sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Palestra

Mostra lá Benfica de que fibra são feitos os campeões!

Prova de fogo para a equipa de Jorge Jesus na deslocação ao caldeirão. Depois da brilhante vitória diante o Sporting, o Benfica tem mais um duro teste novamente na ilha onde já esta época perdeu 3 preciosos pontos. Nunca são fáceis as deslocações insulares, mas esta reveste-se de especial importância pois o campeão nacional não pode perder mais nenhum ponto até ao fim da primeira volta se quiser voltar a erguer a taça que ainda na passada jornada recebeu, em pleno Estádio da Luz.
Apesar disto, acredito que os homens de Jorge Jesus saibam conter a ansiedade e façam de uma vez por todas um ponto de viragem nesta caminhada cinzenta de início de época. O Marítimo está fragilizado com a saída de Van der Gaag e só não perdeu em Aveiro com o Beira-Mar, por mero acaso, não que esteja a desvalorizar o valor dos aveirenses, bem pelo contrário, mas a verdade é que a equipa centenária da Madeira está num período de desnorte acentuado pelo que receber o Benfica nesta altura seria tudo o que não deveriam querer.
No continente a estória será outra. Hoje o Braga recebe a Naval, num jogo em que o Braga estará proíbido de perder, não devido ao facto de ficar fora da luta pelo t+itulo, pois o seu treinador já fez questão de dizer que os guerreiros do minho não são candidatos ao título, mas porque um empate ou uma derrota frente à Naval poderá colocar o SC Braga numa situação de depressão que funcionará como avalanche auto-destruídora, pois a cada jogo que passar a vontade de ganhar será cada vez maior, mas a cabeça terá cada vez menos lugar nos jogos e toda a gente sabe que pensar com o coração não é bom ainda por cima quando se trata de uma prova de regularidade. Aposto num empate.
O Sporting recebe o Nacional, tão forte frente ao Benfica e tão froxo frente ao FC Porto, acaba-se por tornar difícil saber como será a prestação dos insulares com tanta instabilidade de exibições. Noutro ponto de vista será também interessante ver como reage o Sporting à derrota no dérbi, já que está a fazer um pior arranque do que no ano passado em que acabou por ficar no 4º lugar. Com Izmailov de fora das contas até ao final do ano,os homens de Paulo Sérgio têm mesmo de conseguira vitória para não deixarem alargar a diferença para o FC Porto. Perante o seu público o Sporting tem conseguido bons resultados e o medo que se apoderou dos jogadores no jogo da Luz não irá por certo existir neste desafio.
Por fim o Porto recebe a defesa menos batida do campeonato, a Olhanense, com um homem na baliza bem conhecido do nosso futebol, Marcelo Moretto que já defendeu as redes encarnadas encontra-se em excelente momento de forma e tentará manter a inviolabilidade das redes algarvias pelo menos por mais 90 minutos. Do outro lado está um equipa bem estruturada, mas que me vai assustando pelo simples facto de ainda não ter conseguido rodar minimamente o onze inicial. Villas-Boas parece fiel à regra, equipa que ganha não mexe, mas entrando agora o FC Porto num ciclo mais apertado de jogos, poderá ponderar o técnico azul e branco alterações no onze quando se encontra com uma vantagem de 9 pontos para o seu mais directo adversário? Parece-me que sim, provavelmente a entrada de Otamendi no onze poderá ser a surpresa tão aguardada pelos adeptos portistas, para assim poderem ver jogar uma das pedras principais no jogo defensivo da Argentina no Mundial de 2010. Aposto claramente numa vitória do Porto que irá aumentar a sua séria de 6 vitórias seguidas para o campeonato mantendo-se invicto.

Simão Santana

Sem comentários: