quarta-feira, 5 de maio de 2010

After Hours

Crucial! Era deste forma que a jornada 29 da Liga Sagres era vista, pois todas as decisões poderiam ficar tomadas nela. Assim, os jogos foram marcados todos no mesmo dia e à mesma hora. Desta forma, as 20h15m de domingo foi a hora escolhida para o início de todos os jogos desta jornada.
No Rio-Ave - Guimarães estava a Europa em jogo, para os forasteiros. E a verdade é que, num jogo com pouca emoção, os vimaranenses ficaram perto do objectivo, apesar do empata a 0 conquistado em Vila do Conde.
Na recepção do Marítimo ao Setúbal estava em jogo a Europa (para os da casa) e a manutenção ( para os forasteiros). O jogo foi disputado, sendo que os madeirenses foram mais fortes e venceram, de forma justa, por 2-0, mantendo-se na luta europeia. Contudo, também os pupilos de Manuel Fernandes puderam festejar, já que apesar da derrota a manutenção foi assegurada.
No Porto - Benfica era o título que estava em jogo. Um ponto bastava aos encarnados para fazer a festa no terreno dos dragões. No entanto, os da casa foram mais fortes (nomeadamente na 2ª parte e quando tinham um a menos!!!) e venceram, de forma justíssima, por 3-1. Apesar do jogo ter sido equilibrado, os azuis e brancos mostraram mais garra contra um Benfica um pouco apático e muitas vezes pouco organizado. Apesar da vitória, o Porto já não conseguirá chegar ao 2º lugar, pois o Braga venceu o seu jogo.
No Braga - Paços de Ferreira, os bracarenses tinham de vencer para manter a chama do título e para assegurar desde já a 2ª posição. O 1-0 final, favorável aos arsenalistas, foi suficiente para cumprir o objectivo e garantir a presença histórica na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Na deslocação do Leiria a Belém, para defrontar o Belenenses, apenas os leirienses tinham algum objectivo: a luta pela Europa. Os azuis já tinham a descida confirmada e, talvez por isso, jogaram descomplexados, goleando por 5-2 e praticando um bom futebol. Este resultado apenas serviu para uma despedida digna do Restelo da 1ª Liga e para afastar definitivamente os leirienses da Europa.
O Olhanenses - Leixões era um jogo decisivo. Se os da casa vencessem, garantiam a manutenção e "desciam" os bebés. Se os leixonenses ganhassem, continuavam a sonhar com a manutenção, colocando os pupilos de Jorge Costa em risco. Contudo, a vitória (sofrida) sorriu aos da casa, num jogo muito equilibrado e onde qualquer resultado era aceitável, que festejaram a permanência e condenaram os de Matosinhos.
O Académica - Nacional colocava em campo equipas com ambições diferentes: os da casa apenas a tentar subir na tabela e os forasteiros ainda na luta pela Europa. O jogo foi emotivo e muito vivo, terminando com muitos golos: um espectacular 3-3 que não causa mossa aos estudantes e que mantém ainda os nacionalistas na luta europeia.
O último jogo da jornada foi o Sporting - Naval. Os leões procuravam garantir o 4º lugar, enquanto os navalistas procuram a sua melhor posição de sempre na 1ª Liga. E a vitória sorriu mesmo aos pupilos de Augusto Inácio e de forma bastante justa, já que controlaram sempre o jogo e marcaram o ritmo do mesmo. Péssima exibição do Sporting (das piores da época?) que apenas mostrou um conjunto de jogadores sem alma e desmotivados. Afinal o que se viu em quase toda a época. Mesmo assim, com o empate do Guimarães, os leões confirmaram a 4ª posição.
Esta semana temos 3 "Belas": Augusto Inácio, Fábio Júnior e o Braga. O primeiro pelo grande trabalho realizado esta época na Naval, que culminou agora com uma vitória em Alvalade; o segundo por mostrar ser um jogador para outros voos, já que já marcou uma série de golos importantes pela "sua" Naval, voltando a resolver em Alvalade; por fim o Braga pelo soberbo campeonato realizado e por não desistir de lutar até à última jornada, já tendo confirmado a presença na pré-eliminatória da Liga Milionária. Brilhante!
Os "Monstros" são também 3: Benfica, Sporting e Leixões. O Benfica por não ter tido "cabeça limpa" depois de ter chegado à igualdade no Dragão, sendo derrotado por uma equipa com menos um elemento e não podendo festejar já o título. Ansiedade? O Sporting por mais uma derrota e pior mais uma exibição muito má diante dos seu adeptos. A época leonina foi para esquecer, bem como este jogo com a Naval. O Leixões por, apesar de ter lutado muito, não ter conseguido evitar a despromoção, que ficou selada com a derrota em Olhão.
Nota: Prometi aqui que se o Setúbal não descesse admitia o erro de ter proferido, ainda na 1ª volta, declarações de que a equipa do Sado estava condenada. Pois bem, salvou-se nesta jornada e aqui estou eu a "pedir desculpa" a Manuel Fernandes e à sua equipa. Grande trabalho e uma manutenção merecida!!!


Vitor Madeira

Sem comentários: