quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tribuna VIP

Esta vai ser a nossa rubrica semanal, onde pessoas conhecidas terão a oportunidade de mostrar a sua opinião. Para abrir as hostes, o convidado foi Pedro Silva, ou como pode ser visto nos relatórios de jogo semanais, de qualquer jornal Português, Pedro Dionísio, extremo que alinha na segunda divisão nacional, ao serviço do Carregado, tendo este ano se sagrado vencedor da série D da respectiva divisão.

O Apito Final

“Ainda é ilegal fazer autópsia a uma pessoa viva?” (Doutor House).

Num qualquer dia destes, pelas tais horas da madruga, dava entrada numa unidade de saúde privada um tal de Sr. Futebol. O seu estado parecia ser muito grave, de tal forma que fora precisos inúmeros maqueiros brasileiros que por ali estagiavam, para que o paciente conseguisse chegar á sala das operações. O stress e a ansiedade pareciam querer gritar como se de uma claque fervorosa se tratasse no apoio à sua equipa...o estado era deveras crítico. Chegado à sala de operações o Sr. Futebol já se encontrava inconsciente, contudo no seu pensamento surgiam lembranças de um passado recente glorioso, reconhecimento mundial pelo seu valor, recordações de grandes nomes da sua família e de enormes alegrias que deram à sua pátria...de repente no meio daquela agitação, o regresso à realidade fez-se pelas descargas eléctricas dos reanimadores e de intensos apitos dourados de uma máquina que mais parecia um entrave à eficácia da 3ª equipa em jogo, equipa essa composta pelo médico cirurgião, por 2 auxiliares e por um enfermeiro que se ocupava atentamente da recolha de bens do paciente.

Começara a operação, um autêntico desafio...

Horas mais tarde, surgem as primeiras pessoas que se designavam familiares do paciente, indivíduos com sotaque bem vincado, glamour, cobertos de perfume e dentro dos seus fatos luxuosos ostentando no perímetro das instalações o seus veículos, caríssimos por sinal, concluía-se serem elites devoradoras de alegria e glória dando origem a vários casos clínicos.
As notícias não eram nada boas...o Sr. Futebol ficara em coma durante a cirurgia. Passado algum tempo e sem mais poder ser feito para melhorar o quadro clínico do paciente, este fora levado para um quarto pequeno, sombrio e coberto de pó, dava ideia de não ser utilizado à muito, muito tempo. Na sua mente continuavam a correr flashes de memórias risonhas...rigor...transparência...em forma de vultos surgiam também memórias cinzentas e desvirtuadas, memórias recentes das causas da sua grave doença..., importações sul americanas..., corrupções..., incumprimentos salariais..., a morte de alguns dos seus familiares mais antigos...
Os dias passavam e o seu estado piorava assente numa mentira que se anunciava fatal, visitas essas eram feitas aos repelões, porque quem realmente vive o futebol desespera numa mágoa profunda sem puder ajudar. Ouvia-se pelas ruas “o que fizeram ao nosso Futebol!?”, vozes mudas debruçadas num fado sem fim, “ Apostem nos valores nacionais!” gritavam os verdadeiros amigos do futebol. Contudo nada se poderia fazer, o Sr. Futebol fora tomado pela gula das elites, que roubavam a verdadeira alegria de um povo que peregrinava aos fins-de-semana com o seu farnel para alimentar o seu ego e apoiar o seu emblema, espectáculos imaculados, “ roubaram-me a tradição, a alegria, dizem que está internado em estado muito grave, malandros!” gritava loucamente o Sr. Zé da Taberna Alfama, onde se costumavam juntar os seus clientes para dar de beber à garganta e falar da vida do famoso Sr. Futebol, com muitos adeptos por aquela zona.
Certo dia, no quarto do paciente, as visitas foram autorizadas a dar um último adeus ao Sr. Futebol tal era o seu estado, todas em fila apresentando semblantes carregados de culpa mas principalmente de dever cumprido, ansiavam pelo trágico fim...de súbito o Sr. Futebol parecera regressar a si, para o espanto dos presentes na quarto, abriu os olhos enrugados e cansados pela vida que se esfumava, deixando soltar um último sussurro...”A todos vós, devo agradecer o meu fim, sois os cavaleiros do Apocalipse que vieram presentear uma morte já anunciada...obrigado por tudo” disse concluindo, o paciente já com uma fala mergulhada no sotaque dos seus acompanhantes.
Ppppppppppppppppppppiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...
“ Podem anunciar” exclamou uma voz apressada, “ Mataram o Futebol Português!!!”

Relatório do Doutor:
Pedro Silva
1/7/2009

Sem comentários: