terça-feira, 30 de novembro de 2010

SAD do F.C. Porto lucra 17,739 milhões no primeiro trimestre


A SAD do FC Porto apresentou um resultado líquido positivo de 17,739 milhões de euros no primeiro trimestre da época futebolística 2010/11, de acordo com o comunicado enviado hoje, terça-feira, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Apesar do resultado "francamente positivo", a SAD portista registou um decréscimo superior a 5,7 milhões de euros (ME) relativamente ao mesmo período do exercício anterior, que se saldou por um lucro de 23,485 ME.

Na base do resultado positivo da SAD "azul e branca" está o resultado operacional de 19,340 ME, ainda assim inferior 24,626 do primeiro trimestre da época passada, o que se explica pelo diferencial na venda de futebolistas.

Os 29,273 ME que renderam as transferências no início desta temporada, destacando-se as verbas recebidas por Bruno Alves e Raul Meireles, contratados pelo Zenit São Petersburgo e Liverpool, são inferiores aos 32,260 ME encaixados em 2009/10, em que saíram Lisandro Lopez e Cissokho.

As transacções de jogadores são a principal razão para o lucro da SAD portista, uma vez que os custos operacionais, com um total de 17,087 ME, voltaram a superar largamente os proveitos operacionais, cifrados em 13,871 ME.

Dos resultados do primeiro trimestre de 2010/11 destaca-se também o "reforço dos capitais próprios, que atingem em 30 de Setembro de 2010 o valor global de 39,5 ME, o que é superior a metade do capital social" e deixa a SAD fora do âmbito do artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais.

O activo total da SAD do FC Porto cresceu 15,1 ME em relação a 30 de Junho de 2010, para um total de 198 ME, enquanto o passivo diminuiu em 2,6 ME, passando a cifrar-se em 157,463 ME.

Fonte: JN

Benfica solidário com Rodriguez, Raúl Meireles, entre outros...


Depois do comunicado emitido pelo FC Porto, onde os dragões enumeram "um rol de comportamentos que têm um clube e uma pessoa como denominadores comuns e que configuram perfis dignos de um filme sobre gangsters", o Benfica reagiu com outro comunicado, onde se limita a enunciar uma série de nomes.

Recorde-se que na génese desta troca de galhardetes está uma alteração de Jorge Jesus com um jornalista da TVI, em Aveiro, no "flash interview" depois do jogo com o Beira-Mar. Esta tarde João Gabriel disse em conferência de imprensa que os encarnados poderão deixar de comparecer nas entrevistas rápidas depois dos encontros se os jornalistas não limitarem as perguntas aos aspetos do jogo.

Eis o comunicado da Benfica SAD:

«Co Adriaanse Luís Fabiano Derlei Paulo Assunção Adriano Rodriguez Costinha Raul Meireles Matt Fish (basquetebolista) Paulo Martins (RTP) Pedro Figueiredo (RTP) João Pedro Silva (RTP) Marinho Neves (jornalista) Fotógrafo do JN atropelado à saída do tribunal.

E mais um sem número de pessoas que optaram pelo silêncio!

A todos a nossa solidariedade!»


Fonte: Record

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Benfica SAD com relatório de contas aprovado


A Benfica SAD comunicou esta segunda-feira a aprovação do seu relatório de contas, por maioria e sem votos contra, pese os prejuízos consolidados de 19 milhões de euros. Também os Órgãos Sociais do clube mereceram um voto de confiança. Leia aqui o comunicado oficial dos encarnados.

Eis o comunicado oficial da Benfica, SAD:

«A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que na Assembleia Geral realizada hoje, dia 29 de Novembro de 2010, com início às 19.00 horas, foram tomadas as seguintes deliberações:

Aprovação do relatório de gestão e contas do exercício de 2009/2010, que compreende o período de 1 de Julho de 2009 a 30 de Junho de 2010, o qual apresenta, em termos individuais, um resultado líquido negativo de 20.275.881 euros e um capital próprio de 7.933.916 euros e, em termos consolidados, um resultado líquido negativo de 18.997.724 euros e um capital próprio de 7.438.971 euros;

Aprovação da proposta de aplicação de resultados, tendo os resultados apurados do período sido transferidos para resultados transitados;

Aprovação de um voto de confiança aos Órgãos Sociais que exerceram funções durante o exercício a que reportam as contas ora aprovadas;

Aprovação da declaração sobre a política de remunerações dos membros dos órgãos de administração e fiscalização;

Eleição do membro suplente do Conselho Fiscal até final do mandato em curso – 30.06.2012, conforme proposta apresentada pelo Sport Lisboa e Benfica.

O Conselho de Administração
Lisboa, 29 de Novembro de 2010»

Porto reage a comunicado do Benfica


Na sequência das ocorrências no final do encontro de ontem entre o Beira Mar e o Benfica e que, segundo relata a Comunicação Social, terminaram com ameaças e escolta policial a um jornalista da TVI, a FC Porto – Futebol, SAD não pode deixar de recordar um rol de comportamentos que têm um clube e uma pessoa como denominadores comuns e que configuram perfis dignos de um filme sobre «gangsters».


Eis o comunicado do FC Porto:

«1 – Agressão à estalada a um amigo do guarda-redes Moretto em pleno Aeroporto de Lisboa;

2 – Agressões a um cidadão junto à Caixa Geral de Depósitos de Telheiras, na sequência de um estacionamento indevido;

3 – Desrespeito pelo trabalho de um jornalista e agressão a um repórter de imagem da RTP à saída de uma reunião com Hermínio Loureiro. Os relatos dizem ainda que um dos intervenientes pegou no microfone da estação e o atirou ao chão;

4 – Agressão a pontapé ao Team Manager do FC Porto, verificada em plena área técnica do Estádio da Luz e que, apesar do esforço de um dirigente para, previamente, desviar o foco das imagens, ficou inequivocamente registada;

5 – Invasão de um estúdio da SIC no decorrer de um programa em directo.

Todos estes factos, sublinhe-se, têm sempre o mesmo emblema associado. Foram amplamente difundidos nos Média e rapidamente esquecidos, ao mesmo tempo que revelavam a urbanidade, o estilo e, acima de tudo, a credibilidade de quem os praticou e/ou comanda.

Porto, 29 de Novembro de 2010

O Conselho de Administração»

Benfica ameaça não ir aos "flash interviews"


João Gabriel, diretor de comunicação do Benfica, deu esta segunda-feira uma conferência de imprensa onde anunciou a intenção do clube da Luz em deixar de comparecer nos fash-interviews depois dos jogos, caso as perguntas colocadas pelos jornalistas não se limitem ao que se passou no encontro.

Esta declaração surge na sequência do encontro de domingo, em Aveiro, onde Jorge Jesus abandonou abruptamente o "flash" quando começou a ser inquirido pelo jornalista da TVI sobre o alegado mau ambiente reinante no balneário do Benfica.

"As entrevistas rápidas não são para perguntar sobre o jogador 'A' ou 'B'; se o Governo teve ou não influência editorial na TVI ou se a Manuela Moura Guedes foi censurada. Elas servem apenas para fazer perguntas sobre as incidências do jogo", esclareceu João Gabriel.

"A situação de ontem não foi inédita, o Benfica já tinha alertado a Liga sobre isto. O problema mantém-se à 12.ª jornada e o que se passou em Aveiro foi premeditado. Foi um ato provocatório", acusou, explicando, depois, qual deve ser, em seu entender, a postura do profissional da comunicação social nestes casos: "O jornalista deve cumprir com isenção e objetividade o que está no regulamento da Liga."

E deixou, por isso, um aviso: "Se esta situação se mantiver, o Benfica reserva-se ao direito de não comparecer no 'flash interview'!"

Relativamente ao facto de o jornalista da TVI no final da entrevista ter justificado a atitude de Jesus, dizendo que o treinador está habituado às perguntas da Benfica TV, João Gabriel saiu em defesa do canal do clube. "Como vocês [jornalistas] sabem, a mais-valia num meio de comunicação é ter um exclusivo. E o facto de as antevisões serem feitas não Benfica TV não colide com o vosso direito à informação e acesso às fontes, pois estamos apenas a valorizar um investimento que foi feito pelo Benfica. É um absurdo falarem em monólogos. Já vi esta temporada alguns treinadores fazerem autênticos monólogos em salas de imprensa."

Fonte: Record

UD Leiria vira e vence (2-1) Portimonense


José António e Carlão operaram a reviravolta do UD Leiria, que ontem saiu em desvantagem no marcador aquando da interrupção do encontro com o Portimonense devido a falha eléctrica no Estádio do Algarve.

Em 38 minutos a equipa de Pedro Caixinha deu tudo para chegar à vitória e, para isso, em muito contribuiu a entrada de Rúben Brígido, que revolucionou por completo o jogo e acabou por oferecer os golos a José António e Carlão. Claro domínio do UD Leiria que conquista a primeira vitória fora e ascende ao sexto lugar da classificação.

Ontem, até à interrupção do jogo, aos 52 minutos, o domínio, embora de uma forma não tão acentuada, tinha pertencido à formação algarvia, que cedo se colocou em vantagem com um golo de Lito.

O Portimonense sentiu a paragem e acabou por não conseguir evitar a derrota que mantém a equipa nos lugares de despromoção.

"Dragões" cumprem treino marcado pelo regresso de Souza


O FC Porto regressou esta manhã aos treinos, numa sessão dedicada à preparação para o próximo jogo com o Rapid Viena para a Liga Europa, na quinta-feira, e onde Souza foi a principal novidade. O jogador esteve de volta aos treinos, mas ainda de forma condicionada.

Também Alvaro Pereira treinou de forma condicionada, já que continua a braços com uma lesão no braço esquerdo, estando entregue ao departamento médico dos "dragões".

David, lateral dos Sub-19, marcou presença, numa sessão aberta à comunicação social durante 15 minutos.

Amanhã, terça-feira, André Villas-Boas orienta um novo treino no Olival, às 10h30, desta vez à porta fechada.

Fonte: O Jogo

domingo, 28 de novembro de 2010

Benfica acelera no moliceiro


Tacuara bisou e assistiu Saviola no terceiro golo. Benfica reduz para oito os pontos de diferença para o FC Porto. Rui Varela marcou o tento de honra do Beira-Mar.

Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.

Grande reacção do Benfica ao desaire europeu. Os encarnados rubricaram uma boa exibição em Aveiro perante um Beira-Mar que nunca se deu por vencido e que colocou por várias vezes os pupilos de Jorge Jesus em sentido.

Entrou melhor o Benfica, com várias oportunidades para marcar. A mais evidente foi o remate de Saviola à barra após um corte deficiente de Hugo. Depois Luisão cabeceou para defesa apertada de Rui Rego. Carlos Martins também esteve perto do golo após um remate de fora da área, numa altura em que o Beira-Mar já tinha equilibrado o jogo.

A melhor oportunidade dos aveirenses saiu dos pés de Renan, que atirou cruzado e rasteiro a testar a atenção de Roberto.

Mesmo em cima do intervalo, Kanu puxou Cardozo na grande área e Bruno Paixão apontou para a marca da grande penalidade. Na transformação do castigo máximo, o paraguaio coloriu de justiça o marcador.

Na segunda parte, o jogo começou mais repartido. A abrir, Ruben Amorim colocou em Cardozo que, sem marcação na pequena área, falhou o desviou. Depois Ronny atirou ao poste quando já tinha desperdiçado uma excelente ocasião após livre de Sérgio Oliveira.

Ao minuto 60, o momento do jogo. Grande golo de Cardozo após remate em arco para o poste mais distante da baliza do Beira-Mar. O paraguaio recebeu de Carlos Martins, tirou Hugo do caminho e disparou junto ao vértice direito da área, longe do alcance de Rui Rego.

Pouco depois, Tacuara voltou a trocar as voltas a Hugo, foi à linha e atrasou para Saviola que só teve de encostar para o 3-0.

O Beira-Mar reduziu a cinco minutos do final por intermédio de Rui Varela, que aproveitou um mau alívio de Luisão após livre de Renan. A equipa de Aveiro terminou o jogo à procura do segundo golo mas o resultado não sofreu mais alterações.

O Benfica passa a somar 24 pontos, menos oito que o FC Porto que ontem empatou (1-1) em Alvalde. Já o Beira-Mar acaba a jornada em 9º lugar.

Ponto por Golo

VEJA AS IMAGENS QUE FIZERAM O CLÁSSICO ENTRE SPORTING E PORTO



«Só deu Sporting» - Paulo Sérgio


O técnico leonino diz que «fica um sabor amargo» após o empate (1-1) com o FC Porto em Alvalade.

«Só deu Sporting. O FC Porto tem uma ocasião por Falcao, por uma falha nossa, na primeira parte, e tem o golo. Nós tivemos uma bola no ferro, um caudal durante os 90 minutos, outros bons remates mas a eficácia ficou-se por uma bola. Fica-nos um sabor muito amargo», disse Paulo Sérgio à SportTV no final da partida.

Com este resultado, o Sporting mantém 13 pontos de diferença para o FC Porto mas o técnico leonino diz que ainda «vai passar muita água debaixo da ponte». «Estamos no início do segundo terço do campeonato e ainda é cedo para se tirar qualquer tipo de conclusões. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho, procurando melhorar a cada fim-de-semana e buscar sempre a vitória. Esse é o nosso compromisso.»

Paulo Sérgio demarcou-se ainda das críticas dos jogadores do FC Porto ao árbitro Jorge Sousa: «Não comento arbitragens.»

Fonte: A Bola

«Golo do Sporting parece-me fora-de-jogo» - André Villas Boas


Foi com tranquilidade que André Villas Boas, treinador do FC Porto, analisou o empate em Alvalade. Mesmo queixando-se da arbitragem, considerou positivo o resultado.

«O golo do Sporting parece-me fora-de-jogo. Vi na SportTV e ouvi, para não dizerem que as palavras são minhas, que o golo foi irregular», disse o treinador do FC Porto na sala de imprensa de Alvalade.

Expulso pela segunda vez desde o início da temporada, o treinador contou a sua versão do que se passou: «Apenas disse ao árbitro que achava uma dualidade escandalosa de critérios. Disse-o duas vezes, se achou isso suficiente para me expulsar... Os níveis de agressividade do Sporting são positivos, mas quando passa a agressão é demais. Nós subimos um pouco os níveis na segunda parte, mas passar à agressão parece-me exagerado».

«Se tivessemos mantido a equipa com onze jogadores poderíamos ter dado a volta ao resultado, pois foi o nosso melhor período. A primeira parte foi menos conseguida, pois o Sporting mostrou-se, surpreendentemente, com grande nível de agressividade», disse aos microfones da SportTV.

André Villas Boas lamentou a expulsão de Maicon, até por garantir que não tem a certeza de esta ter sido justa: «O Liedson é um jogador experiente e parece-me que aproveitou o mais pequeno toque para cair. Pelo menos, tenho de acreditar na palavra do meu jogador», disse na sala de imprensa.

Antes, o técnico já tinha dito que a expulsão mudou o jogo: «Na segunda parte mudámos a estrutura e tivemos mais fluidez de jogo e oportunidades. Se não fosse a expulsão ficávamos por cima do jogo e podíamos chegar ao golo». O empate, no entanto, não o desmoraliza: «Um empate nesta casa, frente a uma equipa que luta pelo titulo, bem como manter o Sporting a 13 pontos é considerável. É um resultado positivo».

Fonte: A Bola

sábado, 27 de novembro de 2010

Sporting 1 - 1 Porto, empate no clássico

Acompanhe os lances mais importantes da partida n'O Livre Directo.



Sporting CP 1 vs 1 FC Porto
21h15, Estádio José de Alvalade Séc. XXI

Minuto» 90' - FIM DO JOGO

» 90+4' - Fim do jogo! Empate entre Porto e Sporting!
» 90' - Mais 4 minutos para jogar em Alvalade, pressiona o Sporting!
» 85' - Substituição no Porto: Sai João Moutinho, Entra Fucile
» 83' - Substituição no Sporting: Sai Pedro Mendes, Entra Carlos Saleiro
» 78 - Boa jogada de Vukcevic e Liedson a culminar com um cruzamento de João Pereira para boa cabeçada de Evaldo, para defesa segura de Hélton
» 74 - Villas-Boas expulso do banco de suplentes do Futebol Clube do Porto. Uma reacção um pouco intempestiva do treinador do Porto, após uma falta clara da equipa azul e branca.
» 71' - Substituição Porto: Sai Falcão, Entra Otamendi
» 69' - Substituição Sporting: Sai Maniche, Entra Vukcevic
» 68' - Vermelho directo para Maicon (Porto) - Maicon perde a bola para Liedson que se isolaria, mas o central do Porto no entender do árbitro rasteirou o levezinho.
» 65' - Substituição no Porto: Sai Varela, Entra Guarín
» 65' - Substituição no Sporting: Sai Valdés, Entra Yannick Djaló
» 63' - O Sporting vai ficando com cada vez menos bola!
» 57' - GOOOLOOOO! POOORTOOOO! Passe de Hulk dentro de área sobre o lado direto para Falcão encostar ao segundo poste! Está feito o empate!
» 55' - Liedson ganha a bola à entrada do meio-campo do Porto combina com André Santos, com remate do levezinho perto da área para boa defesa do guarda-redes azul e branco!
» 53' - Livre de Hulk sobre o lado direito do ataque do Dragão e Falcão em frente a Rui Patricio encosta... mas mal, Rui Patricio agarra a dois tempos!
» 52' - O Porto inicia a segunda metade da partida a tentar controlar o encontro
» 45' - Inicio da segunda parte!
» 45+1 - Final da primeira parte! O Sporting vence justamente com um golo de Valdés ao minuto de 37!
» 45' - Um minuto de tempo de compensação!
» 45' - O Porto já não remata há 18 minutos!
» 41' - Livre de Valdés sobre o lado direito do ataque verde e branco e Postiga ao segundo poste cabeceou pouco por cima da trave!
» 37' - Valdés recebe a bola à entrada da grande área, diante de Maicon o médio leonino foi mais forte e isolado diante de Hélton só teve de encostar para o fundo das redes!
» 37' - GOOOLOOOOOO!!!! SPORTING!!! Valdés!
» 36' - A menos de dez minutos do final da primeira parte e ainda não se viu um rasgo do incrível Hulk!
» 32' - Livre batido por Carriço... fraco!
» 30' - Entrada de Fernando sobre André Santos, Livre Perigoso! Cartão amarelo para Fernando!
» 23' - A Barra!!! Sporting! Pedro Mendes do meio da rua, um tiro que deixou Hélton pregado ao chão!
» 21' - Primeiro cartão amarelo da partida, Pedro Mendes (Sporting)
» 18' - Boa jogada entre João Pereira e Valdés do lado direito e Carriço ao primeiro poste cabeceia mal e fora do alvo.
»
15' - Remate de Hélder Postiga a passar perto da malha lateral de Hélton. O Sporting cresce no terreno.
» 14' - Primeira grande assobiadela para João Moutinho, após o inicio da partida, Moutinho rasteira Postiga fazendo falta. Não houve amarelo... mas sim muitas maças!
» 9' - Que Perigo!!! Lance pelo corredor central, mas Falcão isolado frente a Rui Patricio envia a bola ao lado! Rui Patricio bem no tempo de reacção a encurtar o espaço para o colombiano poder fazer o primeiro em Alvalade
» 8' - Liedson cria a primeira ocasião de perigo, remate cruzado dentro de área a bola passar perto do poste esquerdo da baliza de Hélton.
» 5' - Sporting com dificuldades em sair para o ataque, Porto pressiona alto.
» 1' - Muitas maçãs invadem o relvado... Moutinho é o alvo
» 0' - Rola a bola em Alvalade
» 0' - Eis o onze do FC Porto: Helton; Sapunaru, Maicon, Rolando e Emídio Rafael; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Hulk, Falcao e Varela.
» 0' - O Sporting vai jogar com: Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço, Polga e Evaldo; Pedro Mendes, Maniche, André Santos e Valdés; Hélder Postiga e Liedson.
» 0' - A partir deste momento estamos em directo do Estádio José de Alvalade para o clássico entre Sporting CP e FC Porto. A equipa de Paulo Sérgio precisa da vitória para alimentar a esperança do título, num jogo marcado pelo regresso de Moutinho a Alvalade.

Sporting vs Porto, às 21h15 em directo


O jogo que vai opor Sporting e Porto esta noite no estádio de Alvalade Século XXI, vai ser seguido em directo aqui no seu blogue. Vai ser possível ver o que se passa minuto-a-minuto, para não perder pitada do que se vai jogar.

Num jogo que marca o regresso de João Moutinho à casa de partida, tem carácter decisivo para o Sporting que se encontra neste momento a 13 pontos do líder Porto e que em caso de derrota passará para 16 essa distância o que a pouco mais de meio capmpeonato do fim se torna uma miragem para os leões de Paulo Sérgio.

Minuto-a-minuto, aqui no seu blogue!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Jesus continua... para já


Para já, Jesus continua. Mas se não voltar a ter a equipa do seu lado, a época do Benfica passará de mal a pior. Estará Jesus à altura deste desafio?

Não foi pacífica a forma como se processou a renovação de contrato de Jorge Jesus com o Benfica, no defeso. A forma como o treinador usou o estado de graça de que gozava entre os adeptos, obrigando a SAD encarnada a um esforço inesperado na hora de colocar o preto no branco, não caiu bem entre os dirigentes, e aí terá começado o plano inclinado de Jorge Jesus. A este factor acresce uma pré-temporada feita com jogadores a conta-gotas, por causa do Mundial e ainda marcada por alguns incidentes e resultados preocupantes. Porém, nunca ninguém admitiu que a derrocada pudesse vir a ser tão rápida e tão violenta. É que, a pouco e pouco, Jesus - um treinador muito intenso, que só sabe trabalhar colocando pressão sobre os seus pupilos - foi perdendo o plantel, desbaratando o principal trunfo da época passada.

Poder-se-á, neste momento, especular sobre a dificuldade do Benfica dispensar Jorge Jesus, face ao elevado custo que tal medida implicaria. Porém, independentemente desse incontornável facto, nem a humilhação de Telavive levou a que o despedimento do treinador fosse colocado sobre a mesa. Jesus vai a Aveiro com o lugar seguro. Pelo menos tão seguro quanto possível, já que a sucessão de jogos que se avizinha, especialmente as recepções ao Schalke e ao SC Braga, pode criar um novo cenário...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sporting em Setúbal, Benfica ou Braga em casa, Porto com estrelinha de campeão


O sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal foi realizado esta manhã em sede da Federação Portuguesa de Futebol. Um sorteio muito condicionado devido aos vários jogos com decisões pendentes devidos a processos.
No essencial de dizer que o Sporting terá que se deslocar ao centenário Vitória de Setúbal, enquanto que os encarnados ou os arsenalistas (jogo a realizar no próximo dia 12 no Estádio da Luz) irão defrontar a Olhanense em casa.
Quanto ao Porto continua bafejado pela sorte ao receber em casa a Juventude de Évora, mais uma equipa de um escalão inferior, sorteio que favorece e de que maneira a equipa de AVB que continua na luta pelo "tri" na Taça de Portugal.


Consulte todo sorteio:


Leixões - Pinhalnovense
Vitória de Guimarães - Torreense
Rio Ave- Atlético
Vitória de Setúbal - Sporting
FC Porto - Juventude de Évora
Benfica/SC Braga – Olhanense
Académica – Bombarralense/Louletano/União (pendente de processo)
Cova da Piedade/Gondomar/Varzim/Ribeirão (pendente de processo) - Merelinense

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Benfiquinha diz adeus à "Champions"


Ponto final na caminhada do Benfica na Liga dos Campeões. Derrota por três golos sem resposta com o Hapoel Telavive, em Israel, ditou o adeus encarnado à principal prova europeia de clubes.

Misto de pouca sorte, inspiração e alma ditou o adeus do Benfica à Champions. As águias partiam como favoritas para o jogo com o Hapoel, mas o favoritismo acabou por ficar no papel.

Os comandados de Jorge Jesus dispuseram de várias ocasiões para marcar – algumas soberanas –, mas não lograram bater Enyeama. Corrija-se. Saviola chegou a colocar a bola no fundo das redes, à passagem da meia hora, mas o lance seria anulado por pretenso fora-de-jogo de Kardec, que fez a assistência para o argentino.

O Hapoel poucas vezes incomodou Roberto, mas, ao contrário dos encarnados, ultrapassou o espanhol em duas ocasiões. Primeiro por Zahavi, aos 24 minutos, depois por Douglas da Silva, aos 74. Ambos na sequência de lances de bola parada.

A Champions é passado. Agora, só a Liga Europa está ao alcance dos encarnados... e do Hapoel. O destino europeu do Benfica ficará traçado na última jornada, que reserva recepção ao Schalke 04, no dia 7 de Dezembro.

Fonte: A Bola

Moutinho OK para Alvalade


Coincidência? Começou a semana de Alvalade no ginásio! Mialgia na coxa esquerda deu para agitar mais um pouco o rasto de polémica que rodeia o pequeno génio. Um encontro que ele não quer perder por nada deste mundo!

Há as histórias mágicas dos clássicos, há os problemas circunstanciais, há os “bluffs” convenientes e há, também, as pequenas ironias de ocasião, como esta de se ver Moutinho fora do primeiro treino da semana... com Alvalade pela frente.

Uma mialgia é a razão divulgada para a ausência do pequeno génio; uma mialgia, a mais branda das lesões musculares, mas suficiente para lançar um rastilho de dúvida na tribo do futebol, mais que suficiente para colocar Moutinho à cabeça dos noticiários e dos folclores com que se decora a semana que antecede cada um destes jogos sempre especiais, desta vez especialmente atractivo por todo o quadro de conflitualidade presente ou latente na mudança de Alvalade para o Dragão.

Mas tudo, afinal, não passará de uma incrível coincidência, mesmo que, perversamente, até se possa tirar partido das dores profissionais de alguém tão dado ao jogo como o futebolista algarvio!

Sejamos objectivos: sem suficiente informação adicional, não se pode avançar demasiado nas projecções, mas a colheita de pormenores do dia é mais que suficiente para pôr água na fervura levantada ontem de manhã. Moutinho, claro que sim, vai a jogo. Há uma mialgia na coxa esquerda, houve uma partida relativamente pressionante (embora com o FC Porto em velocidade de cruzeiro, bem preparado para se poupar dentro do quadro incerto daquele jogo de Moreira de Cónegos), as sequelas são frequentes e, por vezes, recorrentes, mas não, a dúvida não estará de pé muito tempo: hoje mesmo, amanhã talvez, haverá recuperação. Nada indicia que Moutinho possa falhar o regresso a Alvalade. Nada, mesmo.

Sim, não subsistam grandes dúvidas de que Moutinho estará em Alvalade, no ambiente que ele mais gosta: jogos de cortar à faca. Ele já é demasiado experiente para se poder falar, sequer, em teste à sua resistência anímica, por mais que Alvalade XXI o tente bloquear num coro de assobios...

Fonte: A Bola

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Braga vence Arsenal na Liga dos Campeões


Matheus marcou os dois golos que garantiram a vitória do SC Braga sobre o Arsenal. Minhotos igualam londrinos no Grupo H e continuam a sonhar com oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Primeira parte com poucas ocasiões de golo, com mais posse de bola para o Arsenal e com o SC Braga a tentar, sem sucesso, saídas rápidas para o contra-ataque.

A melhor oportunidade pertenceu aos londrinos, com Walcott a surgir isolado à entrada da área minhota e Felipe a sair aos pés do adversário para cortar o lance.

No segundo tempo, o Arsenal entrou mais forte e Walcott, novamente, desta feita de livre, esteve perto de abrir o marcador. Na resposta, Luís Aguiar atirou a rasar o poste.

Pouco depois de Wenger ter esgotado as substituições, Eboué lesionou-se e deixou o Arsenal reduzido a dez unidades. Na jogada seguinte, Élton – acabado de entrar – lançou Matheus e o brasileiro só teve de apontar ao poste mais distante para colocar o SC Braga em vantagem.

Com os ingleses à procura do empate, os minhotos aproveitaram novo contra-ataque e Matheus fixou o resultado final já em período de descontos. O avançado brasileiro ganhou um ressalto no meio-campo, correu em direcção à área, contornou dois adversários e disparou colocado sem hipóteses para Fabianski.

Com este resultado, o SC Braga iguala o Arsenal e adia a decisão do apuramento para a última jornada. A equipa de Domingos Paciência precisa de vencer por mais de 3-0 na Ucrânia para anular a derrota (0-3) em casa com o Shakhtar. Caso não consigam anular essa desvantagem, os minhotos têm de esperar que o Partizan vença o Arsenal em Londres.

Fonte: A Bola

«Sabemos que o apuramento passa por este jogo» - Jorge Jesus


O técnico do Benfica não tem dúvidas de que as possibilidades de seguir para os oitavos-de-final passam muito pelo jogo desta quarta-feira em Israel. A vitória frente ao Hapoel é fundamental, por isso garante que vai apresentar o esquema de jogo habitual.

É certo que Jorge Jesus teme a primeira meia hora do Hapoel, mas o técnico dos «encarnados» também diz que a sua equipa vai entrar para vencer. «Sabemos que o apuramento passa por este jogo. Esperamos um adversário que vai entrar com ritmo muito alto nos primeiros 30 minutos e cabe-nos contrariar isso», disse na conferência de imprensa de lançamento ao jogo.

Para que o objectivo seja cumprido, Jesus garantiu que vai apresentar «o esquema em que o Benfica joga 90 por cento das vezes». Ainda assim, admitiu estar ainda «indeciso» entre a utilização de Kardec e Cardozo, uma vez que o avançado paraguaio está agora de regresso após dois meses de paragem.

Fonte: A Bola

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Hildbrand preparado para o clássico


O Sporting voltou esta segunda-feira ao trabalho depois da vitória por 1-0 sobre o Paços de Ferreira para a Taça de Portugal no domingo, preparando já o encontro com o FC Porto, a contar para 12.ª jornada da Liga ZON Sagres, agendado para as 21H15 de sábado no Estádio de Alvalade.

No apronto matinal que decorre em Alcochete, destaque para Hildebrand e Grimi. O guarda-redes alemão trabalha sem qualquer limitação, enquanto o argentino já se treina integrado, ainda sob vigilância médica. Antes do início da sessão de trabalhos, Paulo Sérgio aproveitou para dar uma pequena palestra aos jogadores.

Por seu turno, os titulares diante da equipa da capital do móvel limitaram-se a fazer trabalho de recuperação. Ausentes da sessão estiveram Matías Fernandéz e Izmailov. O chileno fez trabalho de ginásio e de terreno; o russo ainda está em recuperação de uma operação ao joelho.

Fonte: Record

Bwin Cup: Benfica e Sporting podem defrontar-se nas meias-finais


Já são conhecidos os quatro grupos que vão lutar pela conquista da Taça da Liga. Nesta fase já entram os seis primeiros classificados da última época, com destaque para o grupo C, no qual o SC Braga terá de medir forças com o V. Guimarães, em mais um escaldante duelo do Minho.

No sorteio das meias-finais, ditou-se que o primeiro do Grupo A defrontará o primeiro do Grupo C, enquanto que o primeiro do grupo B irá colocar-se frente-a-frente com o primeiro do grupo D, ou seja Benfica (grupo B) e Sporting (grupo D).

São estes os quatro grupos:

Grupo A
FC Porto
Ñacional
Beira-Mar
Gil Vicente

Grupo B
Benfica
Marítimo
Olhanense
Desportivo das Aves

Grupo C
SC Braga
V. Guimarães
Paços de Ferreira
Arouca

Grupo D
Sporting
Naval
Penafiel
Estoril

Fonte: A Bola

domingo, 21 de novembro de 2010

Yannick marca e coloca Sporting nos oitavos-de-final


Um golo de Yannick, já em cima do intervalo, garantiu ao Sporting a vitória sobre o Paços de Ferreira e o consequente apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Numa partida marcada pelo regresso de Pedro Mendes ao onze titular dos leões, após longo período de paragem por lesão, a equipa de Alvalade dispôs das melhores ocasiões para marcar – por exemplo um remate forte de André Santos à barra – mas esteve longe de encantar.

Já na segunda parte, a equipa do Paços de Ferreira procurou o empate através das substituições operadas por Rui Vitória, mas a equipa da capital do móvel não conseguiu aproximar-se com perigo da baliza de Rui Patrício – excepção feita para uma oportunidade desperdiçada por Maykon já em período de descontos.


Nota também para o facto de nas bancadas de Alvalade terem estado menos de 9 mil espectadores.

Fonte: A Bola

Sporting e Porto nos oitavos

Numa tarde e noite de Taça de Portugal, destaque para a vitória o Merelinense sobre o Carregado equipa que ainda o ano passado militava na segunda divisão do futebol nacional, para a vitória da Académica por 2-0 em Aveiro diante do Beira-Mar e das vitórias pela margem mínima de Sporting e Porto diante de Paços de Ferreira e Moreirense, respectivamente.
Para disputar está ainda o jogo grande dos 16 avos de final entre Benfica e Sp. Braga, maracado para dia 12 de Dezembro.

Ficam aqui os resultados:


Fonte: A Bola

Falcao coloca FC Porto nos «oitavos»


O FC Porto garantiu, este domingo, a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, após ter vencido, com algumas dificuldades, o Moreirense (1-0). Falcao voltou a ser decisivo ao marcar o único golo da partida.

O Moreirense surgiu esta noite bem organizado e conseguiu travar as jogadas do FC Porto, que, ao contrário do que tem sido hábito, não criou muitas oportunidades de golo, principalmente durante os primeiros 45 minutos.

A equipa de Moreira de Cónegos, claramente motivada por defrontar o FC Porto, disputava cada jogada com grande intensidade e não dava espaços ao adversário.

Na segunda parte, o FC Porto intensificou a pressão, começou a criar mais perigo e aos 75 minutos acabou por chegar ao golo. O médio argentino Belluschi aplicou um forte remate, a bola embateu na trave e na recarga Falcao, que entrou na etapa complementar, desviou a bola com sucesso.

Este resultado coloca o FC Porto nos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Fonte: A Bola

David Luiz pode ficar mais um ano na Luz


David Luiz e a SAD do Sport Lisboa Benfica andam já há alguns meses a tentar negociar a permanência do jogador no clube da Luz, pelo que neste momento, ao que o Livre Directo apurou o central encarnado quererá ver o seu futuro decidido até Janeiro, facto que nesta altura coloca alguma pressão nos dirigentes encarnados, na tentativa de segurar o internacional brasileiro por mais uma temporada.

Fora da mesa não está o cenário de vermos David Luiz sair em Janeiro, posição assumida pelo Benfica no caso do clube já não ter qualquer aspiração no campeonato ou Liga dos Campeões, por isso esta demora na decisão do futuro do jogador.

David sabe do interesse de colossos europeus e não quer deixar fugir essa oportunidade, por outro lado uma boa proposta encarnada pode segura-lo, até pelo carinho que ele sente pelo clube.

Incógnita que deve ficar resolvida nas próximas semanas após o Benfica defrontar o Shalke e vermos chegar a 14ª jornada do campeonato, altura em que caso o Benfica perca mais pontos o campeonato será uma miragem.

Canales (Real Madrid) focado pelo Sporting


Em resposta ao hipotético interesse do Sporting no empréstimo, pelo Real Madrid, do jovem Sergio Canales, o empresário do extremo de 19 anos, Antonio Mendonza, em declarações a A BOLA descarta a possibilidade de tal transferência.

«Com todo o respeito, pois o Sporting é um clube espectacular, mas neste momento o Sergio Canales está concentrado no Real Madrid. Tenho conhecimento disso, mas de concreto não tenho nenhuma informação, já que não foi feita qualquer tipo de abordagem».

O agente do jogador admitiu ainda que, segundo o que o próprio Real Madrid tem dito, José Mourinho quer que Canales entre aos poucos na equipa, pelo que o extremo não quer perder a oportunidade de poder vingar na formação merengue.

Fonte: A Bola

Matheus projecta salto em Janeiro


Matheus está na mesma situação de Rodriguez. Em final de contrato, o avançado é um dos nomes que deverão ser negociados na reabertura do mercado, em Janeiro, aproveitando a chama da Liga dos Campeões, que lhe ilumina o caminho para a glória e para o maior salto da sua carreira.

A Champions tem sido, realmente, uma bela rampa de lançamento para Matheus, que marcou quatro golos nos oito jogos que o Braga disputou desde a terceira pré-eliminatória até à fase de grupos.

Golos decisivos, obtidos frente a peso-pesados e que renderam quatro vitórias. Celtic, Sevilha (por duas vezes) e Partizan, no primeiro triunfo minhoto no grupo H, são as vítimas do brasileiro, que é o jogador do Braga que mais acerta na baliza na fase regular da Champions - sete remates no alvo.

Aliás, neste capítulo, Matheus está na companhia de grandes estrelas como Di Maria e Higuaín, do Real Madrid, Ibrahimovic, do Milan ou Anelka, do Chelsea.

É esta preponderância no ataque do Braga que aguça a cobiça de emblemas europeus, em especial franceses. Lille, Lens, Mónaco e Auxerre têm multiplicado as observações, tanto no Axa como nos jogos que o Braga disputa no exterior.

Fonte: A Bola

Cardozo recuperado


Quase dois meses depois de se ter lesionado com gravidade - a 29 de Setembro, na visita ao terreno do Schalke - Óscar Cardozo regressa aos relvados pela mesma porta por onde saiu, a da Liga dos Campeões.

O ponta-de-lança paraguaio está recuperado da entorse no joelho esquerdo, com lesão no ligamento lateral interno, e o técnico Jorge Jesus pondera dar-lhe já a titularidade na deslocação a Telavive, mesmo que a condição física do Takuara não seja a ideal - é um aspecto que, contudo, tem sido muito trabalhado esta semana.

Seja na condição de titular ou de suplente utilizado, o regresso mais do que provável do goleador encarnado vai assinalar o seu jogo 30 pelo Benfica nas provas europeias. Até aqui, em 29 presenças, conta 15 golos - média de um tento a cada duas partidas - o que significa que, no actual plantel, é o segundo melhor marcador nas provas da UEFA mas, sublinhe-se, é o mais eficaz, pois Nuno Gomes conta 23 golos em 66 jogos, o que lhe dá uma média inferior.

Fonte: A Bola

sábado, 20 de novembro de 2010

Villas-Boas: «Cabeça do FC Porto está a prémio»


André Villas-Boas comentou este sábado, em conferência de imprensa, o encontro de domingo, diante do Moreirense a contar para a Taça de Portugal. O técnico dos dragões quer vencer, mas garante tratar-se de um jogo complicado, onde a equipa de Moreira de Cónegos entra com uma motivação extra.

"É um jogo de alto risco porque se defrontam duas equipas motivadas. E nesta altura a invencibilidade do FC Porto está a prémio. A cabeça do FC Porto está a prémio porque todos querem ganhar...", referiu o treinador da turma azul e branca.

Sobre os objetivos dos dragões na Taça de Portugal, Villas-Boas admite: "O FC Porto quer ganhar esta prova e obviamente que um afastamento teria consequências, seria algo muito falado".

A paragem de Alvaro Pereira

À margem da análise ao encontro de domingo, André Villas-Boas comentou ainda a lesão de Alvaro Pereira, admitindo que o esquerdino até pode regressar ainda em 2010: "Se calhar a ausência não será tão longa como se chegou a falar. E talvez o Alvaro ainda jogue em 2010".

Fonte: Record

Vitória de Setubal comemora hoje 100 anos


O primeiro clube nascido com a República celebra hoje a bonita idade de 100 anos, uma marca só ao alcance das grandes instituições. Com um século de vida, um museu recheado de troféus e a projeção de um dos emblemas que fazem a história do futebol português, o Vitória de Setúbal chegou mesmo a assumir o papel de quarto grande, quando nos anos 60 e 70 se imiscuiu no domínio representado por Benfica, Sporting e FC Porto. São desse período os maiores craques que passaram pelo Bonfim, casa de um clube que no século XXI voltou aos títulos – a Taça de Portugal em 2004/05 e a Taça da Liga em 2007/08 – e que na viragem do centenário tem um enorme desafio pela frente: construir um futuro no futebol nacional.

O presidente Fernando Oliveira não arrisca dizer que o Vitória vai durar mais cem anos. Nem sequer por mais um ano ele arrisca dizer algo assim...

«A situação é muito complexa. Não digo que seja intransponível, mas... O Vitória não tem nada. Está na estaca zero, ingovernável», admite Fernando Oliveira a A BOLA.

A questão é: como foi possível o clube chegar ao centésimo aniversário sem património e sem dinheiro? Quem se enganou nas contas?

«Eu fui o único presidente que nunca vendeu património. Nos últimos anos, o clube viu a conjuntura alterar-se, tornou-se mais difícil. Jorge Goes e outros a seguir, como Chumbita Nunes, equilibraram o barco com rendas antecipadas de uma empresa que era o principal investidor e parceiro do Vitória num grande negócio estrutural. Normal. Tem lógica. Se teria feito o mesmo? Se tivesse necessidade, se calhar não tinha alternativa. Só que agora essa possibilidade já não existe, esse investidor, não tem condições para financiar o Vitória. E o Vale da Rosa é uma realidade que, parece, não vai existir», adianta Fernando Oliveira.


A alternativa

O Vitória está, portanto, preso a um contrato que não anda e sem saber para onde se virar, a quem pedir.

«Sim. E além do mais eu entendo que o Vitória, se sair do Bonfim, arruína-se. Temos feito pequenas obras no Bonfim, gastámos agora 75 mil euros num relvado adjacente, melhorámos as condições para os miúdos na Várzea. Mas sair do Bonfim seria dramático, retiraria o clube da cidade e isso seria fatal. Não pode acontecer. Temos um projecto de remodelação do Bonfim e conseguiríamos quem nos ajudasse. Temos um plano, mas precisamos que as pessoas compreendam a nossa posição. Nós não queremos rasgar contratos, nem queremos dizer pelos jornais que vamos anular o direito de superfície cedido à Pluripar. Não queremos isso, mas já pedimos uma reunião à administração da Pluripar para colocar as cartas em cima da mesa, já a pedimos há dias e estamos à espera que a marquem. Também pedimos à presidente da câmara para patrocinar o encontro. Mas ou nos dão respostas ou tomaremos as nossas decisões. Porque se o nosso projecto não avançar o Vitória acaba», avisa o presidente.

Fonte: A Bola/Record

Beira-Mar - Benfica vai realizar-se

Penhoras levantadas ao Beira-Mar



O Beira-Mar pode, finalmente, aceder a receitas de jogos depois de levantada as penhoras que dificultavam a gestão diária do clube. O acordo entre a Direcção e os principais credores do clube, os ex-dirigentes José Cachide e Artur Filipe, foi estabelecido cerca das 22 horas.

Os dois antigos dirigentes reclamavam uma dívida a rondar os 700 mil euros e nas últimas semanas sucederam-se as tentativas de acordo, sempre infrutíferas, até por fim se chegar a um consenso entre as partes.

Em comunicado, a Direcção do Beira-Mar congratula-se com o acordo alcançado e esclarece que este deve ser entendido como «um passo importante para a longa e árdua missão de salvar o clube».

Fonte: A Bola

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Álvaro Pereira só volta em 2011


Más notícias para André Villas-Boas. Alvaro Pereira aterra hoje na Invicta depois de ter jogado pelo Uruguai, mas vai apresentar-se lesionado e o mais provável é que só jogue em 2011. O lateral tem uma fissura no úmero do braço esquerdo e não pode competir no próximo mês, falhando um total de 6 jogos nos quais se destaca a visita a Alvalade. É uma baixa de peso, já que se trata do jogador mais utilizado do novo FC Porto e de um dos mais fiáveis elementos da estrutura base do dragão.

Queda

Tudo aconteceu no embate com o Chile. Palito caiu mal após disputar um lance aéreo e queixou-se de imediato, mas ainda regressou ao relvado, saindo pouco depois (63’). Ontem, fez exames junto do corpo clínico da seleção uruguaia, ainda em Santiago do Chile, tendo-se detetado a tal fissura que o impede de competir nas próximas quatro semanas, segundo estima Alberto Pan, responsável médico da equipa celeste.

Alvaro Pereira vai estar no Olival esta tarde, apresentando os exames que trouxe desde a América do Sul e confirmando o tempo de paragem e o plano de tratamento. Ontem à noite, Record falou com o seu irmão Danilo, a par do cenário clínico. “Ele já seguiu viagem. Foi uma pena o que aconteceu, mas não terá de ser operado e apesar de tudo apontar para uma paragem de um mês, o Alvaro disse-nos que talvez consiga recuperar em 20 dias”, revelou Danilo.

Nesta fase, porém, é prematuro avançar cenários ou perspetivar uma recuperação acelerada. Na melhor das hipóteses, o Palito estará a postos para receber o CSKA de Sófia (já com tudo decidido na Liga Europa) e para a deslocação a P. Ferreira. O FC Porto espera, porém, pelo jogador e pelos exames para reavaliar a situação e confirmar a informação de que o caso não requer cirurgia.

Desde que assinou pelos dragões, o incansável Alvaro Pereira já fez um total de 82 jogos oficiais entre clube (65) e seleção (17). Um registo impressionante de alguém que estava quase imune a lesões. Esta é a paragem mais longa que vai enfrentar.

Fonte: Record

Bilhetes à venda para Alvalade


O FC Porto iniciou hoje a venda de ingressos para a visita ao Sporting, na 12.ª jornada da Liga. Ao longo do dia, os associados portadores de Dragon Seats (lugares anuais) têm exclusividade na aquisição de entradas para o clássico.

Amanhã, a oferta será alargada a todos os sócios, que podem adquirir apenas um ingresso mediante a apresentação do respectivo cartão de associado.

Os preços dos bilhetes estão fixados em 22 (topo) e 40 euros (central). A deslocação dos dragões ao palco do Sporting terá lugar no próximo dia 27.

Fonte: A Bola

Benfica contrata Funes Mori


Está feita a primeira contratação de inverno do Benfica 2010/2011, Funes Mori avançado do River Plate e um dos jogadores de futuro da selecção alvi-celeste vai chegar á Luz em Janeiro por uma verba de 8 milhões de euros.

Tal como o Livre Directo havia noticiado o Benfica só se dispôs a pagar 5 milhões, mas Joraabchian, empresário bastante ligado ao clube encarnado ajudou a trazer o craque argentino para Lisboa.

Especula-se que o Benfica terá ficado com mais de 50% do passe, equivalente ao valor de 5 milhões de euros que as águias estavam dispostas a pagar, ficando o reconhecido empresário com o restante do avançado argentino.

Com esta contratação o Benfica olha não só para o presente mas também para o futuro da equipa sénior.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ronaldo marca o melhor golo do mundo, mas não contou

Cristiano Ronaldo teve ontem uma noite à imagem da nossa selecção, o craque português teve um lance de sonho só ao nível do melhor do mundo, mas o árbitro anulou por pretenso fora-de-jogo de Nani que toca na bola. Lance mal ajuizado, pois Nani não está fora-de-jogo e a bola já estava dentro!

Portugal pulveriza Espanha (4-0)


Nem nos melhores sonhos lusos alguém podia imaginar uma goleada à Espanha como foi vista ontem pelos cerca de 30 mil espectadores que estiveram presentes no Estádio da Luz.

Portugal entrou em jogo sem medo a pressionar alto, a querer ter posse de bola e isso incomodou e de que maneira os espanhóis, durante o primeiro tempo a selecção das quinas teve sempre o controlo da bola e o domínio do jogo, exceptuando o lance em que David Silva sozinho dentro da área cabeceou felizmente... para fora.

O show de Cristiano Ronaldo, na esquerda, e de Nani, na direita, não deu qualquer hipótese à «Roja» na primeira parte, mas na segunda, já sem o extremo do Real Madrid, a equipa das quinas não baixou o rendimento.

Carlos Martins, no final do primeiro tempo, abriu o activo, após uma excelente jogada de Cristiano Ronaldo. A bola sobrou para o médio do Benfica que não se fez rogado e fuzilou Casillas.

Na segunda parte, Portugal manteve o fulgor e apareceu Hélder Postiga. O avançado está num excelente momento de forma e fez dois golos. No Primeiro, Nani assistiu Moutinho, que esperou pela melhor posição de Postiga para fazer o 2-0.

Pouco depois à entrada da área, após assistência de Moutinho, ampliou a contagem e deixou Portugal em delírio.

A cereja em cima do bolo caiu em cima do apito final, quando Hugo Almeida confirmou a goleada, após assistência de Pepe.

Destaque para a estreia na formação das quinas de Rui Patrício e de Paulo Machado.

Fonte: A Bola

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Villas Boas falado para o Inter


Em Itália fala-se na possibilidade de o espanhol Rafael Benitez ter em risco o posto de treinador do Inter. André Villas Boas é apontado como um dos eventuais sucessores.

O site italiano TMW revela mesmo que o actual técnico do FC Porto até já foi contactado por dirigentes nerazzurri nos últimos dias, ainda que a título meramente consultivo, uma vez que é prematuro dizer que Benitez está de saída do clube italiano. Por agora há apenas a ideia que o trabalho do técnico contratado para suceder a José Mourinho no Inter não está a agradar, mas apenas estamos no início da época.

Fonte: A Bola

De qualquer forma é de destacar que André Villas Boas aparece na potencial lista de sucessores – assim como Leonardo e Luciano Spalletti -, até porque o jovem treinador do FC Porto já esteve ao serviço do Inter, na época 2008/2009, então como membro da equipa técnica liderada por José Mourinho.

Beira-Mar: Autocarro finta as portagens


Comitiva vai pela estrada secundária quando a equipa se treina no velho Mário Duarte. Medida para evitar despesas com as famosas SCUT.

O novo Estádio Mário Duarte foi construído a cerca de 10 quilómetros do centro de Aveiro, uma distância curta, mas demasiado longa para os adeptos. Para agravar um quadro já de si pouco favorável, a auto-estrada A25 passou a ser taxada e quem pretende evitar a despesa é obrigado a circular por vias secundárias, sempre congestionadas por camiões. Em tempos de crise, até o autocarro do Beira-Mar finta as portagens quando a equipa vai treinar-se ao antigo estádio. São sempre uns euros que se poupam.

Inaugurado no ano anterior ao Euro-2004, o novo Mário Duarte passou também a ser a casa dos beira-marenses. Percebeu-se rapidamente que os 30 mil lugares disponíveis no recinto não correspondiam à realidade e à dimensão do clube e, com raríssimas excepções, a equipa joga sempre perante bancadas vazias.

Fonte: A Bola

terça-feira, 16 de novembro de 2010

FC Porto pondera avançar por Hugo Almeida


O jornal alemão “Bild” revela, na sua edição desta terça-feira, o interesse do FC Porto em contratar o português Hugo Almeida, juntando-se assim ao Sporting na luta pela contratação do avançado.

O internacional português termina o contrato que o liga ao Werder Bremen no final da corrente época e os dragões podem acertar a sua contratação seis meses antes do final do vínculo com os germânicos.

O Bremen suspendeu recentemente o processo de renovação com o atleta devido ao mau momento que o clube atravessa, mas ainda assim, segundo a publicação alemã, os dirigentes da formação germânica acreditam que o vencimento de Hugo Almeida (cerca de 2 milhões de euros por ano), vai fazer com que não seja fácil a outros clubes chegarem a acordo com o ponta de lança titular da selecção das quinas.

Fonte: Record

«Queremos ser os melhores do mundo» – Paulo Bento


O seleccionador de Portugal, Paulo Bento, em conferência, considera que é decisivo para o crescimento da Selecção Nacional defrontar equipas com o valor da Espanha, actual campeã do Mundo.

«Nós queremos ser os melhores do mundo e por isso temos de defrontar as melhores selecções do mundo. É verdade que não é um jogo que vale pontos, mas estão em causa muitos outros factores, como o prestígio das duas equipas», afirmou Paulo Bento.

O seleccionador nacional desvendou aquilo que pretende dos seus jogadores em todos os jogos e não apenas nos particulares: «Só podemos pensar estar entre os melhores se formos organizados, competitivos e revelar-mos atitude na abordagem ao jogo. A personalidade que temos de mostrar para estarmos em primeiro lugar. Queremos ter a bola e circular o esférico, mas levando em conta sempre o valor do adversário.»

Uma das principais dúvidas no «onze» é para a posição de lateral esquerdo, com Bosingwa e Miguel Veloso a serem os mais fortes candidatos: «Não vou dizer quem é o lateral esquerdo no jogo de amanhã. É muito fácil de entender que será um desses dois jogadores. Bosingwa joga há muitos anos como lateral direito, o Miguel foi em alguns momentos adaptada a lateral. Temos 24 horas até ao jogo e vamos decidir em virtude da estratégia pretendida.»

O experiente avançado João Tomás, de 35 anos, tem estado em evidência no Rio Ave, onde já contabiliza sete golos, e Paulo Bento não fechou a porta à possibilidade de ser chamado: «Portugal tem dois ponta-de-lanças que preenchem os requisitos que pretendo. Agora, uma coisa é verdade não olho para o bilhete de identidade para fazer a convocatória. João Tomás poderá estar noutro leque de escolhas. Idade não será um critério nas minhas opções.»

Fonte: A Bola

Beira-Mar-Benfica em risco de não se realizar


Alarme em Aveiro. O jogo com o Benfica, agendado para o próximo dia 28, pode estar em risco. A Direcção dos aveirenses, agora presidida por António Regala, assegura que a recepção aos encarnados está em causa devido ao facto de o clube não ter nesta altura cerca de 40 mil euros para despesas de organização do mesmo.

O alerta foi dado hoje, ao final da manhã. «Hoje o clube está numa situação que não é nova. Está mesmo à beira da morte», assegurou António Regala, presidente-adjunto do Beira-Mar.

Com a obrigação de depositar todas as receitas, o clube está impossibilitado de pagar salários e contribuições para a Segurança Social. Aliás, segundo o dirigente, a prestação deste mês já se encontra em atraso.

«A impossibilidade de governação», em resultado de execuções fiscais movidas pelos ex-dirigentes Artur Filipe e José Cachide, «podem originar a morte do Beira-Mar», deixou novamente o aviso. «Apelamos às pessoas que acordem e não lamentem quando acontecer», reforçou a ideia.

A Direcção manter-se-á em funções enquanto tiver condições «para não atirar a toalha ao chão».

Fonte: A Bola

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

«Jogo com FC Porto pode ser decisivo para o título» - Paulo Sérgio


Em entrevista ao programa “Resultado Final” da SportTV, Paulo Sérgio reconheceu que o jogo com o FC Porto «pode ser decisivo» no que à luta pelo título diz respeito.

Sem querer alongar-se nos comentários sobre o clássico do próximo dia 27, sob pena de «dispersar a atenção dos jogadores para o jogo com o Paços de Ferreira [para a Taça de Portugal], o técnico leonino não deixou de admitir que a recepção aos dragões «pode ser decisiva em termos de título».

«Se ainda faz sentido falar no título? Faz todo o sentido. Não atiro a toalha ao chão. Sabemos o contexto em que estamos inseridos. O nosso caminho é acreditar no grupo que temos», referiu, sublinhando: «Está nas nossas mãos encurtar as distâncias. Outros só têm um jogo para o fazer».

«O FC Porto afinou a máquina primeiro que todos os outros. Nós estamos constantemente à procura da afinação. Se o FC Porto ganha, nós temos de ganhar também. Estamos a 13 pontos do primeiro lugar, o que está a menos tem dez de distância», observou.

Fonte: A Bola

Ponto por Golo

Ontem foi a vez de Benfica e Porto entrarem em acção para fechar a ronda 11 do nosso campeonato, veja os 6 golos que fizeram a noite!

11ª Jornada - 14-11-2010

Benfica - Naval




Porto - Portimonense

Madaíl deve sair da Federação


Gilberto Madail voltou, esta segunda-feira a deixar perceber que não vai recandidatar-se à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Falando à margem de uma cerimónia que marcou a renovação por mais quatro anos do patrocínio da Sagres às Selecções nacionais, Madail disse que já não espera estar no organismo quando se cumprir 20 anos nesta parceria com a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC).

«Penso que já não estarei na presidência nessa altura, mas nada é definitivo na vida», disse o líder da FPF.

Fonte: A Bola

«Aprendi a amar e a viver o Benfica» - David Luiz


David Luiz sente-se «extremamente feliz no Benfica». Cobiçado por vários “tubarões” europeus, o central brasileiro diz que «não há dinheiro que pague» o carinho dos adeptos encarnados.

«Sou extremamente feliz aqui, aprendi a amar este clube, a viver este clube. Aprendi que só entrar em campo e jogar à bola é pouco. Tem que ser muito mais que isso», explica o jogador, em declarações ao site IG Esporte, pormenorizando: «É viver, é entender o sentimento das pessoas, das crianças, das senhoras que “torcem” por nós. Fico até arrepiado. Tudo o que puder fazer para retribuir esse carinho, eu faço. Não tem dinheiro que pague essas coisas».


David Luiz chegou à Luz em 2006, com 19 anos, proveniente do Vitória da Bahia, e encontrou em Luisão, “águia” desde 2003, um exemplo a seguir.

«O Luisão já viveu inúmeras coisas no futebol, que nós, meninos que estamos a chegar agora, queremos viver. Já conquistou muito e ajuda-nos a crescer. Diz-nos sempre que, querendo, tudo se consegue», revelou.

Representar Portugal nunca foi hipótese

Presença assídua nas convocatórias de Mano Menezes, David Luiz esclarece que nunca equacionou a hipótese de representar Portugal.

«Sempre deixei claro que não pensava nessa possibilidade. Jogar pelo Brasil é o meu sonho de criança, é o sonho da minha família. Se não jogasse pela selecção brasileira, seria só mais uma equipa», admitiu.

Fonte: A Bola

domingo, 14 de novembro de 2010

Porto vence (2-0) e mantém distâncias


Dragão mantém dez pontos de vantagem sobre Benfica e V. Guimarães após vitória por 2-0 sobre o Portimonense, no Dragão. Walter estreou-se a marcar na Liga, Hulk, de grande penalidade, fechou a contagem.

Walter estreou-se a titular (na Liga) e a marcar. O brasileiro abriu o marcador com um grande golo de fora da área, após boa combinação com Ruben Micael, confirmando a vantagem que se adivinhava pelo domínio portista nos primeiros 45 minutos.

Otamendi e Belluschi também estiveram perto do golo. O primeiro cabeceou na sequência de um canto e viu Ricardo Pessoa salvar in-extremis, o segundo atirou colocado a rasar o poste depois de ver Ventura ligeiramente adiantado.

O melhor que o Portimonense conseguiu foi forçar Helton a intervenção apertada, desviando para canto um remate forte de fora da área de Pedro Silva.

Na segunda parte, o Portimonense foi à procura do empate e esteve perto de o conseguir. Ivanildo, de livre, atirou à barra. Pouco esclarecedor na manobra ofensiva na etapa complementar, a melhor oportunidade do FC Porto acabou por esbarrar no posicionamento de Ricardo Pessoa, que estava no sítio para cortar o remate de Walter.

Hulk fechou a contagem na transformação de uma grande penalidade já em período de descontos.

Com este resultado, o FC Porto mantém-se na liderança com dez pontos de vantagem sobre Benfica e V. Guimarães. Já o Portimonense cai para os lugares de despromoção.

Fonte: A Bola

Hildebrand assaltado

O guarda-redes do Sporting, Timo Hildebrand, revelou ter sido assaltado este domingo em Lisboa.

O jogador postou mais uma entrada na sua página na rede social Facebook, revelando ter tido um fim-de-semana com «sentimentos mistos». Se no sábado a vitória sobre a Académica foi boa, embora o jogo se tenha tornado emocionante de mais depois de os estudantes reduzirem o marcador, o domingo foi menos bom.

O jogador revela que foi assaltado e que lhe roubaram a mala, com cartões, dinheiro e documentos. «Não percebo estas pessoas, isto é um grande incómodo».

Fonte: A Bola

Benfica vence (4-0) Naval e sobe ao segundo lugar


Benfica apagou desaire no Dragão com vitória por 4-0 na recepção à Naval. Kardec abriu o activo, Gaitán bisou e Nuno Gomes, entrado aos 86 minutos, marcou aos 89 e deu o segundo lugar na Liga aos encarnados.

Golo “madrugador” de Kardec – desvio na área após assistência de Saviola - abriu uma primeira parte que se revelaria repartida e disputada em ritmo de parada e resposta.

A Naval apresentou-se na Luz em posse da “lanterna vermelha”, mas a exibição rubricada nos primeiros 45 minutos dificilmente deixaria adivinhar a posição dos figueirenses na tabela classificativa.

Perante um Benfica trémulo nas manobras defensivas – notou-se a falta de Javi García no miolo do terreno – e incapaz de chamar a si o domínio das operações, a equipa de Rogério Gonçalves bateu-se sempre de igual para igual, encarando o campeão nos olhos.

Se é verdade que Salin foi chamado a aplicar-se para negar o segundo golo dos encarnados, não é menos verdade que Roberto viu rondar o perigo em várias ocasiões. Em duas delas, a bola embateu no poste esquerdo da baliza do guardião espanhol.

O início da etapa complementar abriu com o segundo golo do Benfica. E que golo! Disparo fulminante de Nico Gaitán, aos 47 minutos, voltou a bater um inspirado Salin. O guarda-redes francês, desta vez, nada podia fazer para travar a marcha vitoriosa da bola.

Assim como nada podia fazer para impedir o terceiro golo das águias e o segundo da conta pessoal de Gaitán. Cruzamento milimétrico de Salvio – exibição convincente do médio argentino – e remate de primeira do 20 encarnado para o fundo das redes.

Ao contrário da primeira parte, o Benfica foi “mandão” na etapa complementar e, valendo-se de um futebol envolvente, não consentiu grandes veleidades à equipa da Figueira da Foz.

O jogo teria final emotivo. Nuno Gomes entrou para os instantes finais mas ainda a tempo de fechar a contagem na Luz. O capitão não evitou as lágrimas, foi acarinhado pelos colegas e ovacionado pelos cerca de 30 mil adeptos que estiveram nas bancadas da Luz.

Fonte: A Bola

Villas Boas sem meia equipa


Onze de gala rachado ao meio. Fernando também lesionado, Moutinho castigado, Maicon em cuidados e Sapunaru não convocado. Walter estava mesmo à espera de um jogo destes...

O FC Porto começa a pagar a factura de um estimulante e arrasador início de temporada: entre lesões e castigos (e talvez um toque de gestão...), meia equipa salta fora esta noite, com destaque para a aterragem forçada do segundo melhor marcador, Falcao, que não recuperou totalmente de uma lesão contraída no clássico com o Benfica, onde bisou e ascendeu à condição de terceiro goleador do ano 2010, com 36 tiros acumulados, logo atrás de Messi (Barcelona, 48) e Luís Suarez (Ajax, 38).

É a primeira vez, esta época, que Falcao se vê excluído de um jogo do campeonato, que o FC Porto comanda folgadamente. Até agora, foi sempre o farol atacante nas competições de referência para Villas Boas (Liga Zon Sagres e Liga Europa), numa envolvente linha atacante com Hulk e Varela, trio responsável por 22 dos 25 golos do FC Porto no campeonato!

A excelência e produtividade desse trio apenas tinha sido afectada quando Hulk teve que se ausentar inesperadamente por problemas familiares, falhando o jogo de Genk e a jornada 2, com o Beira-Mar. Esta será, pois, apenas a segunda vez que a fórmula mortífera do golo sofre alterações (sempre forçadas), abrindo-se espaço ao desesperado Walter, inapelavelmente secundarizado pela insuperável capacidade goleadora de “El Tigre2.
Walter, difícil de dominar na sua ansiedade característica dos 20 anos, saudavelmente descontente com a subalternidade, terá a segunda oportunidade a titular: estreia celebrada com três golos de rajada, na Taça de Portugal, proeza que não deixará de dominar o cenário de antestreia a titular... na Liga.

Não é só o ataque a sofrer consequências já mais visíveis do primeiro grande acumulado competitivo: a defesa recupera Maicon, que acabou por ser convocado, mas a semana toda ao pé coxinho deve significar a ida preventiva para o banco, subindo Otamendi ao onze, antes de viajar para o apetecível Argentina-Brasil; Sapunaru, que também vai de viagem para jogo de selecção, foi riscado da lista, aqui mais claramente manobra regular de gestão.

Ao meio, é a maior revolução no onze: Fernando ainda sem condições de competir, e Moutinho a atingir os cinco cartões amarelos. Como pelo meio do calendário há um jogo da Taça de Portugal, é provável que apenas em Alvalade (dia 28) se volte a juntar o onze que tem aterrorizado em Portugal e na Europa. Desse onze destravado, Sapunaru, Maicon, Fernando, Moutinho e Falcao estão fora de jogo. Meia equipa...

Fonte: A Bola

Ponto por Golo

A 11ª Jornada continuou ontem com o derbie do minho entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga e com o jogo entre a Académica de Coimbra e Sporting, ficam aqui os melhores momentos dos dois encontros...


11ª Jornada - 13-11-2010
V.Guimarães vs SC Braga





Académica vs Sporting CP


No Name avisam Jesus


O treinador do Benfica, Jorge Jesus, revelou ontem ao nosso jornal a forma como viveu e encarou a invasão do treino matinal por parte de um grupo de mais de cem adeptos, protesto que resultou na interrupção dos trabalhos da equipa no centro de estágio do Seixal.

«Disseram-me que havia cerca de cem adeptos que queriam assistir ao treino e eu, como em ocasiões anteriores, dei autorização. Alguns deles falaram comigo e mostraram insatisfação pelo momento que estamos a viver. Ando nesta vida há muitos anos, nunca fui de me esconder, sei que o futebol é emoção e entendo o que sentem. Mas também lhes manifestei que ninguém está mais insatisfeito do que nós e que o caminho é dar a volta por cima à situação. É isso que vamos fazer!», descreveu o técnico.

O referido grupo de adeptos, alegadamente pertencente (pelo menos na sua maioria) à claque não oficial no name boys - o Benfica, note-se, não tem claques legalizadas - fez questão de mostrar, de forma clara, que não aceita o actual momento da equipa, com um rendimento global bem inferior ao da época passada e que culminou, há uma semana, com a goleada e humilhação sofridas no Estádio do Dragão, frente ao rival FC Porto (0-5).

Tudo aconteceu pela manhã, numa altura em que decorria o último treino antes da recepção de hoje à Naval. O grupo juntou-se em frente à entrada principal do complexo encarnado e ameaçou entrar a bem ou a mal. Para evitar males maiores, terá sido o próprio Jorge Jesus, pelas 11.15 horas, a autorizar o acesso dos adeptos ao campo principal, onde a equipa trabalhava, mas estes não se deslocaram para a bancada, antes directamente para o relvado, interrompendo a sessão para pedir satisfações aos jogadores e, sobretudo, ao treinador.

Ali permaneceram durante aproximadamente trinta minutos, voltando a sair pelo seu próprio pé sem que a polícia tivesse aparecido - só mais tarde os agentes da autoridade compareceram no local para tomar conta da ocorrência, mas não foi possível apurar a hora a que foram chamados.

Só violência verbal
O momento foi de elevada tensão, mas não houve qualquer tipo de violência física, apenas verbal, nomeadamente insultos. Jorge Jesus foi o principal alvo, mas também vários jogadores foram interpelados, casos dos capitães Nuno Gomes e Luisão ou dos centrais David Luiz e Sidnei, entre outros.

O treinador encarnado ouviu as críticas e pedidos de satisfação, tendo sido confrontado, por exemplo, com os três golos sofridos com o Lyon, na parte final do jogo, e as alterações no Dragão, especialmente a ausência de Saviola e a utilização de David Luiz a defesa esquerdo, apontadas como principais causas para a derrota histórica.

Fonte: A Bola

Sporting vence Académica (2-1)


O Sporting tremeu de novo, mas este sábado conseguiu segurar a vantagem alcançada e vencer a Académica por 2-1.

O Sporting chegou a uma vantagem, sofreu um golo, tremeu. O cenário desta noite era diferente, Coimbra em vez de Alvalade, e o adversário a Académica, em vez do V. Guimarães. Mas o golo de Miguel Fidalgo, logo no início da segunda parte, terá levantado fantasmas ainda presentes da semana passada, em que os vimaranenses arrancaram em casa do leão uma vitória por 3-2 depois de estarem a perder por 0-2.

Voltemos a Coimbra. O Sporting entrou bem, Postiga e Váldes em movimento, Vukcevkic concentrado. Na primeira oportunidade, golo. Logo aos 9 minutos. Foi de grande penalidade, mas a jogada de Valdés merecia o golo logo ali.

Depois Vukcevic, à meia-hora, a fazer o 2-0 que carimbava a superioridade leonina.

Regresso do balneário e golo da Académica. Mais uma ou duas defesas de Rui Patrício e Paulo Sérgio a povoar o meio-campo, mas promovendo Pedro Mendes, a precisar de regressar tal como o Sporting precisa dele. Os 90 minutos esgotados, um grande alívio para o leão.

Fonte: A Bola

Guimarães vence Braga (2-1)


V. Guimarães segura segundo lugar após triunfo (2-1) sobre o SC Braga. Alan abriu o marcador e foi expulso depois de Maranhão ter reposto a igualdade. Auto-golo de Miguel Garcia, na segunda parte, decidiu “clássico” do Minho.

Alan abriu o marcador aos 19 minutos depois de muita insistência na área adversária, num lance em que o brasileiro parece ter saído de posição irregular após livre batido por Luís Aguiar.

Foi nos instantes finais da primeira parte que o Vitória chegou ao empate. Maranhão atirou de fora da área e bateu Felipe, que ainda tocou na bola antes desta entrar junto ao poste direito.

Tempo ainda para a expulsão de Alan, que atingiu João Alves com o cotovelo. O árbitro João Ferreira não hesitou e mostrou vermelho directo.

Na segunda parte, o Vitória não conseguiu aproveitar a vantagem numérica e o SC Braga foi conseguindo aguentar o resultado até perto do apito final.

O minuto 83 foi fatal para as aspirações arsenalistas. Miguel Garcia, sem qualquer pressão, acabou por desviar para a própria baliza após cruzamento de Alex na direita.

Com este resultado, o Vitória segura o segundo lugar onde pode ficar isolado, caso o Benfica não supera amanhã a Naval, na Luz. Já o SC Braga pode perder até três lugares na classificação, dependendo dos resultados do UD Leiria - V. Setúbal e Olhanense - Beira-Mar.

Fonte: A Bola

sábado, 13 de novembro de 2010

Adeptos do Benfica invadem treino encarnado


O treino desta tarde que o Benfica estava a realizar à porta fechada tendo em conta o jogo de amanhã diante da Naval 1º de Maio foi interrompido quando cerca de meia centena de adeptos conseguiu entrar dentro do centro de estágios Caixa Futebol Campus.


Alegadamente o grupo de adptos que furou a segurança são elementos pertencentes à claque não oficial do Benfica, No Name Boys, os adeptos ainda pediram algumas explicações a Jorge Jesus e aos jogadores, mas ao que o Livre Directo sabe, não se registaram problemas de maior, fica no entanto o aviso... os adeptos encarnados andam descontentes.