quarta-feira, 29 de julho de 2009

Nem arte nem engenho para "galgar dique" Holandês



O Sporting empatou esta noite, a zero, na recepção aos Holandeses do Twente, em jogo a contar para a terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. Num jogo em que o Sporting dispôs de uma grande penalidade (minuto 20), não soube também aproveitar o facto do adversário ter ficado reduzido a dez jogadores, nesse mesmo lance. Uma noite em que o Sporting se mostrou muito rematador, coube ao Twente a grande oportunidade de golo do encontro, já em cima do final do tempo de desconto dado pelo árbitro. Os leões desperdiçaram assim uma óptima oportunidade de se colocarem em vantagem na eliminatória.
Desenganem-se aqueles que esperavam uma noite tranquila para o Sporting e que isso correspondesse a uma vitória descansada. Os Holandeses confirmaram aquilo que já tinham demonstrado na semana passada na apresentação do Braga, quando ganharam por uma bola à turma Arsenalista. Uma equipa muito organizada e compacta, que não conta com grandes nomes do futebol mundial, mas que faz da equipa o seu ponto forte. De acrescentar, que o seu treinador (Steven Mclaren) trata-se de um experiente Inglês, que conta com passagens por Man. Utd., como adjunto de Fergunson, e Selecção Inglesa (treinador principal e adjunto de Eriksson).
O Twente fez jus ao facto de ter sido a equipa sensação do último campeonato Holandês, sendo uma enorme surpresa e entrando no Alvalade XXI de rompante. Foi uma entrada forte dos "vermelhos", a disporem de uma oportunidade de golo logo na primeira jogada do encontro. Uma boa jogada de Stoch, que foi um diabo à solta nos minutos iniciais, aproveitando a falta de velocidade de Caneira, para perfurar a defesa leonina. Aliás o lado esquerdo da defesa do Sporting, foi o mais explorado pelo Twente, nesta fase inicial.
O Sporting demorou cerca de 20 minutos a entrar no encontro, e a recompor-se do impacto causado pelos rápidos e pressionantes jogadores do Twente. Foi por essa altura, que surgiu um primeiro remate de Miguel Veloso, a dar sinal de reacção. Logo de seguida o momento do jogo, um lance fortuito, a oferecer ao Sporting a oportunidade de converter uma grande penalidade (cometida sobre Postiga), e de jogar os restantes 70 minutos com mais um jogador em campo, por expulsão do Guarda-redes adversário (Boschker). Uma excelente ocasião de o Sporting ganhar vantagem na eliminatória e poder dilatar ainda mais o resultado, daí para a frente. Mas essa oportunidade viria a ser falhada pelo capitão leonino, João Moutinho.
A partir daqui, o Twente arrumou-se, compactou-se na retaguarda e abdicou praticamente de atacar. O Sporting ia tentando encontrar o caminho da baliza adversária, mas com muito pouca dinâmica. Foram escassas as oportunidades para alvejar a baliza, e o maior lance de perigo saiu mesmo da cabeça do central do Twente (Rajkovic), jogador emprestado pelo Chelsea que quase traiu o seu Guarda-Redes com um atraso para a sua baliza. O jogo seguiu neste ritmo até ao intervalo.
Na segunda parte, mais do mesmo, e raramente se viu os Holandeses em missões ofensivas. Paulo Bento arriscou (tarde), fazendo entrar Pereirinha para a lateral, tirando Caneira, que apenas defendia e mal. Uma alteração que se justificava a partir do momento da expulsão. O Sporting foi carregando, mas sempre com pouca cabeça, explorando demasiado o centro do terreno (que se encontrava fechado), e não aproveitando as faixas do terreno. Aos 60 minutos de jogo os "leões" já faziam denotar imenso nervosismo, vendo-se algumas vezes ambos os seus centrais a rematar sem nexo, a mais de 30 metros da baliza. O Sporting continuou muito rematador (cerca de 20 remates em toda a partida), mas nunca conseguindo faze-lo dentro da área adversária.
Com o aproximar do fim do jogou, Paulo Bento, com poucas soluções no banco, fez sair, estranhamente, Vukcevic do encontro. O Sporting começava a cruzar mais bolas para a área, onde estava em desvantagem com os defesas Holandeses. Douglas e Mihaylov (guarda-redes emprestado pelo Liverpool, que entrou após a expulsão do titular), foram os esteios da defesa do Twente, mostrando-se quase sempre intransponíveis. Salvo excepção, para um lance já perto do fim do jogo, em que Liedson (muito discreto esta noite) encontrou espaço na área, mas o desvio não foi suficiente para desfeitear o guardião Búlgaro.
O Sporting que jogou quase sempre no seu meio-campo ofensivo, não conseguia aproveitar a oportunidade de viajar com vantagem até a Holanda, e ao minuto 93, viu N´kufo desperdiçar a melhor oportunidade do encontro, após o avançado ter surgido isolado na área leonina e ter ultrapassado inclusive Rui Patrício, atirando depois às malhas laterais.
O jogo culminou com a decepção dos jogadores e adeptos leoninos a "pairar no ar", sentindo que, hoje, complicaram a eliminatória. O Sporting vai ter assim uma missão difícil, mas nada impossível, para a semana na Holanda, perante uma equipa do Twente, muito unida e veloz.

João Vasco Nunes

3 comentários:

Amante disse...

Apesar do resultado não ter sido conclusivo, na medida em que não possibilitou ao Sporting matar a eliminatória em alvalade, não podemos deixar de verificar aspectos positivos na noite de ontem. Não vi o jogo completo, apenas comecei a ver a partir do minuto 65, mas em apenas 25 minutos consegui perceber que o Sporting, finalmente, conseguiu suprir uma lacuna que atormentava todos os sportinguistas à longos anos. Ontem vi pela primeira vêz o Sporting a jogar bem contra 10, cheguei a ver remates à balisa, coisa que era impensável aqui à uns meses. Parece que este ano o Sporting vai ter menos um ponto fraco, ao contrário dos outros grandes.

Fábio Ferreira disse...

O Sporting precisa de reforços. Meio campo e lado esquerdo da defesa são prioridade. Caicedo não vai resolver os problemas do Sporting, apenas pode ajudar... Segunda eliminatória vai ser muito dificil, mas não foi péssimo resultado. Um empate com golos seria suficiente, apesar de até isso ser dificil, porque o Twente vai jogar com 11 durante os 90 minutos (em principio) e vão jogar em casa. São muito fortes no ataque, se bem que no contra-ataque o SCP pode explorar a defesa deles, que me parece ser fraquita...

Fábio carvalho disse...

Do que vejo o Sporting parece-me ser dos 3 grandes a pior equipa...Não se reforçou à altura...o Matías fernandez é um bom reforço mas não vai chegar...e o Liedson não vai resolver tudo sozinho...O Benfica e o Porto reforçaram-se bem e ja deu os seus frutos...Dos leões apenas vi miadelas...