terça-feira, 25 de maio de 2010

Canto Curto

Ainda não é a valer...

Muita tinta fez rolar o empate obtido por Portugal frente à sua modesta congénere de Cabo-Verde. É óbvio que não foi uma exibição convincente, muito menos o resultado pode agradar a alguém. Mas neste momento nada perdemos! Estamos exactamente iguais, excepto no descrédito que paira no ar sobre a selecção (que devia ser) de todos nós. O Mundial ainda não começou, logo não é preciso tanto alarmismo, muito menos tanta crítica. Ainda assim concordo com aqueles que não gostaram do jogo. Concordo, aceito, mas não apupo! Já chega de perseguição à nossa selecção...
Olhemos para o passado, para o Brasil de Scolari que foi Campeão Mundial em 2002, por exemplo. Chegaram ao Mundial envoltos em controvérsia. O escrete não ganhava a praticamente ninguém nos amigáveis e viu-se “grego” para se qualificar. Portugal em 2004, nos jogos de preparação antes do Euro que acolhemos, idem. Ainda assim, não foi por isso que ambas deixaram de ter sucesso.
Foi um jogo feio, mau de se ver e que certamente não queremos repetir esta experiência. Mas há que olhar para pontos positivos: Ontem ficamos a saber que temos defesa esquerdo para os próximos anos. E não é um defesa esquerdo de “desenrasce”, mas sim uma mais valia. Podem dizer que Coentrão contra adversários mais fortes não sabe defender, mas pelo contrário acho que é nisso que ele se destaca naquela posição. Raçudo, aguerrido e sem medo é raro perder um lance na ala esquerda... e depois tem aquele apetite ofensivo que esteve à mostra de todos, até daqueles que não querem ver!
Até começar temos as mesmas hipóteses que as outras selecções. O mais difícil é passar a fase de grupos porque a partir daí é “mata-mata” e tudo pode acontecer. Isto tudo parece muito surreal , e volto a repetir que longe de mim ser defensor de Queiroz – mas também não sou detractor – mas até dia 15 continuo a “ter um feeling”... depois logo se verá. Por agora deixem-me sonhar, e por favor se não gostam, não protestem, não rebaixem ainda mais a selecção, porque não é isso que aqueles jogadores precisam certamente. A selecção é de todos nós, não são os clubes que irão à África do Sul, mas sim a equipa do nosso país, país esse que é comum a todos!

João Vasco Nunes

2 comentários:

r3n470 disse...

O problema do Coentrão é não ter a concentração necessária para se ser defesa, não é a falta de pés nem a falta de raça, mas ele apanha um robben ou um Silva para não sitar mais e eles fazem dele o que querem ou então ele acaba a primeira parte na bancada.
Mas de momento é o melhor portuguÊs naquela posição, quem não tem cão ...

Anónimo disse...

o problema é que a maioria dos jogadores da selecção já passaram o seu auge. parece-me ser os casos de: paulo ferreira, miguel, pedro mendes, deco, liedson, tiago...
depois temos jogadores fundamentais impedidos por lesão de dar o seu melhor á selecção: r. carvalho, pepe e bosingwa.
e depois mais meia duzia de jogadores que não mereciam ser chamados, na minha opinião.


como diz o Mourinho, não vamos longe!