quarta-feira, 21 de abril de 2010

After Hours

Na última sexta-feira iniciou-se a jornada 27 da Liga Sagres. Em campo Olhanense e Marítimo abriram a ronda, num jogo onde os forasteiros foram mais felizes, conseguindo alcançar uma vitória por 2-1. Desta forma, a equipa de Jorge Costa ainda não tem a manutenção assegurada.
No sábado mais duas partidas. Primeiro o Paços de Ferreira recebeu a Naval, num jogo muito bom da equipa de Augusto Inácio, que alcançou uma excelente vitória por 3 bolas a uma e realizando uma exibição bastante convincente. Os da casa podiam ter feito melhor, mas mostraram poucas ideias e também pouca frieza na hora de finalizar.
Mais tarde entrou em campo o Braga, que recebeu o Leixões sabendo que não podia perder mais pontos com vista à luta pelo título. E a equipa de Domingos cumpriu a tarefa, vencendo por 3-1, não dando margem para dúvidas quanto à justiça da vitória. Os leixonenses, depois desta derrota, precisam de fazer muitas contas para evitar a descida à Liga Vitalis.
A jornada prosseguiu no domingo. A abrir dois jogos: Nacional - Leiria e Belenenses - Rio Ave. No primeiro, que tinha a particularidade de contar com duas equipas que lutam pela Europa, terminou com a vitória dos da casa, por duas bolas sem resposta, que ficam mais perto de um lugar europeu. Já os leirienses perdem um pouco este comboio, mantendo, contudo, aspirações de lá chegar.
No segundo, que contava com um Belenenses praticamente condenado e um Rio Ave sem grandes objectivos, terminou empatado a zero. Num jogo muito fraco e onde a qualidade do futebol apresentado roçou a nulidade, o resultado apenas serviu para confirmar dois factos: os de Belém têm o destino traçado; a equipa de Carlos Brito está a realizar uma 2ª volta fraca e vai quedar-se por um lugar na segunda metade da tabela.
Mais tarde entrou em campo o líder do campeonato, o Benfica. A equipa de Jesus deslocou-se a Coimbra para defrontar a Académica local. Os encarnados sabiam que era proibido perder pontos e fizeram um bom jogo, apesar da boa réplica dos estudantes. No final vitória justa por 3-2, que permite ao Benfica continuar com 6 pontos de vantagem e que aproxima o título da equipa da Luz. Os da casa terão de suar mais um pouco para garantir a manutenção.
A fechar o dia o Porto recebeu e goleou o Guimarães por 3 bolas a zero. Um bom jogo dos dragões, que conseguiram controlar, praticamente, todas as incidências do encontro. Contudo, pelo que fizeram no jogo, os vimaranenses não mereciam sair do Dragão com uma goleada, pelo que se pode dizer que o resultado é um pouco exagerado.
A finalizar a jornada, na segunda-feira, o Sporting recebeu o Setúbal, equipa que ainda procura garantir a manutenção. O jogo foi, provavelmente, dos piores que esta Liga já viu, tal a pobreza a que se assistiu nos 90 minutos, com os da casa a jogarem muito mal e os forasteiros a tentarem, sem sucesso, disfarçar as suas limitações. No final, os leões venceram por 2-1, num encontro onde o resultado mais justo seria o empate. A equipa de Manuel Fernandes, com esta derrota, fica ainda a precisar de mais pontos para garantir a permanência no principal escalão português.
Esta semana temos 2 "Belas": Weldon e Alan. O primeiro porque bisou em Coimbra e foi decisivo na vitória do Benfica; o segundo por também ter bisado no jogo contra o Leixões, o que permite ao Braga acalentar esperanças na luta pelo título.
Já os "Monstros" são apenas um: o Paços de Ferreira, que com a expressiva derrota em casa com a Naval ficou, praticamente, arredada da possibilidade de conseguir um lugar europeu.
Para terminar, queria deixar uma "Menção Honrosa" para Hélder Postiga, que, passado mais de um ano(!!!) conseguiu marcar um golo pelo Sporting.


Vitor Madeira

1 comentário:

Amante disse...

O quê?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Mais de um ano????????????????????????????????????
Foram só 350 dias!