sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Palestra

Nervoso Miudinho

Inevitável, o tema de hoje será obrigatoriamente o dérbi. Que resultado? Quem marcará primeiro? O que irá acontecer a um Sporting moralizado psicologicamente e a um Benfica na tremedeira da eliminação precoce da Taça?

Pois bem, se até ao passado fim-de-semana o Benfica era considerado o grande favorito a vencer o dérbi, as coisas mudaram um pouco quando este mesmo Benfica foi travado categoricamente por um Vitória que já na última jornada da liga bateu o pé ao Sporting de Braga. Quer se queira quer não, os primeiros minutos serão de uma importância crucial para o Benfica, mais para o Benfica do que para o Sporting. A pressão psicológica está nos encarnados, são considerados favoritos e a derrota com os vimaranenses não veio em nada ajudar à festa. O Benfica terá que mostrar quem tem nervo de campeão logo desde inicio. O jogo irá decidir-se num momento: os primeiros vinte minutos. Se o Benfica entrar bem no jogo será bastante difícil para a equipa de Carvalhal dar a volta por cima, até porque qualquer alteração táctica que o novo treinador leonino tentar colocar em campo terá muito poucas hipóteses de vingar. Como disse Mourinho: «Carvalhal não pode fazer milagres». Por isto é que insisto, este dérbi irá decidir-se no psicológico, talvez por isso Carvalhal tenha feito uma palestra mais vincada no treino de hoje [Quinta-Feira, 26].

Em termos tácticos, e completando o que tenho vindo a dizer, o Benfica com Cardozo poderá voltar a «engatar», quanto ao Sporting, não poderá fazer muito senão utilizar a garra e esforço colectivo para fazer frente a este Benfica. Se por outro lado, o Benfica entrar mal na partida, o Sporting irá automaticamente ganhar confiança que poderá catapultar os verde e brancos para uma «surpreendente» vitória. No entanto continuo a achar que o Benfica é o candidato, a pressão é da equipa de Jesus e aposto claramente na vitória encarnada, 2-0.

Futebol Clube do Porto e Sporting de Braga irão passar um pouco ao lado desta jornada, no entanto podem ser os maiores beneficiados se o Benfica perder. Jogam ambos em casa, mas ambos têm histórias de vida diferentes, o Porto não vence em casa ultimamente, já contando com o jogo contra o Chelsea, o Braga por seu lado não pode ter tido melhor desempenho em casa, somando tantas vitórias, como jogos na pedreira, a contar para a Liga. No fim de contas, FC Porto – Rio Ave, 1-1 (João Tomas, muita atenção a este ponta-de-lança), Sp. Braga – Leiria 3-1.

Um bom dérbi para todos os amantes do futebol! Até para a semana!

Simão Santana

Sem comentários: