quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ronaldo: «FC Porto deve reconhecer que Benfica foi o melhor»



Faz-lhe espécie assistir ao clima de guerra permanente no futebol português. Sobre o título, diz que o FC Porto deve reconhecer o mérito do Benfica, equipa em cujo futebol ofensivo se revê, elogiando Di Maria. Em conversa franca durante a apresentação do equipamento da selecção em Madrid, Cristiano Ronaldo falou também da Selecção e do Real.

- Como é que acompanha o receio das entidades públicas a respeito do FC Porto-Benfica no que à segurança diz respeito?
- Muitas das vezes aquilo que as pessoas fazem cá fora influencia os jogadores. Estou a falar dessa guerra dos adeptos uns contra os outros. Jogo futebol há tanto tempo e ainda não consigo entender isso. Ser do Benfica, Sporting ou FC Porto é algo que tem de ser respeitado mas isso não se tem verificado em Portugal, o que é mau para nós: para o país e para o futebol. Não é à porrada que se colocam as coisas em pratos limpos. Deixo o apelo para que desfrutem do futebol, levem os filhos e as mulheres. Pensar em guerras só torna o Mundo pior. Vai ser um jogo especial, toda a gente quer ver e desejo que não se passe nada.

- Como praticante, imagina o que passa pela cabeça dos jogadores do Benfica, que podem ser campeões em casa do FC Porto? E o que pensam os jogadores do FC Porto que podem ver a consagração do rival na própria casa?
- Isso faz parte do futebol. Se o Benfica ganhar é porque merece. A jornada já estava marcada. O FC Porto, pela experiência que tem, tem de saber que isso pode acontecer. Lembro-me de há quatro épocas quando o Chelsea foi a casa do Manchester United já campeão e nós fizemos duas filas e aplaudimos os jogadores adversários à entrada [faz clap, clap com as mãos]. São coisas normais, temos de respeitar os adversários e temos de dar o braço a torcer a quem ganha um campeonato. Quem ganha é porque foi melhor e [o FC Porto] deve reconhecer que ganha quem merece ganhar.

«Agrada-me o futebol praticado pelo Benfica»
- Revê-se no futebol ofensivo do Benfica?
- O futebol do Benfica agrada-me. Temos de ser justos, claros e honestos: a equipa mais forte do campeonato é o Benfica. É a equipa que joga o futebol mais atractivo e bonito.

- Há notícias que falam do interesse do seu clube em Di Maria. Tem valor para jogar no Real Madrid?
- Está a fazer uma grande época no Benfica, é um grande jogador, tem sido abordado por grandes clubes. Só ele saberá do seu futuro mas tem valor para jogar em qualquer equipa.

- Tem-se perguntado o que pode fazer a Selecção no Mundial, mas desta vez fazia a perguntava ao contrário: o que não pode fazer a Selecção no Mundial?
- Não cometer erros infantis, não deixar de lutar e acreditar, não deixar de ter sempre esperança, pensarmos que tudo é possível. Sabemos que a primeira fase será complicada mas a partir daí tudo pode acontecer.

- Acha que esta é uma oportunidade de ouro para a Selecção?
- Claro que sim, por aquilo a que assistimos na fase de qualificação. Passou-me pela cabeça não estar no Mundial mas as coisas correram bem e agora vamos dar uma resposta positiva. Vamos ter bastantes dias juntos no estágio, demasiado tempo juntos até [solta uma gargalhada] mas isso vai ajudar bastante para reforçar o espírito de grupo. Vai ser positivo, o mister Carlos Queiroz vai ter tempo para conhecer melhor os jogadores e criar uma base sólida.

Fonte: a Bola

Sem comentários: