sexta-feira, 10 de julho de 2009

Futebol de Gabinete

Veloso: Prejuízo ou preconceito?

Recusada a aparente modesta proposta do Bolton Wanderers para a aquisição do Miguel Veloso por cerca de 12 milhões de euros no mercado de Janeiro da época transacta, lembro que era quase unânime, no universo dos sportinguistas, a opinião sobre a excelente decisão de gestão desportiva do clube em manter um dos principais activos (para muitos).
Se, à data, foi certo que a recusa da proposta pelo jogador foi de grande unanimidade para os adeptos leoninos (e não podem dizer que não foi), o mesmo não se passa actualmente. Miguel Veloso foi o modelo típico de jogador que passou de bestial a “besta” em Portugal. Problemas de comunicação para o exterior e, principalmente, os “maus conselhos” de agentes e personalidades próximas e mesmo familiares, também não ajudaram á situação que, por força das circunstâncias, tornaram inevitável a ambicionada perseguição dos media, na ambição de facturação e lucro a curto prazo. Tudo isto aliado a uma muito criticada e aclamada política de comunicação errática e falta de apoio a jogadores e staff do Sporting por parte do próprio clube.
Reunidos os factos e apuradas as consequências, coloca-se hoje a questão em redor do valor de mercado actual (Julho de 2009) do jogador. Se, por um lado, pode ser verdade a situação de que o Sporting não vendeu o jogador por não pretender adoptar uma postura vendedora num mercado importante como é o mercado de meio de época, por outro lado, o adepto do futebol é da larga opinião de que o jogador, particularmente neste momento, não vale a quantia oferecida em Janeiro pelo Bolton.
Neste sentido, é decisivo para o Sporting perder as ilusões e fantasias que todos os dias aparecem na comunicação social acerca do valor transacionável de Miguel. Há que ter em conta que foi um jogador que raramente foi titular e pouco jogou durante a última época, um atleta que demonstra grande fragilidade emocional, é recorrente nas desobediências às ordens do treinador, prejudicou premeditadamente o Sporting, especialmente no jogo com o Bayern na Alemanha em que alinhou a defesa esquerdo (em que foi, obviamente, substituído ao intervalo), que se contradiz e diz o dito por não dito e cuja ambição passa por um clube de outro campeonato que compete por lugares acima da “linha de água”.
Cabe então ao Sporting a árdua tarefa de, com todas estas condicionantes, prever o rendimento e o quanto valerá, por esta altura do próximo ano, o jogador e avaliar as perdas que resultaram da sua manutenção no plantel, considerando que é certo que Paulo Bento continuará no comando técnico. Em alternativa, os adeptos podem também rezar para que Mourinho convença Moratti a contratá-lo para o Inter de Milão!

Caso para dizer: mais vale um pássaro na mão que dois a voar!

Jorge Manuel Honório

Sem comentários: