quarta-feira, 15 de julho de 2009

"O meu sonho é jogar no Benfica"


O livre directo esteve à conversa com João Costa, meio campista do Núcleo Sportinguista de Rio Maior. O atleta Juvenil, conta com passagens pela formação do S. L. Cartaxo, e com uma chamada aos trabalhos da Selecção Nacional sub-15 (em 2007, naquela que foi a estreia de uma selecção neste escalão). A esperança Ribatejana, fala-nos entre outras coisas, das suas perspectivas futuras e também nos dá a sua visão do panorama do Futebol Nacional.

Livre Directo: Podes desvendar-nos um pouco, quais as perspectivas que tens para a tua próxima época desportiva?

João Costa: Na próxima época, vou disputar o campeonato nacional de juvenis, o meu clube vai estar inserido na série C, a mais forte série nacional, onde estão equipas como o Sporting, Benfica, Belenenses, Leiria, Naval, equipas que vão lutar pela passagem à 2ºfase, todas elas com boa formação e com os melhores jogadores portugueses de juvenis. Não vai ser fácil, a nível colectivo o nosso objectivo é a manutenção e vamos trabalhar com o objectivo de sermos superiores a equipas como Naval e Leiria, sendo estas equipas teoricamente superiores. Mas com o grupo forte que temos podemos conseguir. A nível individual, este vai ser o grande teste ao meu futuro, é aqui que tenho de trabalhar no máximo, aproveitar este ano para crescer fisicamente e melhorar o meu nível técnico-táctico dentro de jogo. O maior objectivo é ajudar a equipa na manutenção e puder dar o salto para um clube de maior projecção a nível nacional.

LD: E a nível de carreira futura?

JC: Espero conseguir ganhar grande projecção neste campeonato para puder subir ao escalão de juniores num clube de maior projecção. Espero dentro de 2 anos estar num clube que a nível sénior esteja a disputar um campeonato nacional (2ª divisão ou ate mesmo Liga de Honra), seria mesmo muito bom para o meu futuro. Depois é tentar dar o salto ao escalão sénior, ganhar experiência e com calma e trabalho, poder um dia chegar a profissional de futebol.

LD: Qual o clube que mais gostarias de representar a nível nacional?

JC: Neste momento o objectivo de um jogador da minha idade é sempre grandes clubes, como Sporting ou Benfica, não escondo que o maior sonho seria o S. L. Benfica, mas temos de ser realistas e dar um passo de cada vez. Sem dúvida que seria o Benfica.

LD: Qual achas que é o clube com mais estrutura para receber um jovem como tu, nas suas fileiras? Porquê?

JC: Já tive dentro da realidade do que é uma academia de futebol, há cerca de ano e meio, fui chamado a fazer um estágio de 3 dias na Academia do Sporting em Alcochete. Tive a sorte de ser integrado na equipa A de iniciados (meu escalão na altura), e digo que foi das melhores experiências que tive até ao momento. A forma como somos tratados pelos mais velhos, o incentivo de senhores como Pedro Barbosa ou “Paulinho”,... quando nos vêem nos corredores é muito gratificante, é sem dúvida muito bom. Um dia ao jantar sentou-se o Adrien Silva ao meu lado, e em jeito de brincadeira perguntou-me se seria eu a nova estrela a entrar na academia, ficamos algum tempo à conversa. Conversa onde ele me deu alguns conselhos, o que foi muito bom. São estes pequenos momentos que nunca esquecemos e que talvez nos fazem crescer como futebolistas. O Benfica com a Caixa Futebol Campus acredito que também já esteja ao nível do Sporting, mas por enquanto vejo o Sporting CP com melhores condições para formar jovens como eu. O acompanhamento que um jogador tem dentro daquela academia é fantástico. No seixal não posso falar porque só tive a possibilidade de treinar num dos campos, em treinos de captação e foi na altura em que estava a ser construída ainda.


LD: A ida à selecção Nacional de sub-15, foi o alcançar de um sonho, ou apenas o início de um caminhada de sucesso?

JC: Para mim foi um pouco das duas coisas. Sem dúvida o alcançar do maior sonho de qualquer jogador português, mas ao mesmo tempo o início de uma caminhada de sucesso. Quando vemos o nosso nome na convocatória, nem queremos acreditar que estamos lá, é o maior sonho cumprido, é por aquilo que sempre trabalhamos. Mas no fundo, aquilo não é mais do que um passo obrigatório para chegarmos a profissional de futebol, são raros, mas muito raros os casos de jogadores que chegam a profissionais e se tornam grandes jogadores sem nunca terem passado por uma selecção nacional, seja em que escalão for. Ali estão os melhores e se queremos ser alguém, temos de estar sempre entre os melhores. Por isso, penso que foi mais um dos passos que sempre sonhamos dar.

LD: Como te sentiste, por representar o Ribatejo numa selecção Nacional, visto que hoje em dia é algo raro de acontecer?

JC: Na altura, tinha acabado de mudar do S. L. Cartaxo há cerca de dois meses para Rio Maior, e ainda estava a integrar-me no NS Rio Maior. Todos os jogos me estavam a correr de feição, lembro-me que tinha jogado contra Leiria e Académica de Coimbra nas semanas antes, e tudo me tinha corrido muito bem. Como tinha acabado bem a época no Torneio Lopes da Silva 2007, pela selecção distrital sub-14, onde fizemos uma fantástica campanha, na qual conseguimos chegar à final, acabei por ser chamado a selecção nacional sub15. Foi muito gratificante, foi um enorme orgulho ver um clube do Ribatejo na convocatória, foi a prova do que o que é raro de acontecer, nem sempre é impossível. O grande problema das equipas de hoje, seja do distrito de Santarém ou de outro qualquer, é que dão demasiado valor a clubes como Sporting ou Benfica, é verdade que lá estão os melhores de Portugal, mas isso não impede que não possamos estar ao nível deles. É preciso é muito trabalho, eles são óptimos jogadores mas também são humanos, tal como nós. Se me perguntarem se me senti inferior no meio de jogadores dos grandes clubes, vou sempre afirmar que nunca me senti ou fui inferior, sempre lutei e trabalhei de igual forma naqueles 3 dias de estágio. Foi uma experiência única que jamais vou esquecer, ali sentimos um pouco da realidade do que é o futebol profissional neste momento, e isso faz sempre bem a qualquer jogador amador.

LD: Por fim, em jeito de prognóstico para o nosso blog, qual achas que vai ser o clube com mais sucesso, nesta época 2009/2010?

JC: Estava com algum receio do que seria o futebol do Benfica, e um pouco ansioso para ver como estaria a equipa, mas fiquei agradado com o futebol praticado.
O F. C. Porto vai estar muito forte como sempre, o Sporting este ano penso não ter grandes condições para estar ano nível do Porto ou do Benfica. É com esperança que digo que o Benfica este ano vai ter mais sucesso.

Entrevista:
João Vasco Nunes

1 comentário:

João FIlipe disse...

Sem duvida... Um começo de algum, este miudo vai ser o orgulho Ribatejno.

Felicidades e sucesso miudo...