quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Palestra

Três Grandes, Três Previsões

Jornada de festa é o que nos espera. A Taça de Portugal Millenium é, este fim-de-semana, palco de muitas e variadas emoções, se são grandes (emoções) ou não, logo veremos.
Teremos o Porto a defrontar em Oliveira de Azeméis a Oliveirense, uma equipa que apesar de não se dar grande importância em termos nacionais é neste momento o sexto classificado da Liga Vitalis, o que só por si já diz que esta equipa não vai propriamente ver jogar os azuis e brancos no próximo sábado. Jogadores como Tó Ferreira na baliza, o experiente Laranjeira na defesa, moralizado pelo golo que marcou na última jornada ao Gil Vicente e que valeu o empate para os Aveirenses, Luis Coentrão no miolo do terreno e o próprio Cícero na frente de ataque acabam por mostrar que esta equipa da Oliveirense tem muito mais fulgor do que aquilo que se apregoa. Por outro lado o Porto deste ano não é um Porto fulgurante e que por isso têm vindo a sentir grandes dificuldades de impor realmente o seu estilo de jogo. A recente confusão de Sapunaru com as bebidas alcoólicas é uma figura de estilo daquilo que se passa no Dragão, a consistência dos últimos anos parece abatida tal e qual como quando o Benfica foi campeão em 2004/2005. Será certamente um bom espectáculo não tenho dúvidas, o Porto é favorito, mas atenção! A Oliveirense promete pelo potencial demonstrado, não dar tréguas do inicio ao fim do jogo.
Pesc. Costa da Caparica – Sporting – Um jogo que a meu ver terá sentido único pelos seguintes factores: primeiro o facto de os verde e brancos terem trocado de treinador, o que é logo à partida um factor determinante, quer fosse Carlos Carvalhal o comandante quer fosse qualquer outro treinador. O factor chicotada psicológica terá sem dúvida efeito. É verdade que se pode dizer que a chicotada não resultou pois o Sporting empatou em Vila do Conde, mas aí é que está a diferença, nesse jogo víamos toda a equipa técnica de Paulo Bento ainda a tomar conta dos destinos dos leões, neste jogo isso não irá acontecer, treinador e equipa técnica nova e tal como seria de esperar um novo sistema táctico. Claramente outra motivação quer para os habituais titulares quer como para os suplentes que vêm neste jogo uma motivação adicional, o facto de o treinador lhes puder dar uma oportunidade e conseguirem vingar, coisa que com Paulo Bento seria sempre difícil, pois já haviam alguns automatismos de selecção do onze titular. Em conclusão, o Sporting irá certamente conseguir vencer, folgadamente, já que o jogo se realiza no Restelo e esta equipa da Costa da Caparica não tem estofo para assustar o Leão, ainda por cima fora do seu campo.
Por último, o Benfica – V.Guimarães, talvez o jogo mais agitado da jornada da Taça, o Guimarães ainda não esqueceu o golo solitário de Ramires ao cair do pano no Afonso Henriques e depois da vitória ao Braga e com um treinador diferente (Paulo Sérgio substitui Nelo Vingada) a defrontar os encarnados, este Vitória tem tudo para fazer frente à equipa da Luz. O Benfica irá no entanto apresentar-se com os melhores jogadores em campo, pois Jorge Jesus já disse que não gostava que os atletas estivessem mais de duas semanas sem jogar e portanto este jogo não será propriamente para brincadeiras nem para experiências, o Benfica e o Guimarães querem passar, factor casa para o Benfica, factor motivação para o Vitória minhoto, só irá passar um, arrisco o Benfica até pela excelente equipa que tem, mas não se adivinhará fácil e uma vitória vimaranense, não era de todo surpreendente.
Não deixemos de tomar atenção ao Braga – V.Setúbal e ao dérbi da zona centro, Académica – Beira-Mar.
PS: Tinha avisado a semana passada sobre a Rep. Irlanda, a verdade é que teria realmente passado ou não fosse o senhor Martin Hansson a decidir o vencedor. Pela verdade desportiva, os meios tecnológicos e rapidamente. E já agora, parabéns Portugal!

Simão Santana

Sem comentários: