terça-feira, 10 de novembro de 2009

Canto Curto

Será que a gripe A também afecta pessoas colectivas?

Estava no meu recanto, no fim-de-semana, a pensar no que escreveria esta semana para esta rubrica. Lembrei-me que poderia reflectir, escrevendo, sobre a capacidade, ou falta dela, para dar a volta à crise por parte do Sporting. A meu ver a única solução seria a saída de Paulo Bento. Não colocando em causa o trabalho (passado) dele, nem a sua competência. Mas o que interessa é que o presente tornara-se incómodo, mau de mais até, para qualquer adepto leonino aguentar. A equipa necessitava de reagir, mas Paulo Bento já não o conseguia fazer. E repito, sendo inquestionável o trabalho feito em épocas anteriores, porque a meu ver, este não era o único culpado da situação. Mas o “abanão” já era inevitável!
Para surpresa minha, na sexta-feira caiu a “bomba” da sua demissão. Fiquei um pouco agastado. Não porque não fosse nada que prevê-se, mas ficava assim sem tema para a rubrica que estou neste momento a escrever. Quase que apostava que Bento seria demitido em vésperas de derby. Isto para assegurar um novo fôlego, logo para um desafio tão importante.
Enfim, com a saída de Bento o plantel iria receber uma “lufada de ar fresco”, visto ser uma equipa deprimida nas últimas semanas. Parecia até que necessitavam de choques eléctricos, e nem isso era certo para solucionar a crise do Leão. Pensava eu!
Pois bem enganei-me! Mesmo depois de dois rivais directos terem perdido pontos e de ir defrontar uma equipa acima na tabela, os leões continuaram na mesma rota, sempre com a mesma toada. Que mais era preciso para iniciar uma recuperação? Depois de chicotada psicológica e de dois dos mais directos adversários terem sido derrotados?
Afinal a solução não passa só pela saída de Paulo Bento, o Sporting tem um plantel fraco. Apesar de se exigir mais, o técnico não tem culpa, por exemplo, da tão fraca qualidade dos seus avançados.
Depois de ter reflectido sobre o assunto, não consigo perceber como tudo corre mal no reino do leão. Será mesmo só falta de qualidade do plantel? Ineficácia directiva? Não sei! Mas arrisco-me a dizer que nos tempos que correm e com os vírus gripais que ai andam, este Leão está muito constipado, engripado até, ou seja talvez tenha gripe A.

João Vasco Nunes

Sem comentários: