O «pagode» é que paga…
Recentemente tem surgido na imprensa notícias que dão conta de negociações do Benfica com a Sport Tv para a renovação do contrato sobre o direito das transmissões televisivas dos jogos de futebol. Fala-se, então, que o presidente do clube tem tecido ameaças aos accionistas do canal e que pondera procurar um novo parceiro para a concessão dos direitos televisivos. Ameaça mesmo, segundo fontes, lançar um concurso internacional para a abertura dos direitos de transmissão.
Ao que parece, o clube pretende um aumento na receita anual dos actuais 9 milhões de euros para 25 milhões de euros. Segundo o clube, o volume de audiências à custa dos jogos do Benfica e, portanto, a respectiva percentagem de receita comercial associada justificam tais exigências. O canal Benfica TV pertence ao Meo, marca explorada pela Portugal Telecom, enquanto que por outro lado a Zon tem participação qualificada na Sport Tv (50%). Para os críticos da adopção do canal peloclube, temos de reconhecer que esta foi uma jogada e uma estratégia arrasadora por parte do canal. Ter um pé na Zon e outro pé na concorrência: PT. Se o Benfica conseguir as pretensões para a próxima época ao nível das receitas televisivas, este será um caso de estudo para mais tarde seguir e recordar.
A adequação das receitas televisivas dos clubes é um tema que já abordei nesta rubrica anteriormente e à qual com base em estatísticas vimos que a percentagem que ocupam nas receitas totais dos clubes está, em minha opinião, subavaliada. A mais recente mudança de tom de Luís Filipe Vieira relativamente às negociações pode indiciar um ponto de acordo com a Sport Tv para a renovação do contrato. Tal será positivo para o clube, restando saber o que irão fazer FC Porto e Sporting para acompanhar o clube da Luz.
Ora como já estamos hoje habituados e ultimamente aprendemos a lição, quando alguém vê a sua despesa aumentar, obrigatoriamente a receita terá de subir caso contrário parte dos lucros serão absorvidos. Agora imaginem…se a Sport Tv for «obrigada» a aumentar a despesa para pagar mais pelos serviços prestados com o SLB, onde será reflectido esse aumento da despesa? Aumento da receita! E como será feito o aumento da receita do canal?...pois é! O reflexo do aumento das receitas dos clubes arrastará quebras nas margens de negócio da operadora participada pela Zon e pela Olivedesportos que, como sempre e em compensação, optarão por aumentar os preços ao consumidor. É a minha previsão.
Contudo, defendo não só uma entidade reguladora de preços para canais privados de televisão, de forma a controlar a «inflação» no sector, mas seria igualmente positivo que os clubes com capacidade financeira desenvolvessem os seus canais de TV próprios de modo a promover concorrência de preços no sector audiovisual desportivo. Sem concorrência não existe economia de mercado e, consequentemente, não existe serviço de excelência e orientado para o cliente.
Jorge Manuel Honório, Finance analyst
Recentemente tem surgido na imprensa notícias que dão conta de negociações do Benfica com a Sport Tv para a renovação do contrato sobre o direito das transmissões televisivas dos jogos de futebol. Fala-se, então, que o presidente do clube tem tecido ameaças aos accionistas do canal e que pondera procurar um novo parceiro para a concessão dos direitos televisivos. Ameaça mesmo, segundo fontes, lançar um concurso internacional para a abertura dos direitos de transmissão.
Ao que parece, o clube pretende um aumento na receita anual dos actuais 9 milhões de euros para 25 milhões de euros. Segundo o clube, o volume de audiências à custa dos jogos do Benfica e, portanto, a respectiva percentagem de receita comercial associada justificam tais exigências. O canal Benfica TV pertence ao Meo, marca explorada pela Portugal Telecom, enquanto que por outro lado a Zon tem participação qualificada na Sport Tv (50%). Para os críticos da adopção do canal peloclube, temos de reconhecer que esta foi uma jogada e uma estratégia arrasadora por parte do canal. Ter um pé na Zon e outro pé na concorrência: PT. Se o Benfica conseguir as pretensões para a próxima época ao nível das receitas televisivas, este será um caso de estudo para mais tarde seguir e recordar.
A adequação das receitas televisivas dos clubes é um tema que já abordei nesta rubrica anteriormente e à qual com base em estatísticas vimos que a percentagem que ocupam nas receitas totais dos clubes está, em minha opinião, subavaliada. A mais recente mudança de tom de Luís Filipe Vieira relativamente às negociações pode indiciar um ponto de acordo com a Sport Tv para a renovação do contrato. Tal será positivo para o clube, restando saber o que irão fazer FC Porto e Sporting para acompanhar o clube da Luz.
Ora como já estamos hoje habituados e ultimamente aprendemos a lição, quando alguém vê a sua despesa aumentar, obrigatoriamente a receita terá de subir caso contrário parte dos lucros serão absorvidos. Agora imaginem…se a Sport Tv for «obrigada» a aumentar a despesa para pagar mais pelos serviços prestados com o SLB, onde será reflectido esse aumento da despesa? Aumento da receita! E como será feito o aumento da receita do canal?...pois é! O reflexo do aumento das receitas dos clubes arrastará quebras nas margens de negócio da operadora participada pela Zon e pela Olivedesportos que, como sempre e em compensação, optarão por aumentar os preços ao consumidor. É a minha previsão.
Contudo, defendo não só uma entidade reguladora de preços para canais privados de televisão, de forma a controlar a «inflação» no sector, mas seria igualmente positivo que os clubes com capacidade financeira desenvolvessem os seus canais de TV próprios de modo a promover concorrência de preços no sector audiovisual desportivo. Sem concorrência não existe economia de mercado e, consequentemente, não existe serviço de excelência e orientado para o cliente.
Jorge Manuel Honório, Finance analyst
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