terça-feira, 10 de novembro de 2009

After Hours

A Liga Sagres chegou à jornada 10. Esta abriu com a recepção do Belenenses ao Paços de Ferreira, na sexta-feira. Este terminou com a vitória dos forasteiros, por claros 3-0. Jogo muito bom da equipa de Ulisses Morais, que vergou os do Restelo a uma derrota que não sofre qualquer contestação. O Belenenses voltou a demonstrar muitas lacunas e a acusar alguma inexperiência da sua equipa.
No sábado a jornada prosseguiu, com o Setúbal - Olhanense, que terminou 0-0, e com o Guimarães - Braga, que findou com a vitória dos vimaranenses por 1-0. No primeiro jogo a história é simples de contar: jogo equilibrado e com poucas ocasiões de golo, onde o empate acaba por assentar bem. Já o jogo do líder Braga no Afonso Henriques foi bem mais emotivo. Além de resultar na 1ª derrota da equipa de Domingos, foi um jogo onde os arsenalistas demonstraram algumas debilidades, não sendo a equipa que nos habituou até aqui. Grande jogo do Vitória, a demonstrar que tem equipa pa escalar na classificação.
No domingo mais quatro partidas. O Leiria recebeu a Académica, terminado o jogo empatado a uma bola. Jogo com ascendente para os estudantes, que mereciam a vitória, conseguindo os leirienses o empate com uma pontinha de sorte.
À mesma hora jogou-se o Leixões - Nacional. Bom jogo de futebol, que terminou com 6 golos mas que foi manchado por uma péssima arbitragem. Os nacionalistas acabaram por vencer por 4-2 e, apesar da vitória ser justa, acaba por não se saber o que aconteceria com um árbitro que fizesse um melhor trabalho.
Depois entraram em campo dois dos três grandes. Primeiro o Porto deslocou-se aos Barreiros para defrontar o Marítimo. E uma vez mais os tetracampeões nacionais voltaram a mostrar que algo está mal no reino do Dragão. Exibição muito pálida e sem ideias, que resultou numa derrota por uma bola a zero, mas que poderia ter sido por números mais expressivos. Os madeirenses fizeram uma bela exibição, abafando o Porto durante sensivelmente 80 minutos.
A seguir realizou-se o Rio Ave - Sporting, no primeiro jogo depois da era Paulo Bento. O jogo terminou empatado a dois, depois dos leões terem chegado ao intervalo a vencer por 2-0!!! Jogo na linha do que tinha sido até aqui: fraco, sem ideias e com pouco espírito de sacrifício. Já o Rio Ave mostrou ter uma boa equipa, bem orientada e, acima de tudo, um grande coração, não baixando os braços apesar da desvantagem ao intervalo.
A jornada fechou na segunda-feira, com o Benfica-Naval. Os encarnados venceram pela margem mínima, num jogo muito complicado. A equipa de Augusto Inácio defendeu com muitos na Luz e contou com a inspiração do guarda-redes Peiser para evitar que a bola entrasse, o que só surgiu ao minuto 89. Vitória muito sofrida, mas justa da equipa de Jorge Jesus, que volta a apanhar o Braga no topo da classificação.
Esta semana as "Belas" são 5: Cristiano, pelos dois golos que marcou e por voltar a provar que é jogador para outros vôos; Paulo Sérgio, pois foi o 1º treinador a derrotar o Braga (e com um bom futebol praticado); Edgar, pois fez um hat-trick pelo "seu" Nacional; Van der Gaag, pelo brilhante início de carreira que está a ter; e João Tomás, por mostrar aos 34 anos que ainda é um goleador, com os 2 golos que marcou ao Sporting.
Já os "Monstros" são 2: Jesualdo Ferreira e Caicedo. O primeiro porque não encontra soluções para colocar o Porto a jogar futebol e a vencer jogos, demonstrando limitações na forma como gere a equipa. O segundo por continuar a demonstar que não tem valor para jogar no Sporting. Incrível a forma como falha um golo de baliza aberta que daria, provavelmente, a vitória aos leões em Vila do Conde.

Vitor Madeira

Sem comentários: