quinta-feira, 8 de julho de 2010

Palestra - Semanário de um Mundial

Com Anjos destes, não à Polvo que resista!


Decisão das decisões, o futebol tens destas coisas, podemos ver no próximo Domingo a Holanda a perder a sua 3ª final de um Mundial em 3 presenças no último jogo da competição, como podemos ver a Espanha a vencer a "Copa" na primeira vez que chega ao jogo decisivo.
A Holanda não se vem mostrando tão mecânica quanto isso, vem jogando discretamente, praticando um futebol simples e capaz de vencer um-a-um os adversários mais dificeis que se opõem, por seu turno a Espanha vem dominando todas as partidas, jogando um futebol muito apoiado e atrativo, nada estranho para quem viu o Barcelona a jogar na época transacta. No entanto os golos têm escasseado à "Fúria". Vitórias pela margem mínima em todas as 3 partidas da segunda fase da competição deixam no entanto á mercê do reino espanhol a conquista do Campeonato do Mundo.
Gostaria no entanto de deixar aqui uma nota em relação ao golo que apurou a Espanha para a Final deste Campeonato do Mundo. Analisemos: canto na esquerda para Xavi, APARECE (atenção, não estava lá) para fazer o golo da vitória. Puyol sai do local onde têm de sair todos os jogadores que queiram fazer golos de cabeça após a cobrança de um canto. Piqué, que é mais de 10 centímetros mais alto que Puyol (de 1,78m), estava no local onde Puyol chegou para cabecear. Os centrais nestas situações têm que se colocar no inicio da grande área, isto porque a impulsão que ganham se vierem a correr é bem maior do que quem estiver estagnado dentro da área. Uma coisa que se fazia no inicio dos anos 90, quantas vezes marcou Ricardo Gomes golos desta forma no Benfica? É a mania dos treinadores de revolucionarem tudo o quanto existia...
Quanto à final, gostaria que fosse a Holanda a vencer, mas teoricamente (e sabendo que a teoria no futebol não conta muito) será a Espanha a vencer o Mundial!
Boas Férias a todos!

A Palestra regressa a 12 de Agosto!

Simão Santana

2 comentários:

MarBurG disse...

A Espanha vai ganhar o jogo devido aos factores externos...

O Villa vai agredir o Robben e o Robben vai expulso por simulação.

A Holand mesmo assim vai marcar mas vai ser invalidado por pretenso fora de jogo...

E para finalizar Villa marca a acabar o jogo novamente fora de jogo.


Assim se faz um Campeão do Mundo.

Anónimo disse...

o benfica limpava este mundial com uma perna às costas, então se tivesse o ricardo gomes a marcar golos de cabeça, ui ui!

"Puyol sai do local onde têm de sair todos os jogadores que queiram fazer golos de cabeça após a cobrança de um canto." - MUITO BOM... és o maior!

FÓRSSA BENFICA