quinta-feira, 10 de junho de 2010

Palestra - Semanário de um Mundial

A Inglaterra * A surpresa, Estados Unidos * O Flop, Argentina... * E Portugal nos Quartos-de-Final


A Palestra, e eu pessoalmente, associo-me a este Mundial a 100%. Durante os próximos semanas, todas as quintas, irei aqui fazer um pequeno balanço do que já foi feito e dito no Campeonato do Mundo e lançar um prognóstico sobre o que virá.

Está a chegar a hora! A hora porque tantos anseiam à meses está prestes a chegar. Confesso que para mim nada tem mais valor no mundo do futebol do que o Mundial, a emoção, o fervor, os dias e dias inteiros cheios de jogos, faz-me recordar tempos de criança em que jogava à bola das 10 horas da manhã ás 9 horas da noite. Mas falaremos disto mais adiante.
O Mundial da África do Sul está a criar grandes incógnitas, não existe para quase ninguém um vencedor anunciado, tirando a Espanha que fez um Europeu e uma qualificação de um nível bem elevado. Mesmo o Brasil, eterno candidato não tem, a meu ver, este ano a "torcida" que teve por exemplo em 2006 ou 2002.
Na minha opinião, a Inglaterra vai pelo mão de um italiano vencer o torneio, como se de uma passagem de testemunho se passasse. Um italiano, campeão do mundo entrega o título aos ingleses.
Existem três coisas que me fazem querer na vitória inglesa: 1) a Inglaterra não parte com enorme pressão para este Mundial, a facto de terem ficado de fora no último europeu, desfraldou as expectativas dos britânicos e portanto a equipa agora orientada por Fabio Capello espera apenas fazer o melhor que poder e souber. 2) O segundo ponto prende-se exactamente com o treinador. Capello é dos mais conceituados treinadores do mundo e tem uma oportunidade de ouro para chegar ao lugar de ouro de qualquer profissional de futebol. 3)Terceiro e último ponto, a equipa inglesa tem nos seus melhores jogadores a maturidade necessária para sairem de situações complicadas, em fases criticas de um Campeonato do Mundo. Terry, Gerrard ou Carrick são exemplos disso mesmo.
Do outro lado da barricada fica a Argentina, será sem dúvida a desilusão do torneio, muito por culpa de Diego Armando Maradona seleccionador argentino que pondera jogar com 4 centrais na defesa e com dois extremos um à direita e outro à esquerda a fazerem os corredores. Sendo que Angel Dí Maria será uma das opções, não é preciso ser muito inteligente para perceber que Dí Maria não faz o corredor dele, do meio-campo para trás, que o diga o Fábio Coentrão, advinha-se portanto uma ala livre para quem quiser comprar. Outro dos problemas é o grupo em que a selecção das "Pampas". Nenhuma das equipas é de nível inferior. Grécia, Nigéria e Coreia do Sul já mostraram o seu valor em competições internacionais e não vão jogar simplesmente para cumprir calendário, todas elas, sem excepção têm como objectivo passar à segunda fase. A Grécia, porque já foi campeã da Europa e quer-se mostrar no Mundial. A Coreia do Sul, porque vive ainda na esperança de alcançar o resultado de 2002 e a Nigéria porque joga no seu continente, quase como se estivesse em casa.
A surpresa: para mim os EUA. Desde que vi a selecção Norte-Americana a vencer Portugal em 2002 que nunca mais deixaram de crescer, aliás o ano passado quase que venciam a Taça das Confederações, depois de terem estado em vantagem na final contra o todo-poderoso Brasil. Com 19 dos seus jogadores a jogarem em países europeus, os Estados Unidos têm uma equipa bem formada e um líder, Ladon Donovan que vai para o seu terceiro mundial, com "apenas" 28 anos. Apesar de terem perdido Charlie Davies, por lesão, Dempsey não parece que vá furar as expectativas Norte-Americanas ao lado de Altidore.
Para finalizar, uma palavra sobre a nossa selecção: Expectativas gerais para o jogo com a Costa do Marfim, confio numa vitória apertada, ou num empate, não espero nunca perder este jogo, temos valor e temos equipa para jogar e vencer este encontro, ou pelo menos não o perder. Uma coisa que me deixa bastante satisfeito é o facto de não existir muitas esperanças sobre o que se pode vir a fazer neste Campeonato do Mundo, os próprios jogadores têm noção disso e nota-se que vão entrar em campo para deixar tudo e tentar fazer o seu melhor. Ora como só existe um sítio que eu conheço em que a palavra "sorte" vem à frente de "trabalho", o dicionário, penso que poderemos arrancar Terça-Feira para um bom Mundial e chegar aos quartos-de-final que me parece uma meta aceitável.
Para finalizar deixo-vos com um vídeo feito por mim, do primeiro Mundial que me lembro, o França 1998, para sempre o mundial que me trás a nostalgia dos tempos de criança. Naquele verão ou jogávamos à bola ou estávamos a jogar "World Cup 98" na Playstation ou víamos os jogos do Mundial. Inesquecível. Para mim, será sempre o Mundial que eu mais vou gostar.



Simão Santana

2 comentários:

MarBurG disse...

Primeiro mundial que me lembro é o México 86... mas o mundial que me marcou e me fez apaixonar foi o Itália 90, se calhar tb foi pq joguei horas e horas ao Itália 90 lol

J.Vasco disse...

eiaaa o Itália 90 lololol joguei bue tambem com aqueles bonecos cabeçudos... mas sem dúvida que o melhor jogo era o França 98 ao som dos chwambawamba ou klk coisa do genero... o primeiro que vi foi o USA 94 e foi brilhante... Lalas, yekini, Keneth Andersen, Stoitchkov, Lechkov, Lobo Ivanov, Brolin... uf sei la