domingo, 6 de junho de 2010

História Mundial


O História Mundial entra finalmente na semana tão desejada por todos. É já sexta-feira que começa o Mundial 2010 e a festa do futebol!
O Livre Directo não podia deixar de se associar em força ao Campeonato do Mundo, por isso, de hoje e até dia 11, esta rubrica vai acompanha-lo diariamente!


E U A
1 9 9 4

Pela segunda vez na história do Campeonato Mundial de Futebol, o título foi disputado por duas equipas que já haviam enfrentado uma final. A partida foi decidida por pénaltis. Depois de um jogo caracterizado por medo de parte a parte e ausência de golos, o Brasil sagrou-se Campeão do Mundo pela quarta vez.

*Pela primeira vez, replays instantâneos foram usados para penalizar uma jogada agressiva que tivesse escapada à atenção do árbitro. O italiano Mauro Tassotti foi desclassificado por oito jogos por ter dado uma cotovelada ao espanhol Luis Enrique.

*Este Mundial foi disputado sob condições extremas de calor. Principlamente para responder às necessidades de transmissão (é preciso ter em conta a diferença horária), os jogos foram disputados ao meio-dia, quando o sol era mais quente.

*Um triste fim para o argentino Diego Armando Maradona, um dos maiores campeões da história do futebol. Depois de ter marcado um mítico golo contra os seus adversários, o seu teste de doping teve um resultado positivo e o jogador foi expulso da equipa.

NÚMEROS DO MUNDIAL

*Final: EUA, 17 Junho a 17 Julho
*Participação das equipas na fase de apuramento: 144
*Equipas que participaram nas finais: 24
*Espectadores presentes nas finais 3 587 538
*Desafios disputados: 52
*Golos marcados: 141
*Média de golos: 2,72

E O VENCEDOR FOI...
Equipas finalistas: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil,
Bulgária, Camarões, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos,
Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Marrocos, México,
Nigéria, Noruega, Roménia, Rússia,
Suécia, Suíça

3º Lugar
Suécia - Bulgária 4-0

Final
BRASIL - Itália 0-0 (3-2)

Simão Santana

Sem comentários: