quinta-feira, 16 de julho de 2009

Porto 3 – 1 Leixões



O F. C. Porto, mostrou hoje a sua superioridade, no primeiro teste a sério desta pré época. Num jogo disputado no estádio Municipal de Aveiro, ao intervalo registava-se já uma vantagem de um golo, para o lado dos “azuis”, golo marcado pelo estreante Belluschi.
Uma primeira parte bem disputada, por parte do Porto, que acelerou a partida sempre que pode. O Leixões nesta etapa mostrou-se uma equipa com um baixo nível de entendimento, não conseguindo circular bem a bola. De registar o facto de ambas as equipas, terem apresentado bastantes novidades nos seus “onzes” iniciais. Foi exactamente neste aspecto, que o Porto surpreendeu, ao apresentar muitas “caras novas”, que revelaram já alguma capacidade de entrosamento, no colectivo e na dinâmica Portista. De salientar entre as 6 novidades que actuaram de início, Belluschi e Varela. O primeiro a mostrar alguns dos seus dotes técnicos e a estar presente em todas as jogadas de perigo do ataque do Dragão, o segundo a mostrar bastante vontade de querer ser uma opção válida para Jesualdo Ferreira.
Na segunda metade, o ritmo baixou bastante, talvez fruto das muitas substituições realizadas ao intervalo. Não obstante disso, o Porto logrou aumentar a vantagem, para 2-0, por intermédio de Raul Meireles. Seguiu-se a reacção do Leixões, que fez com que os últimos trinta minutos da partida, tivessem um ritmo mais alto de jogo, e consequentemente este ficasse mais animado. A equipa de José Mota, começou então por explorar os flancos do campo, onde conseguiu criar algum perigo, enervando muito os jogadores Portistas, que se revelaram muito ansiosos. Foi neste sentido que os “homens do mar”, reduziram o marcador, através de um penalti exemplarmente executado, por Faoili, avançado Brasileiro que reforçou a equipa no presente defeso.
Até ao fim seguiram-se alguns momentos de alguma tensão, com muitos desaguisados entre jogadores de ambas as equipas, e com o árbitro a ter que intervir disciplinarmente, algumas das vezes. Perto do fim, Mariano Gonzalez, teve tempo ainda, para fazer o gosto ao pé. De referir o facto, da enorme permeabilidade da defesa Leixonense ao longo dos 90 minutos.
O Porto venceu assim, consideravelmente bem, no seu primeiro grande teste, apresentando uma equipa com os processos já consolidados, à semelhança da época anterior. Nem os reforços fizeram com que algo se distanciasse, do que o Porto nos habitou a ver em 2008/09.

Aspectos Positivos: - Grande dinâmica da equipa Portista, em muito idêntica à que tem vindo a ser até aqui, mostrada pelo Porto de Jesualdo. Mesmo entre os novos elementos do plantel, já existe um razoável nível de adaptação.
- O reforço Fernando Belluschi, a mostrar atributos, um vasto leque de recursos técnicos. Um belo cartão de visita deste Argentino, que promete ser preponderante na manobra ofensiva da equipa.
- A destacar também, por parte do Leixões, o reforço Brasileiro Faioli. Um avançado possante, mas que nem por isso deixa de ter movimentações rápidas na frente de ataque. Sempre de olho na baliza, mostrou pormenores interessantes nesta sua estreia.

Aspectos Negativos: - O baixo ritmo de jogo no inicio da segunda metade.
- Algum nervosismo por parte dos jogadores do Porto (Raul Meireles e Bruno Alves), que resultou em imagens pouco bonitas de se ver no desporto, que caso fosse o jogo a sério, poderiam ter sido punidas pelo árbitro, de outra forma.
- Uma equipa do Leixões que apresentou muitas caras novas, todas predominantemente Brasileiras, que a nosso ver, parece em excesso. Uma equipa que não mostrou muito hoje, e que caso não progrida, poderá andar na luta pelos lugares mais baixos da tabela. Seria bom, estas equipas, com menos poderio financeiro, apostarem mais em jogadores Nacionais, em vez de recorrerem por vezes, excessivamente ao mercado Brasileiro.

João Vasco Nunes

1 comentário:

Amante disse...

Creio que, por lapso, cometeste uma pequena incoerência. Caso o jogo fosse a sério, Bruno Alves e Raul Meireles nunca seriam punidos, nem era assinalada falta. Estes jogos amigáveis servem para assinalar faltas ao Bruno Alves, para que mais tarde possa afirmar que não é um jogador agressivo.
Se prestarmos atenção aos jogos do F.C. Porto, (quase) sempre que vemos um jogador adversário deitado na grande área portista, o cotovelo de Bruno Alves esteve envolvido no "acidente". Até o Bynia e o Derlei juntos cometem menos faltas que o defesa portista, mas o presidente deles não era o Pinto da Costa.