quinta-feira, 1 de julho de 2010

Palestra - Semanário de um Mundial


Cristiano Ronaldo!

A selecção nacional foi eliminada é um facto, mas a pressão que se coloca sobre o Cristiano Ronaldo tem sido um absurdo.
Os portugueses limitam-se a dizer que ele não joga nada mas ao mesmo tempo querem que ele resolva os jogos. Como é que isto é possível? Primeiro que tudo o Cristiano Ronaldo é o único jogador a sério na Selecção Nacional, o resto são tudo jogadores medianos. Digam-me por favor quantos jogadores entrava de caras na primeira equipa espanhola ou argentina ou brasileira ou quiçá de qualquer outra equipa que se poderá sagrar (ainda) campeã do mundo? Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro.
Cristiano joga sozinho na selecção, carrega o peso de 10 milhões de portugueses e de mais alguns milhares de fãs incondicionais. Alguém que perceba muito de tácticas que me explique, como é que um jogador que têm por base a velocidade e o drible, consiga jogar sem utilizar nem a velocidade e o drible? Quantas jogadas de perigo teve a selecção neste campeonato do mundo? Poucas, ainda assim quantos desses lances foram criados pelo Cristiano? Assim de relance, pelo menos um em cada jogo. Por favor, sejamos patriotas, defendamos aquilo que é nosso! Como se viu no último jogo frente à Espanha o Ronaldo sofreu cerca de 5 ou 6 faltas, apenas uma foi assinalada já nos últimos 10 minutos e no meio-campo. Sabem porquê? Qual era a nacionalidade do árbitro? Argentino! Por favor minha gente, vamos abrir os olhos! Vamos apoiar aquilo que é nosso aquilo que nos pertence!

Com Scolari era diferente
Porque é que vimos um Ronaldo a baixar de nível logo após a entrada de Queiroz na selecção? Viamos um Cristiano a todo o gás tanto no Euro 2004 como no Mundial 2006 ou no Euro 2008, com golos importantes em fases de qualificação e em jogos das competições, como foi o golo frente à Holanda no Euro 2004 ou o golo de penaltie à Inglaterra em 2006. Existe uma coisa que para mim é fundamental a motivação e a capacidade de perceber que um jogador como o Cristiano tem de jogar livre e com liberdade extrema. Será que é o Ronaldo que está mal? Será que Ferguson, Pellegrini ou Scolari são estrelas maiores que CR7? Talvez o primeiro e o último sejam realmente, mas Pellegrini não era nem nunca será, no entanto o treinador hispanico pôs CR a levar uma equipa ao colo! Acham realmente que ele não se esforça na selecção? Então porque é dava "show" com Scolari? Porque era motivado pelo seu treinador, porque este o sabia pôr a jogar e porque tinha uma equipa atrás dele! Uma equipa que o ajudava e a quem ele podia ajudar.

Capitão? Sim ou Não?
Nesta questão penso realmente que o Cristiano não devia ser o capitão, mas não é ele o responsável por essa decisão, nem tem que ser ferozmente atacado pelo simples facto de usar a braçadeira. Aliás nem os próprios jogadores têm de sentir inferiorizados pelo segundo mais internacional na equipa. Nem mesmo o mais internacional, isto porque o Sr. Deco (brasileiro) já foi capitão num jogo e ninguém se chateou. Prefiro mil vezes um português a capitão do que um naturalizado.
Quando o Luís Figo vem falar do Cristiano Ronaldo e de que ele tem que dar sempre a cara, o senhor Luís Figo devia lembrar-se do que fez no Euro 2004 e respectivo Mundial 2006. Relembro que este senhor em 2004 abandonou o campo chateado no jogo contra a Inglaterra, quando era capitão de equipa, enquanto devia estar no banco de suplentes «a dar a cara».
O mesmo senhor, decidiu abandonar o selecção em 2004, não fez qualquer jogo de qualificação para o Mundial 2006, enquanto Ronaldo jogava um dia depois da morte do seu pai, mas no final decidiu que até era um bom poleiro o Mundial e decidiu participar, porque quis. Porque é que não deu a cara durante a fase de qualificação e depois decidiu ir ao Mundial e envergar desde logo a braçadeira?
Se fosse o Ronaldo a fazer isto...

Ronaldo melhor que Messi, ponto final!
Uma análise coerente e série leva-me a tirar este conclusão, mesmo que seja para muitos absurdo.
Vamos aos factos: Velocidade: Ronaldo melhor; Drible em velocidade: Ronaldo Melhor; Técnica em pouco espaço: Messi melhor; Cabeceamento: Ronaldo melhor; Capacidade de abrir espaços: Messi melhor; Bolas paradas: Ronaldo melhor.

Ronaldo é claramente mais completo! Sem dúvida! Apoiemos aquele que é o melhor jogador do nosso país, um dos melhores do Mundo e que irá concerteza ficar na história do futebol Mundial!

Simão Santana

6 comentários:

MarBurG disse...

LOL! A minha sorte é que da cadeira pro chão a queda foi pequena.

Reuniao de Noticias disse...

Bom blog, parabéns.
Também tenho um blog sobre futebol, está interessdo numa troca de links?
Eu adiciono o seu blog na minha lista e voce faz o mesmo no seu.
Responda no meu por favor.
Abraços e continuaçao de excelente trabalho.

Ah, torne-se também seguidor por favor

O meu link:
http://reuniaodasnoticias.blogspot.com/

Anónimo disse...

grande rubrica
sempre achei que ronaldo melhor qe messi
o que e nacional e bom

r3n470 disse...

Mais uma vez te digo Simão, chegas a roçar o ridiculo.
Tens uma admiração enorme por um jogador mediano como o Cristiano e vens dizer que da Selecção é o Cristiano e mais 10.Simplesmente ridiculo.
Quanto a Ronaldo ser melhor que o messi faço das palavras do MarBurg as minhas.Tens de aprender a ver o futebol além de dados, e deixar de jogar FM na vida real para dares valores a velocidade, bolas paradas etc.
Focas 4 , 5 aspectos e o Ronaldo é melhor. Nem vale a pena comentar.
Como sempre dentro de algum tempo vens me dar razão, sempre foi assim

Simão Pedro Santana disse...

Ridículo? Ronaldo um jogador mediano? Foco 4 ou 5 aspectos essenciais num jogador. São simplesmente factos. Se concordas ou não isso é outra coisa.
Será isso tudo azia pelo golo que eliminou o FC Porto da Liga dos Campeões? Ou tens mesmo a certeza que o Ronaldo não é o único jogador da selecção que tem lugar em qualquer selecção do mundo inteiro?
Sim sempre te dei razão.. claro, desde que cheguei a dizer que Portugal ia fazer um grande Euro 2004 e gozas-te comigo... pois... já agora em que é que eu te dei razão?

msm à benfica disse...

o cristiano ronaldo só pode andar a comer-te o rabinho, de certeza!

mas ele é o único jogador a sério? deves estar a esquecer-te do ruben amorim e do coentrão (este sim, fez um grande mundial, mas cm é do benfica é de certeza, agora ronaldo!) ahah
mas o resto dos jogadores não contam? cm é k ele joga sozinho? és bem anormal!
é claro k as pessoas depositam mais esperanças nele, é sem dúvida o melhor, e ele faz questão de manter a distancia do resto! axas k isso é bom?
mas o pior que ele não jogar nada pela seleção, é parecer k a seleção n joga mais pk se prende mt ao vedetismo do gajo! compreendo k seja culpa do toto do queiros, mas é um facto!
dizes k o ronaldo devia jogar com liberdade extrema? tenho ideia que o futebol ainda é um jogo de equipa, mas pronto!

dedica-te a comentar torneios de pesca!