quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Expert da Bola

Esta semana o artigo apresentado é de autoria de Mário Pinto, jovem Estudante de Comunicação Empresarial. Aqui fica a sua contribuição...

Portugal Portugal


Estives-te com um pé numa galera, outra no mundial! “Quase perdias a fama a caminho da glória.”

Finalmente estamos no mundial! Fui duro e longo o caminho para lá chegar, mas para ir lá sem ser só de passeio, a caminhada ainda não acabou!

Depois de uma fase de apuramento asfixiante, na qual não cumprimos os objectivos e apresentamos um futebol pouco convincente, lá conseguimos ganhar o play-off contra uma Bósnia muito fraca, que apenas se arrasta às custas de dois ou três jogadores. Acho que é bem evidente a falta de confiança, proveniente de também alguma falta de qualidade de alguns jogadores.

A selecção de hoje é o Cristiano, o Simão, o Bosingwa, Meireles, três grandes centrais (e um deles joga a trinco) e o resto! Não há uma homogeneidade na qualidade dos jogadores na selecção, é certo que nunca houve, mas agora é bem mais evidente. O Carlos Queirós tem muito trabalho a fazer se queremos ter ambições de fazer alguma coisa no mundial, porque para ir lá só por participar, já basta bem o Sporting por cá!

Tenho saudades daquele tempo em que metade do onze da selecção tinha acabado de ser campeão europeu e que na época anterior tinha ganho a taça UEFA. Aí sim, tínhamos grande equipa, os jogadores em forma e confiantes, ainda por cima íamos a jogar em casa, tínhamos estádios novos, o futebol português vinha com um no “status” com os resultados lá fora do F.C.Porto… Enfim, havia uma série de factores a nosso favor, não só para ganharmos esse Europeu como também para dar um novo ânimo ao futebol português! Por ventura, ou não, acabamos por perder esse Europeu em casa e com todas as outras benesses. Coisas do futebol…

Quarta-feira, 18 de Maio de 2005, Sporting Clube de Portugal joga a Final da Taça UEFA em Alvalade, com os russos do CSKA, em que, vergonhosamente, acaba por perder!

No espaço de três anos, o futebol português está presente em quatro finais: 2003 - Taça UEFA (FCP), 2004 – Liga dos Campeões (FCP), 2004 – Final do Europeu (Selecção), 2005 – Taça UEFA (SCP).

E o que é veio depois disso? O que é que o futebol português evoluiu com isso? Equipas das divisões inferiores jogarem em grandes estádios?

Costuma-se dizer que “depois da tempestade vem a bonança”, no caso do futebol português foi o contrário, primeiro veio a bonança, e depois veio a tempestade…

Mas como diz o Gomo, naquela música que fez para o Europeu de 2000, que merecíamos ganhar e ficamos pela meia-final roubadíssimos! Aí também tínhamos grande equipa, com grandes jogadores de muitíssima qualidade, mas são outros tempos e outras gerações!

“A nossa selecção é boa de mais,

Como já era em 66!

Mas desta vez vamos ganhar,

Vamos deixar para trás esse azar sem fim!”

Mário Pinto

3 comentários:

Anónimo disse...

"Estives-te" ou "estiveste"?
Normalmente nos blogs nao costumo andar a corrigir o português, mas para um estudante de comunicaçao social, é uma grande calinada!

Nuno

Mário disse...

Desculpe lá sr.anónimo se ofendi o seu português, é realmente uma grande calina! Mas foi só isso que retirou do texto?

Anónimo disse...

foi o mariconço do nuno de faro que escreveu isso... aquele maricas... ele vem para aqui corrgir erros nao percebe nada de futebol lol