quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Palestra

Ambiente de «Derby»!

Parece quase inevitável... todos os grandes jogos do futebol português ficam sempre marcados por acontecimentos anteriores que acabam por «minar» de certa forma o jogo e o ambiente à volta do mesmo. É a isto que se chama ambiente de «Derby», emoções à flor da pele, muita polémica e todo o nervoso miudinho que rodeia um grande jogo de futebol.
Quanto ao jogo em si, não será fácil encontrar vencedor antecipado, nunca o é num jogo destas características, mas temos que admitir que a liga também não foi feliz na escolha do árbitro para esta partida, Carlos Xistra, já que o juiz participou num estágio com Olegário Benquerença e os seus fiscais de linha esta semana e esteve presente como árbitro adicional no Man. United vs Rangers, também ele muito mal dirigido por Olegário. Não querendo dizer que isto são coincidências a mais, é mais que certo que esta não foi uma boa escolha, pois caso as coisas corram pelo pior a comparação e as coincidências não serão deixadas para trás, não convinha portanto chamar este árbitro para tão importante desafio. No entanto penso e espero que tudo se decidirá pela forma como o Benfica entrar no jogo, um Benfica confiante irá acabar por preconizar toda a sua valia ao longo do jogo, como normalmente faz e irá vencer com tranquilidade, por outro lado se começar mal, arrisca-se a perder o jogo, já que é bastante usual vermos o Benfica de Jesus a não conseguir dar a volta aos acontecimentos. Como ficou demonstrado em muitos jogos da época passada.
Mais a norte e ainda na ressaca da goleada histórica que sofreu em Inglaterra o Sp. Braga terá que mostrar, mais uma vez, que tem estofo de campeão, capaz de levar tremendos socos no estômago e reagir como se nada fosse... é esta a sina dos grandes clubes... é esta a sina que o Braga terá de enfrentar se quiser continuar na roda dos grandes, e logo frente a um Paços já só por si difícil de bater, ainda por cima em plena Mata Real onde já bateu o Sporting esta temporada logo na abertura da contenda.
Como à hora em que escrevia esta rubrica ainda não fazia ideia do resultado que se presenciou no Estádio do Dragão e acreditando que os comandados de Villas-Boas venceram os austríacos e deram um importante passo na Liga Europa, avanço com o prognóstico para o jogo diante o Nacional da Madeira com a convicção que o FC Porto vai ter mais sorte que o Benfica na deslocação à Choupana, com Hulk num momento de forma excelente, capaz de descobrir sempre o espaço vazio e desorganizando por completo as defesas adversárias e tendo um Varela que é capaz de pôr e dispôr do corredor direito como se fosse a sua casa, a missão do Porto fica mais fácil, mesmo sabendo que se trata dum jogo na Madeira, local tradicionalmente difícil, mas em que o Porto nos últimos anos não tem sentido tais adversidades.

Simão Santana

Sem comentários: