segunda-feira, 17 de maio de 2010

Canto Curto

Quando a Taça é pouco…

Chegou ao fim a época 2009/10. O Porto venceu a última partida oficial da temporada nacional, conquistando a Taça, num jogo onde a tradicional festa do Jamor se cumpriu, e o Chaves teve o prazer de participar nela.
Agora resta-nos esperar pelo Mundial e pelas notícias de verão sobre as novas caras dos “grandes” para a próxima temporada. A não ser isto, o dia-a-dia do futebol nacional acalmou com o fim da época, excepto num parâmetro: a continuadade, ou não, de Jesualdo Ferreira no FC Porto…
Jesualdo bateu o recorde de épocas no comando dos dragões (4), nas últimas três foi campeão “limpinho” e desde o final do seu primeiro ano no cargo que se especulou muito sobre a sua saída. Muitos, como eu por exemplo, devem achar injusto o clima de dúvidas que sempre pairou sobre Jesualdo no Porto, ainda para mais quando o professor, ano após ano, teve que obrigatoriamente reconstruir equipas vencedoras, pois os seus principais trunfos saíam sempre para o exterior.
Esta época foi a menos conseguida de Jesualdo ao serviço do Porto porque não conseguiu essa tal reconstrução do plantel, apesar de contar com um dos melhores avançados que alguma vez actuou em Portugal. Só neste final de temporada conseguiu articular melhor a equipa e até tirar um “coelho da cartola”: o colombiano Guarin, que nestes últimos jogos se mostrou em muito bom nível e quem sabe se não será uma certeza no futuro do dragão?
Repito esta foi a época menos conseguida do professor como treinador do Porto… mas por ser a pior, não quer dizer que seja má! O Porto venceu Supertaça e Taça de Portugal, e em quatro anos, isso ser o pior registo é porque o trabalho de Jesualdo é de muitíssima qualidade…
Quando se coloca em causa a continuidade de um treinador tricampeão, num ano em que ele só (!?) ganha duas competições, isto quer dizer muito da exigência que se vive no Porto e sob a presidência de Pinto da Costa. Aqui está uma diferença da “organização” do clube que mais ganha em Portugal nos últimos anos e dos outros “grandes” que passam épocas inteiras sem quaisquer troféus!

P.S. (1): Esta última frase, como é lógico, tem a excepção do Benfica de Jesus 09/10.

P.S. (2): Apesar dos elogios ao professor Jesualdo e de o achar muito competente enquanto técnico de futebol, há que registar o desgaste da sua imagem perante a imprensa, veja-se a última conferência após a final do Jamor, e a sua incoerência de discurso, demonstrada muitas vezes também perante essa mesma imprensa. Ainda assim penso que se o Porto mudar… não muda para melhor, até porque meio plantel está do lado do actual “mister” e a equipa estava a encarrilar no final da época, começando a praticar um futebol muito interessante…

João Vasco Nunes

1 comentário:

ANTIGAS GLÓRIAS ALGARVIAS E ALENTEJANAS disse...

Grande gloria do nosso futebol:
FERNANDO CABRITA