segunda-feira, 5 de julho de 2010

JEB: «Moutinho era uma maçã podre»

COSTINHA APENAS DESEJA QUE O EX-CAPITÃO NÃO SE LESIONE

O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, falou esta segunda-feira da processo de transferência de João Moutinho para o FC Porto. E não poupou crítica ao comportamento do ex-campitão leonino.

"O comportamento de João Moutinho nos últimos tempos foi deplorável. Se eu não tivesse vivido a situação, não acreditaria que fosse possível descer tão baixo", disse o líder do clube de Alvalade, acrescentando: "No arranque de uma época nova, tínhamos um pomar com uma maçã podre, que iria contaminar o grupo. E não poderíamos continuar com uma maçã podre".

Bettencourt explicou também que esta foi a única saída do Sporting face "aos insistentes pedidos de João Moutinho para sair". "A única proposta que recebemos foi a do FC Porto. Tentámos que ele esperasse mais tempo, de forma a que pudesse surgir alguma oferta do estrangeiro, mas o João perdeu as estribeiras e forçou uma saída para o FC Porto, dizendo-nos que tinha dado a palavra ao FC Porto".

"No início da época, o representante do jogador, Pini Zahavi, disse-nos que o máximo que se conseguiria com a sua transferência seria 7,5 milhões de euros", contou José Eduardo Bettencourt, voltando a frisar que "recebeu zero propostas por João Moutinho", além da do FC Porto.

Perante estes factos, o Sporting optou por vender o jogador ao único clube que apresentou uma proposta. "Tive uma reunião com Pinto da Costa, que me disse que o Moutinho só jogaria no FC Porto se o Sporting visse isso com bons olhos. O negócio foi feito porque o Sporting quis, porque não queria uma maçã podre no seu pomar, não queria alguém que não fosse um exemplo nem dignificasse a bandeira do clube", frisou Bettencourt.

O dirigente salientou ainda que os pedidos de Mourinho para deixar o clube de Alvalade "intensificaram-se" a partir de 2008, "após a recusa de venda ao Everton". "E, apesar de as suas condições [salariais] terem sido revistas, a sua insatisfação foi notória e os pedidos de saída constantes. João Moutinho não contava com o Sporting e o Sporting não contava com João Moutinho. Era um jogador que não tinha condições para ser capitão. E, como não queremos ninguém contrariado, penso que chegámos a um bom fim desta triste história. Apesar da mágoa profunda pela forma como o processo foi conduzido, estamos satisfeitos por vê-lo partir".


Costinha: «Não desejo boa sorte ao João Moutinho»

Já na época passada, João Moutinho revelara que gostaria de sair do Sporting. Quem o garante é Costinha, diretor-desportivo do clube, que recorda uma conversa com o ex-capitão leonino.

"Na época passada - entrei em fevereiro - após mês e meio de ter chegado, reuni-me com o João para tentar perceber onde podíamos melhorar para a próxima época. Nessa altura, o João manifestou vontade de ir embora tenha tido um comportamento normal até ao final da temporada". O assunto da saída de Alvalade voltou a ser abordado com a chegada da nova equipa técnica liderada por Paulo Sérgio. "Nessa altura perguntei se seria uma boa altura para mantermos um atleta que não está satisfeito num clube que o formou e que lhe deu tudo o que tem hoje".

"Não vou desejar boa sorte a João Moutinho, porque iria estar a desejar boa sorte ao rival. Só desejo que não se aleije", afirmou.

Fonte: Record

1 comentário:

MarBurG disse...

Será que vamos observar um exodo do clube satélite pro clube mãe?

Agora é que vão fugir todos de lá...