segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Canto Curto

Carvalhal – Loucura ou sanidade?

Com a nomeação de Carlos Carvalhal para sucessor de Paulo Bento, como novo treinador do Sporting, o mundo leonino parece ter desabado. A contestação ao Presidente, por parte de sócios e adeptos, aumentou ainda mais. Muitos consideram esta contratação “péssima” para o clube. Foi de facto uma surpresa por parte de Bettencourt, é que nem os mais cépticos e pessimistas acreditavam que a tão prometida “surpresa” fosse tão desagradável… Será este o “abanão” que o plantel necessitava? Será que Carvalhal tem experiência suficiente para aguentar o clima de pressão que se vive no reino do Leão? Terá sido um acto de desespero e loucura?
Pois bem, tudo isto pode parecer uma utopia, é verdade. Tudo isto pode fazer parecer que seria difícil outra opção para o lugar, visto não existir condições financeiras para um “estrangeiro”, ou mesmo para pagar a desvinculação do treinador do último classificado da nossa Liga.
Mas, e se JEB pensou para si mesmo (em vez de vir para a imprensa com as suas habituais “argoladas”) que esta época já está perdida? Pelo menos a nível da Liga, não tanto pela diferença de pontos mas também pela falta de qualidade do plantel sportinguista. Bettencourt pode ter finalmente reparado que a pressão exercida, sobre um plantel com qualidade dúbia, foi demais. Então agora pode estar a tentar o efeito inverso. Tirar completamente a pressão dos jogadores e treinador, mas desta vez convencendo os adeptos disto. O presidente pode perfeitamente ter pensado que seria mais fácil encontrar solução à altura do clube no final desta época… isto porque nesta altura da temporada o mercado está escasso! Pode também ter pensado em arranjar uma solução interina até o final da época. E pode igualmente ter pensado que essa solução interina fosse para apostar forte no que ainda há em jogo (Taça da Liga, de Portugal e ir o mais longe possível na Europa). Curiosamente, Carvalhal das duas edições da Carlsberg Cup, ganhou uma! Foi também o primeiro treinador a qualificar o Braga na fase de grupos na Taça Uefa. Podem ser meros números, mas também são factos e contra factos não há argumentos. Vocês têm todo o direito de se interrogar… e então era preciso essa solução temporária ser Carvalhal? Pois bem, para os pensamentos do presidente do Sporting sim! Carvalhal sempre teve um rótulo de estudioso do futebol, apesar de muitos falhanços, já teve também algum sucesso. Se isso chega para esta oportunidade? Talvez não! Mas Bettencourt não pensa dessa forma. Pode assim, desviar as atenções da equipa, e aproveitar o resto que falta da época, para preparar… a próxima.
No meu entender não existem nem maus, nem bons treinadores. Para mim os treinadores apenas são classificados pelos resultados que obtêm. Não se pode ser bom nem mau, no presente, olhando apenas para o passado. E cabe a Carvalhal mostrar que esta oportunidade que lhe foi dada, teve a sua razão de ser!
Os próximos meses irão revelar este paradigma que o Sporting vive. Se isto não passa de uma loucura, por parte de JEB, ou se é total sanidade para levar o clube em frente. É que a imprensa já fala no possível encaixe que o Sporting fará com o dinheiro que virá do acordo com a CM Lisboa. E no próximo defeso (Janeiro), iremos ver se Bettencourt quer investir já no plantel de Carvalhal, ou se estará já mesmo a pensar no futuro… e se guardará essas verbas para a próxima época.
Uma coisa á certa, no meio desta loucura, ou sanidade como queiram, aposto que os adeptos do Sporting preferiam voltar atrás no tempo… No tempo em que Paulo Bento ainda era treinador, evitando assim esta revolução, criada pelos próprios sportinguista!

João Vasco Nunes

3 comentários:

Rui Moreira disse...

O artigo está todo muito bom, excepto na conclusão, que é um erro redondo. Eu aposto precisamente no contrário. Ainda assim, com tudo o que correu mal a JEB na semana passada, os sportinguistas confiam mais no futuro hoje do que há uma semana... Eu, pelo menos, confio...

Carlos Duarte disse...

Mt se tem dito e escrito sobre o sporting desta época, q Paulo Bento mt fez com a equipa q tinha á disposição.
Todos dizem isso a ver se pega, uma mentira dita mts vezes torna-se verdade aos olhos de mts mas não deixa de ser mentira.
Paulo bento saiu como uma especie de heroi desta historia toda, como o coitadinho q fez milagres cuma equipa miserável, mas quanto a mim não merece tão pouco mais ou menos esse titulo.
Senão vejamos, P. Bento não saiu devido aos 4 segundos lugares, P. Bento saiu apenas e só devido a esta época, e é esta época q devemos analisar.
Até á época começar poucos eram os sportinguistas (público alvo q Paulo bento tinha de contentar) que se insurgiam contra PB.
O q Paulo Bento fez nas outras épocas em q esteve ao serviço do Sporting (4 segundos lugares, 2 taças de Portugal e 2 supertaças) era mais q suficiente pa continuar no cargo, chegou inclusive a ser apontado por alguns como o melhor treinador da história do Sporting.
O problema foi q esta época está a ser até ao momento das piores da história recente do Sporting, ao 8º lugar juntam-se as péssimas exibições, apenas Matias Fernandez começou recentemente a dar algum colorido aos jogos dos verde e brancos.
Agoram digam-me uma coisa, não terá Paulo bento culpa de tão mau futebol?
Não terá Paulo Bento culpa de tão péssimos resultados?
É claro q sim, senão vejamos analisando o plantel vemos q a equipa é practicamente a mesma da época anterior (ao contrário do q se passou com Porto, Benfica e Braga).

Carlos Duarte disse...

Na baliza está tudo igual, pode-se dizer q não se aproveita o Stojkovic, mas tb não se aproveitou na ultima época, e sinceramente não tem sido pela baliza o problema do Sporting, pois com o acumular de jogos e de experiência Patricio até está bem melhor esta época q a anterior (no futuro o "justiceiro" virá a ser mt provavelmente o titular da selecção).
Na defesa a unica alteração no plantel foi a "troca" de Ronny por André Marques, não ficou a ganhar ca troca mas tb não ficou a perder, pois ambos nunca podem ter lugar numa equipa q queira ser campeã, pra este lugar Alonzo (ex Nacional) estava sem clube e P. Bento a dormir...
No meio saiu Pipi entrou Matias, acho q ng discorda q os leões ficaram a ganhar ca troca, saiu Rochemback (pq o Sporting quis) mas po lugar q desempenhou na ultima época o Sporting tem Veloso e Adrien jogadores quanto a mim de maior valia q o "bundão" e entrou ainda Angulo contratação q se tem revelado completamente ao lado, mas convem tb relembrar q foi oferecido H. Viana e P. Bento nao quis...
No ataque saiu Tíui e Derlei, entraram Saleiro e Caicedo.
Na troca de Saleiro por Tíui ficou practicamente tudo igual ( embora ache q Saleiro terá mais futebol nas pernas q Tíui embora o primeiro bebé proveta portugues mt dificilmente dará algum dia uma taça aos leões ao contrário do q fez o brasileiro), já na mudança de Caicedo por Derlei, novo erro grave de PB, pois Caicedo sai claramente a perder, apesar da idade (21 para 34) Derlei tem mais de tudo, mais velocidade, mais entrega ao jogo e o q mais importa num avançado, mais faro pelo golo.
Para PB continuar com Derlei ter-lhe-ia bastado continuar a pagar-lhe o q ele já auferia...
Fazendo uma análise realista este plantel não é pior q o da época passada e poderia ser mt melhor ainda sem custos acrescidos (Alonzo, H.Viana e Derlei).
Posto isto não me venham com desculpas de planteis e orçamentos, basta relembrar q o Braga tem menos de metade do orçamento do Sporting.
O Sporting está como está não é devido aos seus jogadores serem como são é devido aos seus jogadores estarem como estão, e isso meus amigos a culpa é de Paulo Bento e do seu mau trabalho desde o final da época passada.
Como cúmulo depois da demissão veio apontar a pré-epoca do Benfica como causadora duma depressão no Sporting, mas um treinador q esteja a trabalhar bem alguma vez deixava q esse sentimento se instalasse?
Q sentido é q isto faz?
Os jogadores se estivessem confiantes no trabalho q estavam a realizar alguma vez ficariam depremidos por uma outra equipa estar a trabalhar bem?
É só pensar um bocadinho.
Esse sentimento só se instalou pq a equipa percebeu q não estava a trabalhar como devia.
O problema do Sporting esta época resume-se a isto, trabalho de má qualidade...
Acredito q com Carvalhal as coisas vão ser diferentes, pode não ser um grande treinador mas parece vir com vontade de trabalhar, aquilo q o Sr. Tranquilidade não revelou nos ultimos meses...
Sou benfiquista e sócio desde 95 mas á q ver as coisas como elas são.