quarta-feira, 12 de maio de 2010

After Hours

A Liga Sagres chegou ao fim. Na jornada 30 ainda existiam duas coisas por decidir: a última vaga para a Europa e, mais importante ainda, o campeão nacional. Os jogos foram divididos apenas em dois dias: sábado e domingo.
No sábado realizaram-se 3 jogos. Primeiro o Leiria recebeu o Porto, num jogo que tinha como único motivo de interesse saber se Falcao marcaria golos na luta pela Bota de Prata. E o colombiano cumpriu, marcando por duas vezes na vitória dos dragões por 4-1, numa vitória justa.
Depois foi a vez do Sporting se deslocar a Matosinhos para defrontar o já despromovido Leixões. E as duas equipas fizeram um jogo mediano, com os leixonenses mais atrevidos por jogarem em casa e os leões claramente a pedir férias. O resultado foi uma vitória verde e branca por 2-1, num jogo morno.
À mesma hora o Setúbal recebia o também já despromovido Belenenses. Jogo equilibrado, onde os azuis mostraram mais atitude e onde os homens do Sado, com a manutenção já garantida, se mostraram muito relaxados. O resultado foi uma vitória azul por 2-1, numa despedida digna da 1ª Liga.
O domingo chegou e as grandes decisões com ele. Primeiro jogou-se o Paços de Ferreira - Olhanense, que já só servia para cumprir calendário. O jogo foi equilibrado e, no final, a igualdade a 2 bolas pode considerar-se justa.
Os outros 4 jogos realizaram-se à mesma hora. A Naval recebeu a Académica, em mais um jogo de fim de época, sem objectivos importantes dos dois lados. E foram os estudantes que sorriram no final, pois venceram a partida pela margem mínima.
No Guimarães - Marítimo cheirava a Europa. Aos da casa bastava o empate para garantir o 5º lugar e o consequente apuramento; já os da Madeira precisavam de uma vitória e de esperar pelo resultado do Nacional - Braga. E, apesar de os vimaranenses terem estado em vantagem, a verdade é que os maritmistas mostraram mais vontade e deram a volta ao resultado, vencendo por 2-1, numa reviravolta justa e merecida.
O Nacional - Braga tinha dois aliciantes: Europa para os madeirenses e campeonato para os bracarenses. E, o resultado final de 1-1, não serviu para ninguém. Os madeirenses viram os rivais do Marítimo, com a vitória em Guimarães, chegarem ao 5º lugar e arrumando as contas europeias; os bracarenses tinham de vencer para ainda poderem sonhar com o título.
O Benfica - Rio Ave era o jogo onde o título era mais possível, pois bastava um empate aos encarnados para poderem fazer a festa. E a equipa de Jorge Jesus não facilitou, vencendo a partida por duas bolas a uma e fazendo a festa do título já anunciada durante as últimas semanas.
As "Belas" e os "Monstros" desta semana serão atribuídos não só tendo em conta esta jornada, mas sim época toda, de forma a destacar quem mais mereceu durante as 30 jornadas da Liga.
Esta semana temos 6 "Belas": Falcao, pelo grande campeonato de estreia que fez, marcando 25 golos, uma marca soberba, mostrando ser um verdadeiro matador; o Braga, pela super época que fez, ficando num brilhante 2º lugar e ganhando o direito de disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões; Van der Gaag, pelo grande trabalho que fez no Marítimo, conquistando, num último sprint, o último lugar que dá acesso à Europa; Cardozo, por se afirmar como o rei dos artilheiros da Liga, marcando por 26 vezes e sendo decisivo na conquista do campeonato; Jorge Jesus, pelo trabalho fantástico que fez no Benfica, levando o clube, na sua primeira época ao leme dos destinos da equipa, ao título nacional; e, por fim, o Benfica em geral pela grande época que fez, com um futebol de classe e golos em grande número. Sensacional!
Já os "Monstros" são 4: Paulo Sérgio, que falhou, de forma incrível, a qualificação do Guimarães para a Liga Europa quando tinha todas as condições para o fazer; o Sporting, pela época desastrosa que fez, ficando no 4º lugar, não conseguindo ganhar nem metade dos jogos do campeonato e ficando a uns incríveis 28!!! pontos do campeão Benfica; e o Belenenses e o Leixões por terem descido de divisão, nunca parecendo ser suficientemente fortes para jogar na 1ª Liga Portuguesa.
Para terminar queria apenas deixar os parabéns a Beira-Mar e Portimonense pela subida de divisão e despedir-me de vocês, prometendo voltar quando o Mundial começar, fazendo a análise aos jogos da equipa de todos nós, Portugal!!!

Vitor Madeira

Sem comentários: