segunda-feira, 27 de julho de 2009

Canto Curto

“O que conta é como acaba, não como começa”

Pois é, este lema bem “esverdeado”, cada vez se aplica mais na linguística dos adeptos do futebol. E no que toca ao Benfica tem sempre algo de verdadeiro, as euforias já são imensas, e no outro lado da “estrada”, como as coisas não correm às mil maravilhas, esta pré-época, já se começa a entoar o adágio do costume.
O Benfica vive um momento próspero, típico do inicio de época, onde já faz manchetes nos jornais nacionais, às outrora, grandes conquistas Europeias. Para além de isto mexer com os adeptos benfiquistas, mexe também com os adversários, que começam a sentir algum temor.
Certo é que se o Benfica, na visão dos seus adeptos, já atinge um elevado nível de jogo, já está a jogar “à campeão” e possui inúmeras alternativas de qualidade, é no mínimo estranho o facto de se veicular na imprensa imensos nomes, para outras tantas posições.
São constantes as mexidas no plantel benfiquista anunciadas pelos jornais, ora a saída de Luisão, ora a dispensa de jogadores como Urreta que há meses era inegociável, ora ainda o vasto leque de posições a preencher no mercado, e isso nada de benéfico é, para uma equipa que se aproxima cada vez mais de iniciar a competição. O plantel precisa de estabilidade, e isto não traz nenhuma. Com esta situação, muitos jogadores poderão acusar pressão, e ficar inseguros quanto ao seu lugar no plantel. Exactamente o que se passa na baliza, onde à vista de Jorge Jesus, o Benfica ainda não possui um titular. Esta indefinição, poderá originar uma má colheita, daqui a uns meses.
Do outro lado da contenda, entenda-se “estrada”, o panorama é oposto, há muito que se apregoa o papel da “continuidade” e o exemplo Man. Utd. (Alex Fergunson). Na minha visão, a continuidade de um plantel é bastante positiva, de uma equipa técnica idem idem, mas há que entender que essa continuidade é lucrativa, quando se ganha, ou seja, quando em anos anteriores, essas mesmas “personagens” que dão sentido à “continuidade”, foram vitoriosas. Exactamente o que não aconteceu no Sporting. E há que perceber ainda, que quando já existiam problemas e grandes lacunas, a tal “continuidade”, nada mais faz que, deixar que essas lacunas por lá continuem!
Atenção, o calendário do Sporting entra a doer já esta semana, esperando eu como Português que sou (e como todos o deveriam esperar), que algo mude, nos resultados obtidos pelo Sporting esta pré-época.

João Vasco Nunes

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas! Conheci este fórum através do João Vasco, que escreveu este artigo. E nada melhor que começar a postar num artigo escrito por ele.

Antes de mais, e não querendo enganar ninguém sou Sportinguista, sócio nº 57319, e por isso não conseguirei ser totalmente imparcial. Visto ser um blogue sobre o futebol no geral, tentarei dar as minhas opiniões como ponto de vista de um adepto de futebol, e não como adepto do SCP, avisando que nem sempre isso ser possível.

Sobre o artigo em concreto, verdade é que todos os anos é sempre a mesma coisa. A imprensa faz o que pode para vender jornais, e como nós sabemos vender jornais é impactar os adeptos benfiquistas (positiva ou negativamente). Nas pré-épocas e como ainda não apareceram os maus rsultados, a imprensa trata de elevar o SLB e o seu plantel a um nivel europeu e mundial, que actualmente o Benfica não tem. Uma equipa que nos 4 anos não consegui sequer acabar nos 2 primeiros do fraco campeonato português, não pode ser considerada sequer nas primeiras 20 equipas europeias.

A verdade é que este ano o Benfica reforçou-se como nunca. Grandes jogadores sem dúvida, que parecem estar a jogar bem em equipa. Mérito ao Jorge Jesus, sem duvida e por quem (confesso) tenho um grande sentimento de desconfiança. Continuo a achar que ele nao é treinador para um grande, mas até agora está-me a surpreender. O SLB está a jogar um futebol muito desenvolto, tendo em conta dois factores: o facto de estarmos em pré-época e o facto de muitos jogadores ainda mal se conhecerem. A minha grande dúvida é donde vem esta estranha capacidade financeira, mas isso é outro tema.

Quanto ao Sporting, parece-me que está a um nivel inferior ao da época passada, e se tivermos em conta que os ostros concorrentes directos se reforçaram bem (mesmo tendo em conta que o Porto perdeu 2 jogadores nucleares), o Sporting terá que se reforçar principalmente na defesa. Polga já esteve em muito melhor forma, Tonel vai desenrascando mas nao serve para titular de um clube que quer ser campeão. Salva-se o Carriço que é um defesa com muita classe e um grande futuro. Já Caneira a defesa esquerdo tem sido enterranços atrás de enterranços. Grimi, foi um barrete enfiado pelo Milan e se André snão mostrar qualidades (ainda acredito que possa se tornar um bom jogador), o Sporting precisa não só de um Central, mas tambem de um defesa esquerdo. Esta lesão do Izmailov, não veio facilitar as coisas ao SCP, e como tal terá que ser contratado um médio rápido para suprimir a ausencia so russo. Diga-se de passagem que esta situação da lesão foi muito mal tratada pelo departamento m+edico do Sporting.

Resumindo, apesar do Sporting ser o grande rival do FCP nos ultimos anos, parece-me que, pelo menos no inicio de época parte atrás, inclusive do Benfica...

Desculpem o testamento e obrigado a quem teve a paciência para ler isto tudo. Espero ser o primeiro de muitos comentários neste blog.

Assinado:

Fábio "Ponto" Ferreira
Ourém