quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Palestra

Hoje vamos estrear a rubrica "Palestra" de autoria de Simão Santana. Vai consistir numa antevisão semanal do jogos da Liga Sagres ou da Selecção...

Do abismo ao céu!

Antes de mais e mesmo antes de ser brindado com as boas-vindas de todos vocês, queria deixar aqui uma palavra de apoio à família de Robert Enke, à equipa do Hannover e à selecção alemã, a todos eles, um forte abraço!
Passemos à análise propriamente dita. Portugal – Bósnia Herzegovina, sábado, dia 14 de Novembro, Estádio da Luz, 20h45, jogo da primeira-mão do Play-off de acesso ao Mundial 2010 na África do Sul.
Primeiro que tudo, o facto de o jogo da primeira-mão se realizar em terras lusitanas, não é a meu ver uma vantagem, seria melhor trazer a decisão final da eliminatória para Portugal e, eventualmente e esperemos que sim, fazer a festa no nosso território. Jogar em casa a primeira-mão traz uma desvantagem: a pressão de ter que vencer mesmo sem se conhecer muito bem o adversário em questão, mesmo sabendo que esta selecção tem jogadores influentes como Pjanic (Lyon), Misimovic (Wolfsburgo) e Muratovic (Sturm Graz) que, juntos, criam um trio atacante que por certo poderá fazer tremer a Luz. Ainda de referir que esta selecção dos Balcãs não se faz valer apenas do ataque, que o diga o Benfica que não conseguiu vencer o AEK na Liga Europa (derrota por 1-0 na Grécia) nem sequer marcar um golo - Sanel Jahic, jogador da equipa grega, é sem dúvida uma peça chave na organização defensiva desta selecção.
O jogo não se advinha fácil e Portugal sem Cristiano Ronaldo (e não falaremos, mais desta “pseudo-polémica”) tem no entanto jogadores a atravessar bons momentos de forma: Fábio Coentrão, Eduardo e até mesmo Simão Sabrosa apesar de o “seu” Atlético não sair da roda de baixo do campeonato espanhol.
Em traços gerais, jogo fechado, bastante fechado, mas que se advinha com golos, as equipas não darão espaços mas a força com que investirão no ataque promete ser demolidora. Vitória de Portugal, 3-1.
Uma nota de rodapé, ponhamos os olhos na República da Irlanda de Trappatoni, adivinho a França a não comparecer no Mundial. Na próxima semana veremos se a minha palestra foi acertada.
A todos vocês um forte abraço, voltarei na próxima semana e durante muitas, espero.

Simão Santana

3 comentários:

João Nuno disse...

Uma questão: o Dzeko?!?!? Que é só o ponta de lança de referência deles na minha opinião! Sim como o próprio (Simão) diz "Opiniões".
De resto boa redacção, apesar de referir a derrota do Benfica com o AEK....que não devia <.< lol

Minha previsão para a 1ª mão, já agora: 2-0.

Saudações!

r3n470 disse...

Realçar jogadores da Bósnia e não realçar o Dzeko que para mim é sem duvida o melhor jogador deles e uma das revelações do campeonato alemão da época passada.
E uma selecção se não ganha à Bósnia sem o Cristiano Ronaldo nem merece estar no Mundial!
De qualquer maneira boa sorte Portugal, boa sorte Queiroz e que não haja mais "lesões"

Tiago_ Santa Joana disse...

Bom comentário :-)