quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Afinal o mais fraco não ganha sempre

ESTATÍSTICA DESFAZ UM MITO COM LONGOS ANOS

Há muito que se instalou no futebol português a teoria de que, no clássico dos clássicos, ganha aquele que estiver pior classificado. No entanto, depois de uma análise aprofundada conclui-se que, afinal, a teoria não passa de um mito, sendo que apenas em 57 dos 183 dérbis disputados, no campeonato e na taça, entre Sporting e Benfica, se verificou a vitória da equipa que estava pior.

Tal como D. Sebastião, este "mito" também surgiu, pelo menos uma vez, do nevoeiro, quando o búlgaro Krasimir Balakov abriu caminho à vitória, confirmada por Iordanov, do Sporting sobre o Benfica, por 2-0, no Estádio José de Alvalade, à oitava jornada do campeonato de 1992/93, num jogo em que o búlgaro marcou na primira jogada da partida.

Antes do jogo, o Benfica, comandado pelo croata Tomislav Ivic, somava nove pontos, mais dois que os "eternos rivais". Uma diferença desfeita numa noite lisboeta, colorida de vermelho, devido às expulsões dos leões Filipe e Iordanov e da águia Vítor Paneira.

Este "mito" foi, em grande parte, alimentado pela goleada infligida pelo Sporting ao Benfica, em 1986/87, por 7-1, quando os leões bateram pela primeira e única vez no campeonato o campeão que, na segunda volta, no Estádio da Luz, desmistificou o dérbi e venceu por 2-1.

Na época de 1967/68, o "mito" foi favorável aos "encarnados", que partiram para o clássico com um ponto de atraso para o Sporting, mas um golo de Eusébio relegou o Sporting para a segunda posição, definitivamente, e abriu caminho para o título.

Desde 1934/35, o terreno dos "leões" foi palco de 29 "surpresas", 18 vezes obtidas pelos donos da casa, enquanto em solo dos vizinhos o "mito" concretizou-se 24 vezes, por 13 ocasiões protagonizado pelo Benfica. Uma "graça" repetida pelos dois grandes duas vezes cada, em campo neutro.

Só em 27,3 por cento dos dérbis disputados para o campeonato saiu vencedor quem estava "na mó de baixo", uma percentagem que aumenta nos confrontos entre os "rivais" lisboetas para a Taça de Portugal (48,5 por cento).

Na última década, em 25 jogos, apenas em oito ocasiões o pior classificado superou quem estava melhor. Entre os protagonistas destas "surpresas" constam os nomes dos leões Liedson e Derlei (2008/09), Sá Pinto e novamente o "levezinho" (2005/06), e das "águias" Reyes e Sidnei (2008/09), Ricardo Rocha e Simão (2006/07), Zahovic e Tiago (2002/03) Van Hooijdonk e João Tomás (2000/01) e Sabry (1999/00).

Sporting, oitavo classificado com 14 pontos, e Benfica, que soma e segue no segundo posto embora conte os mesmos pontos que o líder Sporting de Braga, disputam o 151.º dérbi para o campeonato português, no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, num encontro marcado para as 21:15 do próximo sábado.

Fonte: Record

Sem comentários: