domingo, 1 de novembro de 2009

"Pedradas" de H. Viana e P. César derrubam Benfica e devolvem liderança ao Braga

"Águias" lutaram, lutaram, mas nunca foram audazes para ultrapassar "arsenal" de Domingos/strong>



O Braga recebeu e venceu, por duas bolas a zero, o Benfica, em jogo disputado hoje à noite na "Pedreira". Golos a abrir e a fechar, de Hugo Viana (7") e Paulo César (77"), recuperam liderança da Liga Sagres, num jogo que foi um digno espectáculo de futebol. Um dos melhores jogos deste campeonato, onde as equipas se empenharam muito, física e tacticamente, o que proporcionou um jogo a ritmo aceleradíssimo.

O Braga entrou forte no jogo, com domínio e posse de bola. O principal objectivo era enervar a equipa do Benfica e isso foi totalmente conseguido. Conseguido até duplamente, visto que através de um livre exemplarmente executado por H. Viana, o Braga chegou à vantagem e conseguiu assim controlar o jogo a seu prazer.
O Benfica demorou a reagir, mas aos poucos equilibrou. Depois de conseguir ter mais posse de bola, o Benfica "lançou-se" ao meio-campo Minhoto. Volvidos os primeiros dez minutos do encontro, o ritmo de jogo começou a acelerar, criando um estilo de parada e resposta, existindo jogadas de perigo em ambas as balizas. Nesta fase, Di Maria era o grande desequilibrador dos encarnados (de Lisboa), enquanto Vandinho era o grande dínamo do "miolo" Bracarense.
O jogo seguiu nesta toada até ao intervalo, com o Benfica a ter a bola em sua posse mais tempo, obviamente em busca do empate.
Com o intervalo chegaram as cenas lamentáveis à entrada do túnel de acesso aos balneários. Jogadores de ambas as equipas quase chegaram a "vias de facto", e apesar de não se saber o que se passou posteriormente já dentro do túnel, Cardozo e André Leone, acabaram por receber ordem de expulsão. Não regressaram para a segunda parte e deixaram as duas equipas reduzidas a dez jogadores.

Na segunda parte tudo mudou, o Benfica entrou forte com um ritmo de jogo alucinante e o Braga defendia a sua vantagem preciosamente. Só por volta dos 65" a equipa de Domingos conseguiu desdobrar-se melhor nas aventuras atacantes. Neste período de tempo a equipa de Jorge Jesus assumiu totalmente as rédeas da partida, instalando-se completamente no meio-campo defensivo do Braga. Os lances de perigo foram acumulando-se, mas faltava algo mais no último passe e no capitulo da finalização às "águias".
Com o passar do tempo e com o nervosismo Benfiquista, por não conseguir quebrar a barreira Minhota e chegar à igualdade, o Braga foi arriscando mais na contra-ofensiva. A partir dos 70" os "guerreiros" conseguiram guardar melhor a bola, isto devido essencialmente ao desgaste físico que alguns jogadores do Benfica já denotavam por esta altura.
Aos 77" e após uma perda de bola infantil da defesa do Benfica, Paulo César deu a "machadada" final no jogo. Apesar disto os jogadores do Benfica nunca baixaram os braços, mostrando uma total entrega ao jogo. Ainda assim insuficiente perante a estratégia Bracarense.
Rapidamente o jogo chegou ao final, com alguns lances de perigo em ambas as balizas. A vitória do Braga foi inteiramente justa e coloca assim o Braga com 3 pontos de avanço sobre o Benfica e 5 pontos sobre o Porto. O jogo que foi dirigido por Jorge Sousa, foi um "hino" ao futebol, e certamente que se defrontaram duas das equipas que melhor jogam "o futebol" em Portugal. Resta dizer que o Braga foi um digno vencedor e o Benfica um digno vencido.

Ver ficha de jogo aqui

João Vasco Nunes

7 comentários:

Fábio Ferreira disse...

Concordo, basicamente com o que foi dito pelo João Vasco.

Não vi os 20 minutos iniciais, há que referir antes de tudo.

O jogo fica marcado pelo golo madrugador do Braga e o Benfica no primeiro grande teste que tem ao seu caracter, em situações adversas (golo madrugador sofrido contra uma equipa que joga à bola) falhou...
O Braga soube gerir na perfeição a vantagem defendendo muito bem e atacando sempre na certa. Benfica quase nao criou perigo daquilo que vi da primeira parte. Na segunda partiu mais pressionante e aí criou algumas oportunidades mas a partir do minuto 70, sensivelmnente o Braga soltou-se e aí, meus amigos, aconteceu uma coisa que não esperei que fosse acontecer tão cedo, e que acontece sempre às equipas do Jesus: na 2º volta costumam dar o berro fisicamente! É incrivel como os jogadores do Benfica se arrastaram em campo nos ultimos 15, 10 minutos... Veremos se foi só neste jogo.
Arbitragem de boa qualidade com erros ocasionais, nomeadamente a não punição do Di Maria quando este pontapeou a bola contra o banco do Braga, e a não expulsão de Saviola por agressão a um jogador do Braga (espero um sumarissimo, mas se calhar é melhor esperar sentado, tal como espero sentado que aconteça ao Aimar os mesmo que aconteceu ao Lisandro o ano). Quanto ao suposto golo mal anuladom, compreendo a revolta de alguns benfiquistas que estavam habituados a serem validados golos como aquele golo do titulo do Luisão ao Sporting. Efectivamente há falta no lance e não é de Luisão, é de Cardozo, basta ver as imagens como deve ser... De aplaudir ainda a decisão de Jorge Sousa de nao assinalar dois lances da grande área do Braga que em qualquer outro jogo desta época dariam Grande Penalidade ao Benfica (Saviola que até deu amarelo e Ramires)...

Queria ainda parabenizar o Braga, principalmente o Sr.Domingos Paciência pela enorme época que está a fazer. Para mim, assumiram neste jogo a candidatura ao titulo...

Anónimo disse...

O Braga ganhou com toda a justiça.
O Benfica não soube aproveitar as opurtunidades de q dispos e mesmo q o golo tivesse sido validado ou algum penalty assinalado não seria isso q evitaria a derrota.
Quanto ao Sr. Fábio recomendo q procure saber as regras quanto aos sumarissimos...
Só em caso dos erros (?) terem influencia directa nos resultados podem haver sumarrisimos.
Se a regra está mal já é outro assunto.
Falar sem saber dá origem a q se digam asneiras.

Livre Directo disse...

realemnte oh sr fabio pareces um especialista em arbitragem...

Mário disse...

ah ganda braga!!! essas das pedradas soa um pouco a azedo, não cartaxo?

Livre Directo disse...

se leres tudo ves que não ha nenhum azedo... simplesmente porque o jogo foi na pedreira e porque foram grandes remates, sei la trocadilho... tas a ver???

Fábio Ferreira disse...

Eu não falo com anónimos...

Mário disse...

Eu sei!!!
Li o texto todo, e sei que não há azedo... Era só para me meter contigo!
Mas essa do braga serviu para voçês colocarem outra vez os pés no chão, não?

Oh Fábio Ferreira, não falas com anónimos??? eheheh