quinta-feira, 6 de maio de 2010

Palestra

Decidam-se lá!

A última jornada do campeonato, a derradeira oportunidade para Benfica e Braga tentarem a conquista do título nacional!
O Braga joga fora, literalmente fora do continente, a equipa de Domingos Paciência joga na Madeira com o Nacional da Madeira. Equipa tradicionalmente difícil e que ainda luta pela Europa juntamente com Marítimo e V. Guimarães.
Não será certamente um jogo fácil, mas o facto de este "Super-Braga" estar ainda na luta pelo título e ver regressar Vandinho à competição, pode alterar em muito o equilíbrio do jogo e que o próprio Benfica confrontou quando se deslocou a solo insular.
Acredito numa vitória ou empate do Braga, o jogo será extremamente complicado, até pela forma como o Nacional joga, de maneira fechada na defesa e com uma cordenação que permite fechar espaços logo a meio-campo, quando joga perante o seu público, no entanto a capacidade individual de cada um dos jogadores arsenalistas pode fazer a diferença.
O Benfica recebe o Rio Ave em casa, num estado de pressão nunca antes visto este campeonato, é realmente uma autêntica final para Jorge Jesus e os seus jogadores, a vitória significará a conquista do 32º titulo nacional e o regresso das vitórias lusas de um treinador do Benfica (o último foi Toni em 1993/1994). Sem Dí Maria, Fábio Coentrão e Javi García, poderia-se dizer que os encarnados estariam mais fracos, mas não é aquilo que penso, o Benfica vai entrar bastante motivado e com um objectivo que supera a passos largos a questão da qualidade técnica e individual de cada um dos intervenientes na partida. Veremos por isso um Benfica, arrogante, mas trabalhador, a jogar tudo do primeiro ao último minuto, sem pensar que tem grandes jogadores fora das quatro linhas e pronto a deixar "as penas" em campo. Vitória contundente, de certeza para o Benfica. Arrisco-me a acertar no resultado, 4-0 e respectiva conquista do título nacional, que será justamente entregue.
Alertar ainda para os jogos da Liga Vitalis: Beira-Mar-Carregado, Sta. Clara-Desp. Aves, Oliveirense-Portimonense e Estoril-Feirense, todos com carácter decisivo na luta pela subida.
Os heróis da subida para mim serão o Beira-Mar e Feirense, duas equipas do distrito de Aveiro, que quanto a mim têm mais possibilidades para vingar no escalão principal do nosso futebol.
Deixar ainda uma nota para a competitividade que se viu nesta Liga Vitalis, enorme em todos os sentidos, felicitar os Braga pelo excelente campeonato e o Benfica por uma grande temporada.
Dizer-vos ainda que foi um prazer escrever semana após semana, para tão ilustre público e dizer que estarei aqui já a 10 de Junho para fazer a ante-visão dos jogos da Selecção Nacional no Mundial 2010!

Simão Santana

Sem comentários: