, na terça-feira.

«Tendo em conta a estrutura amadora da Federação as coisas correram muito bem», acrescentou, sem entrar em mais detalhes.

Agostinho Oliveira (adjunto), José Guilherme (preparador físico), Daniel Gaspar (treinador de guarda-redes) e António Simões (consultor técnico) foram os nomes que mais de perto lidaram com Queiroz.

Ao SOL, Simões – também responsável pelos sub-23 – diz acreditar que irá continuar ao lado do seleccionador na campanha para o Euro-2012, com início a 3 de Setembro frente ao Chipre.

«A não ser que haja alguma decisão da Federação relativamente a Carlos Queiroz, e aí serei sempre solidário com ele, que foi quem me convidou. Mas como não acredito que isso vá acontecer, tudo deverá manter-se».

Queiroz fala de «vigarice» do jornal SOL

Em declarações à Antena 1, Carlos Queiroz considerou a notícia do SOL uma «desonestidade, uma vigarice, execrável, de uma baixeza que não tem limites».

O SOL garante que as declarações prestadas pelo seleccionador foram transcritas com rigor.


Fonte: Sol

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Palestra - Semanário de um Mundial

Com Anjos destes, não à Polvo que resista!


Decisão das decisões, o futebol tens destas coisas, podemos ver no próximo Domingo a Holanda a perder a sua 3ª final de um Mundial em 3 presenças no último jogo da competição, como podemos ver a Espanha a vencer a "Copa" na primeira vez que chega ao jogo decisivo.
A Holanda não se vem mostrando tão mecânica quanto isso, vem jogando discretamente, praticando um futebol simples e capaz de vencer um-a-um os adversários mais dificeis que se opõem, por seu turno a Espanha vem dominando todas as partidas, jogando um futebol muito apoiado e atrativo, nada estranho para quem viu o Barcelona a jogar na época transacta. No entanto os golos têm escasseado à "Fúria". Vitórias pela margem mínima em todas as 3 partidas da segunda fase da competição deixam no entanto á mercê do reino espanhol a conquista do Campeonato do Mundo.
Gostaria no entanto de deixar aqui uma nota em relação ao golo que apurou a Espanha para a Final deste Campeonato do Mundo. Analisemos: canto na esquerda para Xavi, APARECE (atenção, não estava lá) para fazer o golo da vitória. Puyol sai do local onde têm de sair todos os jogadores que queiram fazer golos de cabeça após a cobrança de um canto. Piqué, que é mais de 10 centímetros mais alto que Puyol (de 1,78m), estava no local onde Puyol chegou para cabecear. Os centrais nestas situações têm que se colocar no inicio da grande área, isto porque a impulsão que ganham se vierem a correr é bem maior do que quem estiver estagnado dentro da área. Uma coisa que se fazia no inicio dos anos 90, quantas vezes marcou Ricardo Gomes golos desta forma no Benfica? É a mania dos treinadores de revolucionarem tudo o quanto existia...
Quanto à final, gostaria que fosse a Holanda a vencer, mas teoricamente (e sabendo que a teoria no futebol não conta muito) será a Espanha a vencer o Mundial!
Boas Férias a todos!

A Palestra regressa a 12 de Agosto!

Simão Santana

Leões oficializam acordo por Valdés

CHILENO CONTRATADO POR QUASE 3 MILHÕES DE EUROS

O Sporting já chegou a acordo com a Atalanta para a transferência de Jaime Valdés. A transferência já foi comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e vai custar aos cofres leoninos 2,992.500 euros.

O médio chileno, de 29 anos, vai assinar por três épocas (mais uma de opção) e terá uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.

R. Amorim é alternativa a Veloso em Génova

PRESIDENTE DO CLUBE ITALIANO ADMITIU INTERESSE NO MÉDIO DO BENFICA

Depois de terem contratado o guarda-redes Eduardo ao Braga e de estarem a negociar Miguel Veloso com o Sporting, é a vez do Génova assumir interesse na contratação de Rúben Amorim do Benfica.

Quem o diz é o presidente do clube genovês, Enrico Preciozi: "Estamos interessados em Amorim e Veloso.

O médio de 25 anos marcou presença no Mundial da África do Sul ao serviço da selecção portuguesa e está no Benfica desde a época de 2008/2009.

Aurélio tem pré-acordo com o Sporting

VÍNCULO COM OS LEÕES DEPENDE DO ESTADO FÍSICO DO ATLETA



O Sporting tem já um acordo de princípio com Fábio Aurélio, jogador de 30 anos que pertencia aos quadros do Liverpool. O entendimento entre as partes aconteceu há alguns dias, mas ainda não é certa a concretização da transferência. A acrescentar a alguns pormenores de ordem contratual que ainda não foram ultrapassados, tudo vai depender igualmente do estado físico do médio brasileiro.

A concretização do negócio pode estar por horas, mas por enquanto nada está preto no branco.

Lesões

A passagem de Fábio Aurélio por Inglaterra ficou umbilicalmente ligada às várias lesões que o brasileiro sofreu. Contratado em 2006/07 ao Valencia, Aurélio sofreu uma lesão no tendão de Aquiles que o afastou da equipa por vários meses. Volvidas apenas duas épocas, o azar voltou a bater à porta do médio: o ex-jogador dos reds rompeu o músculo do adutor e quando já se encontrava numa fase avançada da recuperação, lesionou-se no joelho a jogar futevólei com os filhos.

Fonte: Record

Lito Vidigal vai abandonar a U. Leiria devendo ser substituído por Carvalhal



A U. Leiria vai rescindir o contrato do treinador Lito Vidigal. O técnico e o presidente do clube leiriense, Mário Cruz, reúnem, na noite desta quarta-feira, com um único objectivo: colocar fim ao vínculo do técnico de 40 anos.

Nesta altura, Bola Branca sabe que Carlos Carvalhal perfila-se como o principal candidato à substituição.

Fonte: Bola Branca

Eduardo certo no Génova

SP. BRAGA E ITALIANOS CHEGARAM A ACORDO

O Sp. Braga e o Génova chegaram esta quarta-feira a um entendimento com vista à transferência de Eduardo para Itália. O negócio foi concluído durante uma reunião que teve lugar numa unidade hoteleira da cidade dos Arcebispos, por um valor a rondar os 6 milhões de euros.

O clube português vai encaixar 4,5 milhões, ficando, ainda, detentor de 25 por cento dos direitos desportivos do internacional português. O jogador, que era dono de 10 por cento do seu próprio passe, abdicou desse valor, de modo a facilitar as negociações.

O encontro reuniu António Salvador, Fernando Couto e um emissário do Génova, num hotel bracarense. Por volta das 23.30 o jogador foi chamado à mesa das negociações, o que indiciou que o acordo estava para breve, como de resto acabou por se verificar.

Eduardo parte esta quinta-feira para Itália na companhia do representante do clube transalpino, preparado-se para assinar um contrato válido por 4 temporadas.

Fonte: Record

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O polvo respondeu e acertou!


À ATENÇÃO DO MUNDIAL 2010

Do aquário Sea Life em Oberhausen, Alemanha, saiu ontem mais uma previsão de Paul, o polvo adivinho, sobre o vencedor da meia-final entre a selecção espanhola e a germânica. E voltou a acertar.

A selecção espanhola derrotou, a congénere alemã, por 1-0, golo de Puyol (73m). Este resultado faz com que esteja qualificada para a final do Mundial, pela primeira vez na sua história, onde terá como adversário a Holanda.

O polvo escolheu entre duas caixas de comida, cada uma com uma bandeira - uma da Espanha e outra da Alemanha.

Como é habitual, Paul passeou pelo aquário até chegar à altura de escolher onde comer e acabou por preferir a caixa com a bandeira espanhola.

De recordar que, até agora, Paul não falhou. Previu as duas vitórias germânicas na fase de grupos, a derrota com a Sérvia e os dois triunfos ante Inglaterra e Argentina, nos quartos e oitavos-de-final.

Fonte: A Bola

Fucile sobre João Moutinho: «Se calhar decidiu-se pelo melhor clube português»



Jorge Fucile ficou de fora do Uruguai-Holanda por castigo, depois de ter visto amarelo no jogo com o Gana - mostrado por Olegário Benquerença. O lateral do FC Porto falou aos jornalistas portugueses sobre a contratação mais sonante do seu clube.

«Se estou surpreendido por João Moutinho? Não, se calhar decidiu-se pelo melhor clube português. É mais um, quando chegar ao Porto falarei sobre isso», disse.

Mesmo assim, falou ainda sobre outro companheiro, este de mais anos. «Quero enviar um abraço a Bruno Alves». De despedida? «Não, não», completou.

Fucile reconheceu também alguma tristeza por ter falhado o jogo devido à acção do árbitro português. «Ainda estou com azia», reconheceu.

Fonte: A Bola

Miguel Vítor cedido ao Leicester City

Miguel Vítor vai representar o Leicester na próxima temporada, por empréstimo do Benfica.

A cedência, informa o clube da Luz, não contempla o direito de opção de compra sobre o passe do atleta.

Miguel Vítor, 21 anos, será treinado por Paulo Sousa na equipa que milita no Championship, o segundo escalão do futebol inglês.

Fonte: a Bola

PSG quer Vukcevic por empréstimo



Segundo o jornal francês L'Equipe, o Paris Saint-Germain quer receber o médio do Sporting Simon Vukcevik, por empréstimo, durante a temporada 2010/2011

O clube francês quer o jogador montenegrino dos «leões» por empréstimo e já estará em contacto com o Sporting, clube onde o médio de 24 anos está desde 2007/2008, para garantir o ingresso do atleta.

Relembre-se que Vukcevic chegou a constar da lista de dispensas de Paulo Sérgio, mas após o negócio com o Olympiakos ter falhado, o novo técnico do clube de Alvalade reintegrou o jogador no plantel.

Fonte: Bola Branca

Jesualdo quer Moreira em Málaga



O guarda-redes do Benfica José Moreira, de 28 anos, é uma das hipóteses para reforçar a baliza do Málaga da La Liga espanhola, equipa orientada pelo técnico luso Jesualdo Ferreira.

Segundo os meios espanhóis, Moreira é um dos sete nomes da lista de guardiões de Jesulado para entrar no clube malaguenho, que também conta com os portugueses Eliseu, Edinho, H. Rosário, Duda e Nuno.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Valdés certo no Sporting

SPORTING PAGA 2,2 MILHÕES DE EUROS À ATALANTA

O site italiano "TuttoAtalanta.com" dá como certo o ingresso de Jaime Valdés no Sporting. A fonte garante que o emblema verde e branco vai desembolsar 2,2 milhões de euros pelo passe do atacante. O internacional chileno de 29 anos irá assinar um contrato válido por três temporadas e irá auferir um salário a rondar os 800 mil euros anuais.

Fonte: Record

James Rodriguez no FC Porto até 2014



James Rodriguez vai ser jogador do FC Porto até 2014. A SAD portista oficializou a contratação em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os azuis-de-brancos pagam 5,1 milhões de euros por 70 por cento do passe do jovem colombiano, que assinou contrato válido por quatro temporadas.

A cláusula de rescisão ficou fixada em 30 milhões de euros.

Eis o conteúdo do comunicado:

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a acordo com o Club Atlético Banfield, para a cedência definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador James Rodriguez.

Este negócio foi concretizado pelo montante de 5.100.000 € (cinco milhões e cem mil euros) sendo que a FC Porto SAD garante 70% dos direitos económicos do jogador.

A FC Porto SAD celebrou com o jogador um contrato válido por 4 épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2014. A cláusula de rescisão prevista contratualmente é de 30.000.000 € (trinta milhões de euros).

O Conselho de Administração
Porto, 6 de Julho de 2010»

Fonte: a Bola

Benfica-Sporting à 5.ª jornada da Liga Zon Sagres



O sorteio da principal Liga dos campeonatos profissionais ditou a recepção Benfica à Académica na primeira jornada da competição, marcada para o fim-de-semana de 14 e 15 de Agosto.

O vice-campeão Sp. Braga também começa em «casa», diante do recém-promovido Portimonense, enquanto FC Porto e Sporting vão jogar «fora» na jornada inaugural, diante Naval e Paços de Ferreira, respectivamente.

Eis a programa completo da 1.ª jornada:

Rio Ave – Nacional
Marítimo – V. Setúbal
Sp. Braga – Portimonense
Paços de Ferreira – Sporting
Naval – FC Porto
Benfica – Académica
Beira-Mar - U. Leiria
Olhanense – V. Guimarães

No que diz respeito a jogos entre os chamados grandes, tendo em conta que Benfica, FC Porto e Sporting não se poderiam encontrar nas quatro primeiras jornadas, haverá Benfica-Sporting logo na quinta ronda, agendada para o fim-de-semana de 18/19 de Setembro. Ainda o Benfica visitará o Estádio do Dragão na 10.ª jornada (6/7 de Novembro). O Sporting recebe os «azuis-e-brancos» no fim-de-semana de 27/28 de Novembro.

Eis os jogos «grandes»:

4.ª jornada (11-12 Setembro)
FC Porto – Sp. Braga

5.ª jornada (18-19 Setembro)
Benfica – Sporting

7.ª jornada (2-3 de Outubro)
Benfica – Sp. Braga

10.ª jornada (6-7 Novembro)
FC Porto – Benfica

12.ª jornada (27-28 Novembro)
Sporting – FC Porto

15.ª jornada (8-9 Janeiro)
Sporting - Sp. Braga

19.ª jornada (12-13 Fevereiro)
Sp. Braga – FC Porto

20.ª jornada (19-20 Fevereiro)
Sporting – Benfica

22.ª jornada (5-6 Março)
Sp. Braga – Benfica

25.ª jornada (2-3 Abril)
Benfica – FC Porto

27.ª jornada (16-17 Abril)
FC Porto – Sporting

30.ª jornada (14-15 Maio)
Sp. Braga - Sporting

Fonte: a Bola

segunda-feira, 5 de julho de 2010

JEB: «Moutinho era uma maçã podre»

COSTINHA APENAS DESEJA QUE O EX-CAPITÃO NÃO SE LESIONE

O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, falou esta segunda-feira da processo de transferência de João Moutinho para o FC Porto. E não poupou crítica ao comportamento do ex-campitão leonino.

"O comportamento de João Moutinho nos últimos tempos foi deplorável. Se eu não tivesse vivido a situação, não acreditaria que fosse possível descer tão baixo", disse o líder do clube de Alvalade, acrescentando: "No arranque de uma época nova, tínhamos um pomar com uma maçã podre, que iria contaminar o grupo. E não poderíamos continuar com uma maçã podre".

Bettencourt explicou também que esta foi a única saída do Sporting face "aos insistentes pedidos de João Moutinho para sair". "A única proposta que recebemos foi a do FC Porto. Tentámos que ele esperasse mais tempo, de forma a que pudesse surgir alguma oferta do estrangeiro, mas o João perdeu as estribeiras e forçou uma saída para o FC Porto, dizendo-nos que tinha dado a palavra ao FC Porto".

"No início da época, o representante do jogador, Pini Zahavi, disse-nos que o máximo que se conseguiria com a sua transferência seria 7,5 milhões de euros", contou José Eduardo Bettencourt, voltando a frisar que "recebeu zero propostas por João Moutinho", além da do FC Porto.

Perante estes factos, o Sporting optou por vender o jogador ao único clube que apresentou uma proposta. "Tive uma reunião com Pinto da Costa, que me disse que o Moutinho só jogaria no FC Porto se o Sporting visse isso com bons olhos. O negócio foi feito porque o Sporting quis, porque não queria uma maçã podre no seu pomar, não queria alguém que não fosse um exemplo nem dignificasse a bandeira do clube", frisou Bettencourt.

O dirigente salientou ainda que os pedidos de Mourinho para deixar o clube de Alvalade "intensificaram-se" a partir de 2008, "após a recusa de venda ao Everton". "E, apesar de as suas condições [salariais] terem sido revistas, a sua insatisfação foi notória e os pedidos de saída constantes. João Moutinho não contava com o Sporting e o Sporting não contava com João Moutinho. Era um jogador que não tinha condições para ser capitão. E, como não queremos ninguém contrariado, penso que chegámos a um bom fim desta triste história. Apesar da mágoa profunda pela forma como o processo foi conduzido, estamos satisfeitos por vê-lo partir".


Costinha: «Não desejo boa sorte ao João Moutinho»

Já na época passada, João Moutinho revelara que gostaria de sair do Sporting. Quem o garante é Costinha, diretor-desportivo do clube, que recorda uma conversa com o ex-capitão leonino.

"Na época passada - entrei em fevereiro - após mês e meio de ter chegado, reuni-me com o João para tentar perceber onde podíamos melhorar para a próxima época. Nessa altura, o João manifestou vontade de ir embora tenha tido um comportamento normal até ao final da temporada". O assunto da saída de Alvalade voltou a ser abordado com a chegada da nova equipa técnica liderada por Paulo Sérgio. "Nessa altura perguntei se seria uma boa altura para mantermos um atleta que não está satisfeito num clube que o formou e que lhe deu tudo o que tem hoje".

"Não vou desejar boa sorte a João Moutinho, porque iria estar a desejar boa sorte ao rival. Só desejo que não se aleije", afirmou.

Fonte: Record

Izmailov também na rota do FC Porto



João Moutinho não será o único jogador a forçar a saída do Sporting para embarcar numa viagem mais para Norte, que tem o FC Porto como destino final.

A BOLA está em condições de assegurar que Izmailov também já manifestou a vontade de dizer adeus ao reino do leão, a fim de se juntar a Moutinho no plantel azul e branco. A SAD leonina escutou o pedido do russo e remeteu para os próximos dias o anúncio de uma decisão.

A exemplo do que sucedeu com João Moutinho, também os últimos tempos vividos em Alvalade por Izmailov foram bem desassossegados, com relatos frequentes de uma crispação evidente no relacionamento com Costinha, director-desportivo, e com o departamento médico do clube verde e branco.

Fonte: a Bola

domingo, 4 de julho de 2010

Moutinho oficializado no FC Porto



O FC Porto anunciou há minutos, em comunicado à CMVM, a contratação do passe do ex-capitão leonino, João Moutinho, a troco de 11 milhões de euros.

O defesa Nuno André Coelho (ficando ambas as partes com 50% do passe) segue o sentido oposto do médio internacional português, ficando o Sporting ainda com 25% do passe de Moutinho, tendo em vista uma futura transferência.

Entretanto o Sporting também já enviou um comunicado à CMVM a confirmar o negócio, onde se ficou a saber que o defesa central irá ter uma clausula de rescisão no valor de 30 milhões de euros.

Leia o comunicado do FC Porto à CMVM

Raul Meireles vai assinar pelo Chelsea


Raul Meireles está a caminho do Chelsea. Após as notícias que, em Espanha, colocaram o médio na rota do Real Madrid, tudo indica que Stamford Bridge será mesmo o destino do médio que consolidou a sua notoriedade internacional através das exibições que rubricou na África do Sul.

Os valores que estão sobre a mesa cifram-se entre os 15 e os 20 milhões de euros, aguardando a SAD azul e branca a chegada de uma proposta oficial dos blues. No entanto, o facto de ser o empresário Jorge Mendes o estratega do negócio, reforça a possibilidade de Meireles se juntar à legião portuguesa que já representa a formação que conquistou o título da Premiership às ordens de Carlos Ancelotti.

A verdade é que o FC Porto abandonou a sua contenção de custos para agitar o mercado através da contratação de João Moutinho, o que apenas seria possível com garantias de entrada de receitas a breve trecho. Com Bruno Alves no limbo, Raul Meireles acaba por ser o ativo de capitalização mais segura, estando o Chelsea à cabeça dos pretendentes.

Fonte: Record

Moutinho confirmado no Dragão e Nuno André Coelho ruma a Alvalade



Dez milhões de euros para o Sporting e mais um jogador. Internacional português já vai treinar-se no Olival amanhã. Pormenores acertados durante a noite de ontem.

João Moutinho vai mesmo ser Dragão, em princípio por quatro temporadas. Os responsáveis do FC Porto e do Sporting estiveram reunidos durante longas horas para acertarem todos os pormenores do surpreendente negócio, que A BOLA noticiou em exclusivo. Durante a noite de ontem ainda se discutiram os últimos detalhes da operação.

A transferência ficará, tudo indica, na ordem dos dez milhões de euros, com os leões a terem direito a 30 por cento sobre o valor de uma eventual venda de Moutinho para um clube estrangeiro. O acordo, ainda por conhecer na sua totalidade, envolve um outro jogador que o Sporting pretende e tudo aponta para que seja o central Nuno André Coelho, um desejo de Paulo Sérgio a partir do momento em que houve abertura para conversar sobre o assunto. Moutinho de azul e branco, essa é que é uma certeza.

Fonte: a Bola

sábado, 3 de julho de 2010

Super Alemanha acaba com o sonho da Argentina (4-0)

À Atenção do MUNDIAL 2010

A Alemanha apurou-se esta tarde para as meias-finais do Campeonato do Mundo, ao vencer (3-0) a Argentina num jogo em que a equipa de Maradona foi incapaz de tirar partido do talento de Messi, Higuain, Di María e Tevez.

Foi uma Alemanha como a dos bons velhos tempos que se impôs, quase de forma científica, à equipa argentina, aquela que em vários momentos praticou o futebol de ataque mais bonito da competição.

Logo aos três minutos, os alemães aproveitaram a maior fraqueza da equipa de Maradona: num livre batido para a área, Muller surge livre de marcação a cabecear para o fundo da baliza. Sérgio Romero, guarda-redes da Argentina, tem grandes responsabilidades no golo, já que se posicionou de forma a receber a bola descurando a possibilidade de surgir um desvio antes.

A Argentina demorou a reagir, mas quando se libertou das amarras defensivas dos alemães tentou, através de vários remates, bater Neuer. Di María foi um dos mais activos, mas raramente os remates da equipa sul-americana criaram real perigo.

A Alemanha defendeu-se bem e com toda a frieza esperou pelo momento certo – na segunda parte – para desferir o golpe fatal na apaixonada mas pouco eficaz Argentina. Foi aos 68 que Klose fez o 2-0, depois de jogada pelo lado esquerdo do ataque – minutos antes Otamendi, defesa direito da Argentina tinha sido substituído.

Aos 74 minutos, nova incursão do ataque alemão, de novo pelo lado esquerdo ataque, e a bola a sobrar para Friedrich, que sem dificuldades faz o 3-0. A goleada foi consumada aos 89, quando Klose aproveitou novo cruzamento saído do flanco esquerdo do ataque e, sem marcação, empurrou a bola para o fundo da baliza.

A Alemanha está apurada para as meias-finais, ficando a aguardar o vencedor do jogo entre Espanha e Paraguai para discutir a qualificação para a final.

Para aqueles que queriam que a selecção das Pampas chega-se mais longe neste mundial, vejam o lado positivo... Maradona já não se vai despir na capital Argentina!


Com arbitragem de Ravshan Irmatov, do Uzbequistão, as equipas alinharam:

Argentina – Romero; Demichelis, Otamendi, Burdisso e Heinze; Maxi Rodriguez, Mascherano e Di María; Tévez, Higuain e Messi.

Alemanha – Neuer; Lahm, Mertesacker, A. Friedrich e Boateng; Schweinsteiger e Khedira; Podolski, Ozil e Muller; Klose.

Moutinho assina por quatro anos com FC Porto

AVANÇA A SIC NOTÍCIAS

Depois da Lusa ter avançado que dirigentes do Sporting e do FC Porto estiveram esta madrugada reunidos nos arredores de Lisboa a ultimarem os detalhes da transferência de João Moutinho, a SIC Notícias acaba de garantir que o médio se vai transferir de Alvalade para o Dragão por quatro temporadas.

João Moutinho, de 23 anos, é um desejo antigo de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, que chegou na elogiar publicamente o desempenho do médio, ao mesmo tempo que é uma oportunidade de negócio para o Sporting, especialmente depois do jogador se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube de Alvalade, sendo mais ou menos público que o atleta perderia a braçadeira de capitão.

Fonte: Record

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Quim pára seis meses



O azar bateu à porta de Quim. De regresso ao Sp. Braga após seis anos no Benfica, o guarda-redes vai ser operado ao tendão de Aquiles e enfrenta longo período de recuperação, estimado em seis meses.

O guardião lesionou-se no início do treino desta sexta-feira, tendo sido posteriormente avaliado pelo departamento médico dos “arsenalistas”.

As notícias foram negativas, tendo sido diagnosticada uma «rotura total do tendão de Aquiles direito». «Programa-se tratamento cirúrgico», indica o boletim clínico, sem fazer referência à data da intervenção nem ao período de recuperação.

Ainda assim, é expectável que Quim fique arredado da competição, pelo menos, durante seis meses.

Quem quer dar uma ajuda a Paulo Sérgio???

O novo treinador do Sporting já fez saber que ainda necessita de reforçar 5 posições no plantel. Hoje vamos perguntar que avançado vocês acham que seria útil ao clube, mas dentro das reais possibilidades dos leões no mercado???

-Asamoah Gyan (Gana/Rennes)

-Fábio Júnior (Naval)

-Wilson Eduardo(Juniores)

Estes são os três nomes que o Livredirecto "lança ao ar", digam vocês também quem gostariam de ver reforçar o plantel verde e branco, também numa perspectiva de ser o substituto de Liedson no futuro...

Filipe Oliveira no Parma

De acordo com notícias que surgiram esta sexta-feira na imprensa italiana, o lateral direito ex-Braga, chegou a acordo para reforçar os italianos do Parma.

Internacional pelas camadas jovens portuguesas e com passagem pelo Chelsea, F. Oliveira deixa o Braga depois de não ter chegado a acordo para a renovação do contrato que o ligava aos minhotos.

O jogador de 26 anos vai prosseguir a sua carreira em terras transalpinas, num clube por onde já passaram, por exemplo, os lusos Fernando Couto e Sergio Conceição.

Kieszek já é dragão



O FC Porto já confirmou a contratação do guarda-redes Pawel Kieszek. O polaco chega do Sp. Braga e assinou um contrato válido por quatro temporadas.

Em sentido contrário, Hélder Barbosa será reforço dos arsenalistas para a próxima época. Os passes de Kieszek e Barbosa passarão a ser detidos, em partes iguais, pelos dois clubes, estando os direitos desportivos do guarda-redes na posse do FC Porto e os do extremo na posse do Sp. Braga.

A notícia surge no dia em que os azuis-e-brancos iniciam os trabalhos de preparação para a temporada 2010/11. O primeiro treino orientado por André Villas-Boas está marcado para as 10h00, no Centro de Treinos Porto/Gaia.

Fonte: a Bola

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Palestra - Semanário de um Mundial


Cristiano Ronaldo!

A selecção nacional foi eliminada é um facto, mas a pressão que se coloca sobre o Cristiano Ronaldo tem sido um absurdo.
Os portugueses limitam-se a dizer que ele não joga nada mas ao mesmo tempo querem que ele resolva os jogos. Como é que isto é possível? Primeiro que tudo o Cristiano Ronaldo é o único jogador a sério na Selecção Nacional, o resto são tudo jogadores medianos. Digam-me por favor quantos jogadores entrava de caras na primeira equipa espanhola ou argentina ou brasileira ou quiçá de qualquer outra equipa que se poderá sagrar (ainda) campeã do mundo? Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro.
Cristiano joga sozinho na selecção, carrega o peso de 10 milhões de portugueses e de mais alguns milhares de fãs incondicionais. Alguém que perceba muito de tácticas que me explique, como é que um jogador que têm por base a velocidade e o drible, consiga jogar sem utilizar nem a velocidade e o drible? Quantas jogadas de perigo teve a selecção neste campeonato do mundo? Poucas, ainda assim quantos desses lances foram criados pelo Cristiano? Assim de relance, pelo menos um em cada jogo. Por favor, sejamos patriotas, defendamos aquilo que é nosso! Como se viu no último jogo frente à Espanha o Ronaldo sofreu cerca de 5 ou 6 faltas, apenas uma foi assinalada já nos últimos 10 minutos e no meio-campo. Sabem porquê? Qual era a nacionalidade do árbitro? Argentino! Por favor minha gente, vamos abrir os olhos! Vamos apoiar aquilo que é nosso aquilo que nos pertence!

Com Scolari era diferente
Porque é que vimos um Ronaldo a baixar de nível logo após a entrada de Queiroz na selecção? Viamos um Cristiano a todo o gás tanto no Euro 2004 como no Mundial 2006 ou no Euro 2008, com golos importantes em fases de qualificação e em jogos das competições, como foi o golo frente à Holanda no Euro 2004 ou o golo de penaltie à Inglaterra em 2006. Existe uma coisa que para mim é fundamental a motivação e a capacidade de perceber que um jogador como o Cristiano tem de jogar livre e com liberdade extrema. Será que é o Ronaldo que está mal? Será que Ferguson, Pellegrini ou Scolari são estrelas maiores que CR7? Talvez o primeiro e o último sejam realmente, mas Pellegrini não era nem nunca será, no entanto o treinador hispanico pôs CR a levar uma equipa ao colo! Acham realmente que ele não se esforça na selecção? Então porque é dava "show" com Scolari? Porque era motivado pelo seu treinador, porque este o sabia pôr a jogar e porque tinha uma equipa atrás dele! Uma equipa que o ajudava e a quem ele podia ajudar.

Capitão? Sim ou Não?
Nesta questão penso realmente que o Cristiano não devia ser o capitão, mas não é ele o responsável por essa decisão, nem tem que ser ferozmente atacado pelo simples facto de usar a braçadeira. Aliás nem os próprios jogadores têm de sentir inferiorizados pelo segundo mais internacional na equipa. Nem mesmo o mais internacional, isto porque o Sr. Deco (brasileiro) já foi capitão num jogo e ninguém se chateou. Prefiro mil vezes um português a capitão do que um naturalizado.
Quando o Luís Figo vem falar do Cristiano Ronaldo e de que ele tem que dar sempre a cara, o senhor Luís Figo devia lembrar-se do que fez no Euro 2004 e respectivo Mundial 2006. Relembro que este senhor em 2004 abandonou o campo chateado no jogo contra a Inglaterra, quando era capitão de equipa, enquanto devia estar no banco de suplentes «a dar a cara».
O mesmo senhor, decidiu abandonar o selecção em 2004, não fez qualquer jogo de qualificação para o Mundial 2006, enquanto Ronaldo jogava um dia depois da morte do seu pai, mas no final decidiu que até era um bom poleiro o Mundial e decidiu participar, porque quis. Porque é que não deu a cara durante a fase de qualificação e depois decidiu ir ao Mundial e envergar desde logo a braçadeira?
Se fosse o Ronaldo a fazer isto...

Ronaldo melhor que Messi, ponto final!
Uma análise coerente e série leva-me a tirar este conclusão, mesmo que seja para muitos absurdo.
Vamos aos factos: Velocidade: Ronaldo melhor; Drible em velocidade: Ronaldo Melhor; Técnica em pouco espaço: Messi melhor; Cabeceamento: Ronaldo melhor; Capacidade de abrir espaços: Messi melhor; Bolas paradas: Ronaldo melhor.

Ronaldo é claramente mais completo! Sem dúvida! Apoiemos aquele que é o melhor jogador do nosso país, um dos melhores do Mundo e que irá concerteza ficar na história do futebol Mundial!

Simão Santana

Ramires apontado ao Real Madrid e Inter



A imprensa italiana garante que o Real Madrid se juntou ao Inter na corrida pela contratação do médio do Benfica Ramires.

De acordo com o portal italiano Newnotizie.it, o Real Madrid vê no internacional brasileiro, que se encontra a disputar o Mundial da África do Sul, um bom reforço para o meio-campo, sector que José Mourinho quer reforçar e para o qual já foram apontados jogadores como De Rossi (Roma), Gerrard (Liverpool), Javi Martínez (Athletic Bilbao), Fábregas (Arsenal) e, mais recentemente, Raul Meireles (FC Porto).

Segundo a mesma fonte, o Inter está igualmente interessado em Ramires, estando inclusive em negociações avançadas para assegurar os serviços do número 8 “encarnado”, contratado no início da época passada ao Cruzeiro por 7,5 milhões de euros.

Fonte: a Bola

Os “esfomeados” da crítica

Então já levantaram toda a poeira? Já criticaram tudo? Não gostaram de ver a selecção no Mundial? Eu também não! Fizemos um bom Mundial? Não! Fizemos um mau Mundial? Também não. Foi o expectável, o razoável, o admissível e ainda o possível! Queiroz tem culpa? Sim alguma. Tem culpa na convocatória? Sim, teve escolhas duvidosas! Leu mal o jogo frente à Espanha? Sim, de início leu bem, a meio do jogo perdeu-se a leitura! Queiroz fez mal as substituições? Sim fez, no lugar dele não tiraria Hugo Almeida. Mas de fora é muito fácil, pois ainda me lembro de em 2006 frente à França, estarmos a perder e Scolari fazer uma semelhante (saiu Pauleta e entrou Simão, ou seja, a perder e sem avançado). Ao menos em 2010 fizemos isso com o resultado ainda igual, embora mal feito. Queiroz tem culpa da geração e do estado actual do futebol português? Não, não tem! Éramos favoritos? Só um louco podia pensar assim! Tínhamos equipa para se bater com as selecções mais fortes? Nunca! Se queriam ser campeões do Mundo, perderam uma bela oportunidade de ser em 2006, aí sim com uma excelente geração e todos no auge. A equipa que esteve na África do Sul metade era inexperiente, a outra metade eram velhos, sem ritmo, que passaram a época inteira lesionados e ainda tínhamos o suposto melhor do Mundo (???). Se podíamos sonhar? Sim podíamos. Até eu sonhei, até os norte-coreanos podiam sonhar. O sonho é diferente da realidade. Todos vocês sonhavam? Faziam bem, mas a culpa de sonharem é do Queiroz? Tudo bem que o discurso dele foi nesse sentido, mas cabia a cada um de nós avaliar as reais possibilidades na competição. Passámos o grupo e perdemos frente à campeã europeia. Discutir o jogo com a Espanha? Saíamos de lá tão bem vistos como Inglaterra, Itália ou França. Em dez jogos não ganhávamos um à Espanha. Queiroz apenas tentou ser o mais realista possível. Se gosto de ver Portugal só a defender? Não, mas sei que era a única hipótese de ter sorte, e ainda assim muito difícil. Aposto que Mourinho no lugar de Queiroz tinha jogado ainda mais à defesa. Eu pelo que vi, fico descansado por ter percebido que todos (Ronaldo não incluído, pois penso que deveria ter mais cuidado com o seu ego) deram o máximo que podiam e isso já me satisfaz…

Resumindo: Queiroz foi contratado para ser campeão do Mundo? Óbvio que não. No actual momento a prioridade é que Portugal seja campeão do Mundo? Eu no meu ponto de vista não! Temos que começar a pensar a longo prazo, porque não temos praticamente nada no presente. O trabalho de Queiroz reside nesse ponto, conseguir criar uma geração decente para enfrentar o futuro. Até pode nem conseguir fazer nada no próximo Euro, pois eu só o avaliarei no próximo Mundial, pois é aí que o seu trabalho tem que dar frutos. Então e de momento? Para mim já será bom conseguir as qualificações e passar as primeiras fases, o resto serve para dar experiência. É que se vamos apostar tudo no presente, com um qualquer velho do Restelo (pois não vejo quem, de qualidade, possa ocupar o lugar de seleccionador), podemos fazer com que os nossos netos estejam praticamente 30 anos sem ver Portugal num Mundial, assim como nós estivemos de 1986 a 2002. E quem fez com que houvesse uma geração de continuidade no nosso futebol, capaz de alcançar enormes feitos e com regularidade? Foi Scolari? Pois pesquisem sobre a história do futebol português. E deixem-me dizer que eu nunca fui, não sou, nem nunca serei defensor de Carlos Queiroz. Não gosto é da crítica fácil! Lembram-se de Iñaki Saez? Um dos piores no cargo de seleccionador espanhol. Pois é verdade, mas também foi ele que formou toda esta geração actual, que depois de ser vergonhosamente eliminada em 2004 pelas suas mãos, é agora uma das mais fortes do Mundo e campeã europeia. Saez lançou a maioria destes jogadores, e sempre que os ouvimos falar, eles dizem que se torna mais fácil quando se joga muitos anos seguidos juntos.

Pois vejamos (pensando a médio prazo, num futuro máximo de 4 anos). Guarda-redes: Eduardo (escolha mais que consensual) e ainda temos Beto/Rui Patrício, podendo escolher o que estiver em melhor forma. Defesa: Bosingwa e João Pereira (que agora se percebe que é bem melhor que Miguel e Paulo Ferreira juntos); Bruno Alves (para mim apesar de o detestar ver semear pancada e destilar ódio na Liga Sagres, seria o capitão ideal), Rolando, Zé Castro e D. Carriço (que pode muito bem ser o sucessor de R. Carvalho); na esquerda temos F. Coentrão e depois falta a alternativa. No miolo temos Pepe, M. Veloso, J Moutinho, R. Amorim, Tiago, R Meireles e R. Micael (já vimos que não precisamos de jogar com um dez como Deco, logo estes dão garantias). Nas alas: Nani, Danny, Cristiano Ronaldo (sem braçadeira), Varela e R. Quaresma (caso volte a jogar com regularidade). Avançados: É o problema do costume. Com Hugo Almeida podemos contar, e depois? Makukula? Djaló? João Silva (deverá ser o novo Vaz Te)? Orlando Sá? Saleiro? Este ainda me parece o menos mau, caso jogue. Kevin Gameiro? Seria uma boa opção. Mas já deu para reparar que Queiroz tem material para construir um núcleo-duro para 2014. Ao menos conseguimos pensar que temos um conjunto (coisa que não existe). É na lateral esquerda, onde é necessária alternativa de valor, e na frente de ataque, que está reduzida praticamente a nada, que o seleccionador vai ter de arranjar soluções e formar jogadores de modo a resolver os problemas. A juntar a isto ainda temos nomes jovens que podem aparecer: Castro, Ukra, André Santos, Diogo Rosado, Paulo Machado, Roderick, N. Oliveira, F. Faria… Para não falar daqueles que aparecem e sobem na carreira do nada, a quantos não acontece isso (o último foi R. Micael, que apenas precisou de meses para chegar à Selecção Nacional).

É este que penso que tem que ser o papel de Queiroz. O seleccionador nem devia ter medo da pressão e deveria fazer já esta renovação. É certo que também precisa de resultados, e que Simão, Pedro Mendes e R. Carvalho, por exemplo, ainda seriam úteis e mereciam continuar no lote, mas Queiroz tem que ter a coragem de enfrentar a crítica e mudar, renovar, de forma a existir futuro. Não lutar por resultados imediatos, mas sim, fazer com que este grupo daqui a 4 anos tenha rotinas, e que seja levado a sério. Pois neste Mundial, nunca levei este grupo a sério. A não ser em sonhos. Queiroz tem culpa da descrença? Pode ter, mas o problema vem de trás.

Logo não compreendo tanto “bruááá” à volta da selecção. Comparam esta situação à vivida em 2002? Não devem estar bem da cabeça! Há críticas a fazer? Há, mas tudo isto parece um folclore, em que se critica por criticar, e se tenta dizer a frase mais polémica de todas. Aproveitando este facto, lanço uma deixa: Após este Mundial todos temos uma certeza. Ganhámos um guardião para o futuro! Para além da qualidade evidenciada, encheu todos os portugueses de orgulho. Agora pensem se Queiroz também pode ser criticado nisto? É que eu bem me lembro que, antes do início do Mundial, apenas o seleccionador nacional acreditou nele. Ninguém depositava um cêntimo de confiança em Eduardo (nem eu próprio), e o mérito nesta situação é de quem? De Eduardo? Não! Mas como nós estamos “esfomeados” de crítica (negativa), só nos lembramos do que nos convém. Hoje já ninguém se lembra de Quim…

Há um sentimento muito contraditório nisto tudo, é que os mesmos que sonhavam e exigiam (irracionalmente) que Portugal chegasse à final, eram os mesmos que estavam desejosos que Portugal caísse para poderem desancar em Queiroz. No início ninguém acreditava no seleccionador, só nos sonhos e nos “feelings”, mas no fim para “bater” já é nos homens de carne e osso, e não fazem uma auto-crítica sobre a forma como sonharam desmedidamente. Os mesmo que criticaram ferozmente o empate frente à Costa do Marfim (que nos deu a qualificação), foram os que mais efusivos ficaram com a goleada à Coreia do Norte, não percebendo que tirámos (muito bem) partido do balanceamento ofensivo e do cansaço dos pobres coreanos. Podíamos ter passado em 1º? Podíamos! Evitávamos a Espanha? Ninguém sabia, mas era uma possibilidade! Pensavam que iam até à final a apanhar o Japão, Paraguai, Chile e depois Uruguai, no jogo decisivo, por exemplo? Pois, o problema do país é os “esfomeados de crítica”. Tal como na vida social gostam de viver acima daquilo que podem!

O mais triste disto é que parece que essa gente ficou mais contente com a derrota, pois assim podem criticar (sem razão) tudo e todos, do que com a vitória, caso ela aparecesse…

Despedir Queiroz? Volto a insistir que nunca fui um adepto de Queiroz, e continuo a não ser, mas quem pensa na sua saída só pode estar a querer desejar um futuro muito negro à “nossa” selecção!!! Antes da crítica, deveria haver reflexão (daí só escrever hoje)...

P.S.: Para todos os efeitos só daqui a 4 anos saberei se a minha reflexão foi a mais racional!
Ahh e deixem-me dizer que depois da resposta à situação de Cristiano Ronaldo, sobre "a camisola ser pequena..." foi o melhor início de Queiroz no novo ciclo, pois chame-se Ronaldo, Deco, Nani, ou Zé da esquina, a selecção está acima de tudo!


João Vasco Nunes - Canto Curto especial Mundial'2010