quarta-feira, 9 de junho de 2010

História Mundial


A L E M A N H A
2 0 0 6

O segundo Mundial organizado pela Alemanha (o primeiro foi em 1974 ainda na República Federal da Alemanha) teve como vencedor a Itália. Mas a vitória italiana foi tudo menos discreta, nos oitavos-de-final frente à Austrália os comandados de Marcelo Lippi só venceram com um penálti inexistente já no derradeiro minuto da partida. Ironia ou não, o que é certo é que a Itália acabaria mesmo por agarrar o troféu através da marcação de grandes penalidades na final, frente à França.

*Zinedine Zidane, eleito pela FIFA o melhor jogador do Campeonato do Mundo ainda antes do jogo da Final, acabou a carreira na selecção da pior maneira possível. Já no prolongamento da Final com a Itália o francês desferiu uma cabeçada no peito de Materazzi que lhe valeu a expulsão. Zidane alegou que o italiano ofendeu a sua irmã.

*Luiz Felipe Scolari atingiu o recorde de mais jogos ganhos no torneio. Após a vitória diante da Holanda nos oitavos-de-final. O técnico brasileiro contabilizou 11 vitórias consecutivas na competição. A invencibilidade só foi batida no jogo diante a França com a derrota de Portugal por 0-1, nas meias-finais.

*Ronaldo tornou-se no jogador com mais golos marcados na história de todos os Campeonatos do Mundo. O brasileiro ultrapassou Pelé com 12 golos e o ex-recordista alemão Gerd Müller com 14 golos. Os 15 golos do "fenómeno" foram obtidos nos Mundiais de 1998, 2002 (onde foi o melhor marcador da competição com 8 golos) e 2006.

*No jogo entre a Croácia e a Austrália, Josip Šimunić só foi expulso após levar o três cartões amarelos, por erro do árbitro da partida.

NÚMEROS DO MUNDIAL

*Final: Alemanha, 9 Junho a 9 Julho
*Participação das equipas na fase de apuramento: 196
*Equipas que participaram nas finais: 32
*Espectadores presentes nas finais 3 359 439
*Desafios disputados: 64
*Golos marcados: 147
*Média de golos: 2,30

E O VENCEDOR FOI...
Equipas finalistas: Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França,
Gana, Holanda, Inglaterra, Irão, Itália, Japão, México, Paraguai, Polónia,
Portugal, Sérvia e Montenegro, República Checa, Suécia, Suíça,
Togo, Trinidad e Tobago, Tunísia, Ucrânia

3º Lugar
Alemanha - Portugal 3-0

Final
ITÁLIA - França 1-1 (5-3)

Simão Santana

Sem comentários: