quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Lista Preferencial

Alberto Rodríguez




O Sporting de Braga dispõe nas suas fileiras – desde 2007 – de um defesa central peruano de enorme categoria e um dos melhores do campeonato português, senão o melhor.

“El Mudo” como é carinhosamente tratado no Perú – país pelo qual é internacional – não apresenta grande estatura (1.82 metros de altura) mas possui um tremendo sentido de posicionamento. Ganhou a sua alcunha por ser um jogador muito retraído, tímido e pouco falador dentro do campo, mas parece que guarda toda a sua irreverência para a hora de defender a sua baliza. Faz lembrar o central italiano Fabio Cannavaro, pouca altura mas muito bem compensada com um enorme sentido de posicionamento e tempo de entrada sobre a bola.

Nos minhotos, juntamente com Moisés, faz parte de uma das melhores defesas nacionais. Podem não ser a melhor dupla, mas são certamente a dupla mais completa e que melhor se entende.

Esta rubrica tem como principio falar de jogadores não muito conhecidos, jovens com potencial e talentos escondidos. Também tinha por norma não falar de jogadores dos três grandes, nem do Braga. Mas esta época incluo o Braga nos 4 grandes, ainda assim vejo-me obrigado a referenciar este excelente atleta que só dá boa imagem da Liga Zon Sagres no estrangeiro.

Muita gente pode argumentar e considerar David Luiz, Carriço ou o recém chegado Otamendi melhor jogador que Rodríguez, mas em termos de defesa central – no que diz respeito à defesa da sua baliza e arte de defender – “El Mudo” é, em meu entender, o melhor defesa central a actuar em Portugal. David Luiz pode ser completo, atacar muito bem, ter enorme potencial, valer ou não a cláusula de rescisão, mas no que diz respeito às exigências da posição que ocupa no terreno, o peruano do Braga é exímio!

Podia dizer aqui que seria um bom reforço para os grandes, mas isso já todos viram há muito tempo. Acho que Rodríguez é muito mais que isso e não fosse as lesões que o perseguiram estaríamos na presença de um atleta de craveira mundial…

João Vasco Nunes

Sem comentários: