sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Benfica pensa em Simão

CHAVE DO NEGÓCIO ESTARÁ NA SAÍDA DE DI MARÍA



O regresso de Simão Sabrosa ao Estádio da Luz pode ser uma realidade já no início da próxima época, numa concretização de vontades que nunca foi negada: Luís Filipe Vieira é admirador das qualidades do número 20 e Simão também sempre deixou em aberto a possibilidade de poder terminar a carreira de águia ao peito. Assim, aos 30 anos, o jogador do At. Madrid pode estar a poucos meses de voltar a protagonizar uma transferência bombástica, assumindo-se, desde logo, como o grande reforço das águias para 2010/11.

A chave deste negócio estará na mais do que provável saída de Di María no final da época, que permitirá ao Benfica um encaixe superior a 30 milhões de euros, o que, a confirmar-se, ultrapassará a venda recorde dos encarnados que ainda é, precisamente, o negócio de... Simão (20 milhões na saída para os colchoneros). O jogador argentino tem uma cláusula de rescisão fixada em 40 milhões de euros, mas os encarnados nunca poderão receber esse valor na totalidade, até porque 10% dos direitos económicos já pertencem à Gestifute - numa operação realizada há cerca de um ano e que incluiu, ainda, a compra total do passe de Sidnei. Peça fundamental nos próximos negócios do Benfica será, como se pode calcular, o empresário Jorge Mendes, quer pela posição que já detém no caso de Di María, quer pelas boas relações e influência que nunca deixou de ter nos principais clubes espanhóis, em geral, e no At. Madrid, em particular.

Há ainda outro aspeto que convém recordar: na altura em que foi celebrado o contrato de empréstimo de Reyes ao Benfica, os encarnados acabaram por adquirir 25% dos direitos do jogador espanhol, podendo igualmente esta parcela entrar agora no negócio de Simão, em forma de abatimento no valor a acordar entre os dois clubes.

O regresso do filho pródigo ao Estádio da Luz nunca será, em todo o caso, um processo simples. Tratar-se-á, em qualquer circunstância, de uma negociação complexa, até porque o extremo português é, juntamente com Forlan e Aguero, uma das principais estrelas do clube madrileno, que vive dias difíceis e luta até, nesta fase, no fundo da tabela (está mesmo em zona de descida de divisão). Mas a grande realidade é que o regresso de Simão já pode ser considerado, neste momento, como uma forte possibilidade, ou até mais do que isso. O Benfica voltaria assim a ter um dos jogadores que os adeptos mais acarinharam nos últimos anos; o plantel contaria com um reforço do mais alto nível, não chegando sequer a abrir-se espaço para a discussão sobre o peso da partida de Di María.

Curiosamente, os papéis seriam agora invertidos, porque foi precisamente o argentino que o Benfica elegeu, em 2007, para substituir Simão Sabrosa - que agora, tudo indica, pode estar de volta ao Estádio da Luz logo após a realização do Mundial na África do Sul.

Fonte: Record

Sem comentários: