segunda-feira, 13 de julho de 2009

Análise: Sion - Benfica (2:2)


O Benfica iniciou ontem o ciclo de jogos de pré-época contra a equipa suiça do Sion.

Naquele que foi um jogo interessante, o Benfica apresentou-se ontem com uma formação á imagem de Jorge Jesus com um 4-4-2 em losango como já havia sido declarado po JJ como esquema táctico a utilizar pelas águias.
A equipa inicial não apresentou grandes surpresas ao que havia sido avançado pela imprensa como a equipa que iria começar o jogo. Apenas de destacar Moreira como guarda redes titular para este 1º jogo.
Na defesa JJ apresentou Maxi Pereira (cap.) a lateral direito, Sepsi a lateral esquerdo e a dupla de centrais Miguel Victor e o jovem Roderick Miranda.
No losango do meio campo o SLB iniciou com Yebda no vértice mais recuado acompanhado pelos interiores Carlos Martins (dir.) e Angel Di Maria (esq.) com o membro mais avançado do losango Pablo Aimar. Na frente, Cardozo e Saviola formaram a dupla de avançados.

Na primeira parte o Benfica mostrou alguns detalhes que já mostram o trabalho desenvolvido por Jorge Jesus tais como a troca rápida da bola entre jogadores e a grande mobilidade dos elementos do meio campo e avançados.
O losango formado por JJ mostrou já grande mobilidade principalmente Di Maria e Aimar que souberam cumprir o que JJ tenciona : Encurtar as zonas entre linhas da equipa e a transição rápida e organizada defesa-ataque.
Com Aimar a baixar no terreno trouxe ao SLB melhor qualidade na distribuição de jogo e no apoio aos homens da frente e parece este ser o elemento chave nesta formação encarnada.
Saviola mostrou-se bastante participativo sendo o elemnto mais móvel da frente de ataque também encurtando a zona entre linhas do Benfica e procurando bastante o jogo em zonas mais intermédias.
Devido a esta grande mobilidade o Benfica chegou ao golo numa jogada de Di Maria que ao pressionar Paíto (ex-Sporting) e ganhando a bola em velocidade, cruzou para Cardozo só ter que encostar e fazer assim o 1º golo do SLB. O 2º golo chegou de um pénalti convertido por Saviola depois de Aimar arrancar uma falta consequência de uma jogada de insistência individual.

A 2ª parte trouxe aquilo que se previa, ou seja, o esgotamento físico dos jogadores o que fez com que a equipa do Benfica comete-se bastantes erros defensivos e a nível de passe. os jogadores também lançados por JJ não trouxeram a mesma dinâmica que os da 1ª parte, destacando-se apenas Fábio Coentrão, este também á procura de mostrar que merece um lugar neste plantel.

Hoje á novo jogo, desta vez contra os vencedores da extinta Taça UEFA, Shaktar, pelas 18:30 na SIC. JJ guardou alguns jogadores que ontem não jogaram contra o Sion, entre os quais os adeptos querem ver como Shaffer, Patric e o miúdo vindo dos júniores do Benfica proveniente de Valada do Ribatejo, João Pereira.
Aspectos Positivos

- Mobilidade do losago do meio campo do Benfica e dos homens da frente de ataque;
- Segurança do jovem Roderick Miranda a mostrar grande qualidade apesar da sua juventude;
- Miguel Victor a mostrar que mais que uma promessa, este quer ser uma certeza nesta equipa. Futuro patrão da defesa encarnada.

Aspectos Negativos

- Yebda mostrou alguma fragilidade e falta de forma neste inicio de época cometendo bastantes erros a nível de passe e em termos defensivos;
- Sepsi mostrou algum nervossismo em tentar mostrar que é a opção mais válida para o sector defensivo esquerdo cometendo também alguns erros a nível de passe e marcação;
- Quim no lance do 2º golo do Sion;
- As deficiências físicas na 2ª parte dos jogadores do Benfica.

Sem comentários: