quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nova táctica na cabeça de Carvalhal




O 4x2x3x1 tem sido o esquema eleito pelo novo treinador leonino Moutinho recua e coloca-se ao lado de Miguel Veloso Liedson sozinho na área apoiado por três médios de ataque.

Durante os quatro anos em que esteve no comando da equipa técnica do Sporting, Paulo Bento optou invariavelmente por uma equipa montada em 4x4x2, com o meio-campo a desenhar um losango: um médio mais recuado, outro encostado à direita, outro à esquerda e um outro atrás dos dois avançados.

Mas a verdade é que, tendo em conta anteriores experiências do novo treinador dos leões, Carlos Carvalhal, no futebol português, ninguém poderá estranhar que, com precisamente os mesmos intérpretes, os leões passem a apresentar um esquema táctico completamente diferente daquele que foi invariavelmente eleito por Paulo Bento. Em boa verdade, Carlos Carvalhal, ainda que por algumas vezes tenha optado por outros esquemas tácticos, que escolheu, naturalmente, de acordo com a valia do adversário, tem sido um acérrimo adepto do 4x2x3x1.

Ainda que subsista a dúvida sobre se o novo treinador leonino vai ter tempo, esta semana, de implementar já um novo sistema táctico no encontro do próximo domingo, com o Pescadores da Costa de Caparica, para a Taça de Portugal - os internacionais A só se devem apresentar na Academia, em Alcochete, a partir de hoje, ou seja, a apenas três dias dessa partida -, já diante do Benfica, dia 28, para a Liga, é provável que os jogadores leoninos apresentem já um novo desenho no terreno.

Nesse sentido, e mantendo-se o esquema dos quatro defesas, o que pode, então, mudar no Sporting de Carvalhal? Basicamente, a colocação dos homens do meio-campo e do ataque.

Este exercício contempla, digamos assim, os homens que têm sido titulares, ou que cabem nos onze melhores, como é o caso de Izmailov, por exemplo, uma vez que o russo pode reaparecer diante dos encarnados.

Se assim for, o Sporting passa a actuar com dois médios mais recuados, ou seja, João Moutinho recuaria alguns metros e passaria a pisar os terrenos que, com Paulo Bento, estavam ultimamente entregues a Miguel Veloso - o capitão, ainda assim, deverá ter mais liberdade que o colega do lado para pisar terrenos mais adiantados e, dessa forma, dar azo à sua maior criatividade.

À frente desta dupla, três homens: Izmailov na direita, Vukcevic à esquerda e Matías Fernández ao centro. A este caberá o papel de transportar a bola para a frente com o objectivo de servir Liedson, neste esquema sem companheiros por perto, ainda que os três homens do meio-campo possam surgir com muita frequência por perto.

Os nomes referidos funcionam, aqui, como exemplo, pois bem vistas as coisas Carlos Carvalhal tem várias opções no plantel que tem ao seu dispor, uma vez que muitos dos jogadores do grupo sportinguista podem fazer mais do que uma posição.

Fonte: a Bola

Sem comentários: