sexta-feira, 10 de julho de 2009

Análise Técnica


O método do General Jorge Jesus

Á partida para o estágio na Suiça, o novo treinador das águias revelou que a equipa, durante a semana em Meyrin, iria realizar 3 sessões de trabalho por dia.
Para muitos esta medida levou a que se pensasse que já era altura de um técnico do Benfica levar os "meninos mimados que só estão no clube por dinheiro e para passar férias" até á exaustão e pô-los a trabalhar que nem gente grande.
Eu por contrário logo pensei, que o senhor JJ era maluco e que mais tarde ou mais cedo este estágio iria trazer graves problemas á equipa do Benfica.
Passados 2 dias de estágio , 6 sessões de trabalho na Suiça, o que eu já esperava veio a acontecer quando ao acordar e ao ligar o site do jornal A BOLA , deparo-me com a noticia de que mais uma baixa no plantel encarnado : Ruben Amorim.
Sendo assim, e com 2 semanas de trabalho de intensidades elevadas e a juntar-se também o aumento da frequência de sessões de treino, o Benfica já leva 4 baixas até ao momento (Sidnei, David Luís, Balboa e Ruben Amorim).
Se contarmos com o facto de ainda faltar o dia de sábado, o jogo de domingo contra o Sion e o jogo de segunda contra o Shaktar, atrevo-me a dizer que as baixas não ficam por aqui.
O estilo militar de JJ pode agradar aos sócios do Benfica mas de certeza não vão agradar aos fisicos dos jogadores.
Trabalhos a grande intensidade juntamente com o grande número de sessões diárias são prejudiciais á preparação dos atletas para a competição. Isto juntamente com o curto tempo de recuperação dos sistemas glicoliticos que não chega a ser totalmente restabelecido no músculo irá acumular fadiga no mesmo, o que faz com que os jogadores adquiram mais facilmente lesões como mialgias, rupturas,etc. neste período de pré-época.
Visto isto, atrevo-me a dizer que este trabalho de JJ pode não ser benéfico para os jogadores.
Corro também o risco de dizer que os jogos de domingo e de segunda com menos de 24 horas entre o fim de um e o inicio de outro vai ter efeitos devastadores.
Enganem-se os adeptos do Benfica que a equipa vá jogar á Benfica pois nem vão conseguir correr...
Se JJ mantiver as mesmas sessões de treino mas reduzir a intensidade das mesmas, o risco será menos elevado e o trabalho será recompensado.

Sem comentários: