terça-feira, 24 de novembro de 2009

Canto Curto

Paulo "caso" Sér(g)io

Paulo Sérgio Bento Brito (Estremoz, 19 de Fevereiro de 1968) é um treinador de futebol de Portugal. Paulo Sérgio iniciou-se no futebol como jogador e há poucos anos "abraçou" a carreira de técnico. A 22 de Maio de 2008, após ter rescindido com o
Beira-Mar, assinou pelo Paços de Ferreira, clube que levou até à final da Taça de Portugal, perdendo por um golo contra o Porto. Em Outubro de 2009 assinou pelo Vitória Sport Clube, após a saída de Nelo Vingada do clube.
Este é o perfil de Paulo Sérgio, o "carrasco" do Benfica na Taça de Portugal...

A minha apreciação em relação ao "mister" do Guimarães já vem desde o tempo do Paços. Mais concretamente, desde a sua carreira na Taça de Portugal do ano passado. Depois da apreciação positiva que tive dele, vieram as finais (Taça e Supertaça), onde Paulo Sérgio me encheu as medidas. Não digo isto apenas no plano táctico ou técnico de treinador. Mas também, pelo aspecto humano, visto ter jogado esses dois jogos de "peito bem aberto" contra, o nada mais nada menos, Tetra campeão nacional. Jogando o jogo pelo jogo desde o apito inicial, e arriscando tudo no final (onde apenas perdia por uma bola a zero), acabando ambos os jogos com mais de três avançados em campo. Eu sei, e vocês certamente também, que quantidade não é sinónimo de qualidade! Até porque foi nessa exacta altura (perto do minuto 75 de jogo), que colocou a "carne toda no assador". O resultado disso, foi que o Paços de Ferreira deixou de criar perigo, e consequentemente as ocasiões de golo que teve até então. O meio-campo (forte e com capacidade de circulação de bola, típicos das equipas de Paulo Sérgio) deixou de ter unidades suficientes, de forma a que a bola chegasse em melhor condições aos homens da frente. É certo que tacticamente, não foram ambas grandes ideias do treinador Vila-franquense. Mas em termos de postura, Paulo Sérgio foi brilhante. Sem medos, sem rodeios e principalmente sem "autocarros". Treinadores destes fazem falta ao nosso futebol!
Na última quinta-feira, Paulo Sérgio foi o convidado de um programa da estação pública. Programa esse dedicado somente a analise de futebol. No programa o treinador deixou muitas ideias no ar. Como por exemplo, que iria ao Estádio da Luz, sem medo do que lhe iria aparecer à frente. E foi assim mesmo que o Guimarães eliminou o Benfica da Taça. Para além disso, disse que o plantel vimaranense tem condições para actuar em qualquer esquema táctico, faltando apenas tempo para os trabalhar. Deixou também no ar, que o Vitória Minhoto tem ainda muito que crescer, tendo uma grande margem de progressão para o resto do campeonato. Paulo Sérgio agarrou na mesma equipa que Nelo Vingada tinha, onde este não havia conseguido resultados. E nem isso, nem o facto de partir do últimos lugares da tabela, intimidaram o português de assumir a candidatura europeia, dizendo que era nesses lugares que ele e o plantel pensavam diariamente. Um homem frontal, sem rodeios, e que poderá ter um bom futuro em Portugal. Atenção a Paulo Sér(g)io!

João Vasco Nunes

1 comentário:

Anónimo disse...

O Guimarães tem um excelente plantel e um excelente treinador, pa lutar pelos 5 primeiros lugares, mas q foi á luz estacionar o autocarro penso q ng tem dúvidas, a diferença po jogo da naval foi q foram mais eficazes nas opurtunidades d q dispuseram, o Benfica corre mts riscos está sempre sujeito a sofrer golos, um dia de menor inspiração do Benfica na hora de por a bola lá pa dentro dá origem a estes resultados.
O tipo de jogo de Jesus ou a equipa marca cedo e goleia, ou a bola não vai entrando apesar das várias opurtunidades e os jogadores vão ficando cada vez mais nervosos e as coisas saindo cada vez pior onde só um golpe de sorte ou de grande inspiração poderá resolver.