segunda-feira, 7 de junho de 2010

Canto Curto

A oportunidade ideal…

Em meados de Dezembro e quando já as baterias aqueciam para o Mundial que está aí à porta, deparei-me em conversa com os meus amigos sobre qual seria a selecção surpresa da prova. A minha aposta era claramente a Costa do Marfim! Eles riam-se de mim e diziam que nem passavam da fase de grupos. Ora o sorteio ditou precisamente que a equipa de Drogba jogasse contra a das quinas… rapidamente tive que mudar de opinião, não por ter mudado de ideias, mas sim apenas por patriotismo. Agora tenho que mandar para o ar talvez uma Sérvia, México ou Nigéria…
A ideia que eu tinha acerca dos costa-marfinenses reforça ainda mais o facto de o grupo de Portugal ser fortíssimo. A selecção de todos nós vive dias de descrença e muitos não acreditam na passagem à próxima fase. Em 2000 aos vinte minutos do jogo de estreia a descrença devia ser tanta como a de agora. Certamente que todos já tinham chamado mil e um nomes ao Baía, Couto, Rui Costa, Figo e companhia… mas no fim esse jogo tornou-se na melhor e maior recuperação e exibição que alguma vez vi de Portugal, para além do sucesso que obtivemos na prova.
Portugal a partir daí ficou conhecido por vencer sempre as equipas mais complicadas, ao contrário do que aconteceu em 2002, com menos exigência e pressão foi o que se viu. Ora em 2000 tínhamos Alemanha, Inglaterra e Roménia – não a de hoje-em-dia – no grupo e conseguimos o “milagre”. Em 2010 voltamos a ter um grupo difícil e com o pouco animo com que os portugueses olham para a selecção, esta pode ser a oportunidade ideal para dar a volta a isso. Basta-nos surpreender, até o Brasil quem sabe, e a onda começa a formar-se. A altura é a ideal! Ninguém acredita nos jogadores e talvez eles possam surpreender os críticos, exactamente como em 2000.
Acho que muita coisa está mal na selecção, mas continuo com um estranho “feeling”. Se tivesse que apostar todo o meu dinheiro numa das 32 equipas para vencer o Mundial, votava certamente em Portugal, não sei porquê, já confessei. Chamem-me louco à vontade, eu compreendo.
Para os mais descrentes metam o tema oficial do Campeonato do Mundo a tocar – cantado por Shakira - e deixem-se levar pela magia dos ritmos africanos… pois o Mundial está aí à porta e agora já não há lugar para a crítica. A partir daqui é que se vai ver quem é o mais forte! Temos todos os condimentos reunidos para que se faça as pazes com a nossa selecção. É esta a oportunidade ideal!


P.S: Gostava só que os jogadores de Portugal sentissem mais o hino, pois metade nem o canta. O hino devia ser a nossa marca, devia ser aquilo que puxava pela nação e no entanto isso já não se passa. Em 2000, ainda ia o hino a meio e já estávamos a ganhar de goleada!

João Vasco Nunes

Sem comentários: