quarta-feira, 4 de novembro de 2009

After Hours

A jornada 9 do nosso Campeonato iniciou-se na sexta-feira e logo com um grande em campo. O Porto recebeu o Belenenses e não foi além de um empate a uma bola. A equipa da casa teve maior domínio na partida, mas os de Belém nunca se amedrontaram, procurando sempre que possível, o contra-ataque. E foi desta forma que o Belenenses se adiantou na partida, logo no início da 2ª parte. A partir daqui só deu Porto, que chegou ao empate e até poderia ter chegado à vitória, mas o cabeceamento de Bruno Alves esbarrou na trave. Apesar disto, uma exibição com pouca chama dos dragões.
No sábado mais dois jogos. Primeiro a Naval recebeu e venceu o Leixões, por uma bola a zero. Bom jogo da equipa da casa, que trabalhou bastante para conquistar os 3 pontos. Já os de Matosinhos voltaram a mostrar que a equipa sensação da época passada está muito longe de ser atingida.
Depois realizou-se o grande jogo da jornada. O Braga recebia o Benfica, naquele que era o duelo dos líderes da Liga Sagres e também de duas equipas que ainda não tinham perdido esta época. A sorte acabou por sorrir aos da casa, que venceram por dois a zero, num grande jogo de futebol, com oportunidades repartidas e muita emoção. Foi, de facto, um jogo que podia ter caído para qualquer dos lados e qualquer que fosse o vencedor seria justo. Foi o Braga, que assim segue isolado no 1º lugar da Liga.
A jornada prosseguiu no domingo, com mais quatro jogos. O Olhanense – Rio Ave e o Paços de Ferreira – Leiria realizaram-se à mesma hora e terminaram com resultados semelhantes: vitória por um zero para as equipas visitantes. Em Olhão assistiu-se a um jogo fraco, com poucas oportunidades, mas onde os da casa mereciam melhor sorte. Os visitantes marcaram e, a partir daí, limitaram-se a defender. Já em Paços a história foi outra. Partida bem disputada e equilibrada, mas onde a vitória dos forasteiros se pode considerar justa pelo que foi o jogo.
Mais tarde disputou-se, na Choupana, o Nacional – Setúbal, com vitória para os madeirenses por 2-1. A equipa de Manuel Fernandes até esteve a ganhar, mas saiu para o intervalo empatada. Na 2ª parte apenas existiu Nacional, que acabou por marcar e chegar à (justa) vitória.
O último jogo do dia colocou em campo o último grande. O Sporting recebeu o Marítimo e voltou a decepcionar os seus adeptos. Depois de ter estado a vencer, acabou por se deixar empatar, terminado o jogo em 1-1. Jogo aberto, com oportunidades de parte a parte, mas com maior domínio dos leões. Contudo, a verdade é que, apesar do maior domínio, a equipa leonina fez muito pouco para vencer o jogo e o empate pode considerar-se justo. A contestação a Paulo Bento continua a aumentar e o líder Braga já está a 12 pontos.
A jornada fechou na segunda-feira, com a Académica a receber em Coimbra o Guimarães. Este jogo acabou com o jejum de vitórias dos estudantes, já que a equipa de Villas Boas venceu por 2-0. Uma vitória justíssima, que deixa o Vitória numa posição complicada na nossa Liga.
Esta semana temos apenas uma “Bela”: o Braga. A equipa de Domingos fez o pleno na 1ª volta, ou seja, venceu os 3 grandes e segue imparável na liderança da Liga Sagres, com o bónus de praticar um futebol de muito boa qualidade. Claramente um candidato a ter em conta esta época.
“Monstros” são dois: Paulo Bento e Hélder Postiga. O primeiro porque não consegue encontrar soluções que tirem o Sporting desta crise que o clube atravessa. É verdade que não se fazem omeletas sem ovos, mas o treinador é sempre o principal responsável. O segundo porque não consegue sair do deserto de golos que atravessa. É incrível como o avançado leonino tem tantas oportunidades de jogar, quando o seu rendimento não o justifica em absoluto. Um jogador claramente para outras equipas e nunca para um grande.

Vitor Madeira

Sem comentários: