sexta-feira, 30 de abril de 2010

Palestra

Há (Estádio da) Luz no Dragão

Emoção ao rubro na 29ª e penúltima jornada da Liga Sagres. Pela segunda jornada consecutiva o Benfica pode garantir matematicamente o título de campeão nacional, época 2009/2010, dependendo efectivamente apenas de si.
O adversário, Futebol Clube do Porto, não será por certo uma barreira fácil de ultrapassar, já que a história sem o seu peso e nunca o Benfica sorriu para um título nacional em casa do rival da invicta.
Se é certo que Jorge Jesus já ultrapassou qualquer luso que tenha treinado as águias, é ainda mais certo que o Porto tem tido bastantes dificuldades em vencer os encarnados. é preciso recuar até Abril de 2008 para vermos a última vitória azul e branca com golos de Lisandro Lopes no Dragão.
O misticismo em torno deste jogo prende-se também com o facto da deslocação dos adeptos do Benfica ao estádio. Ameaças tristes entre as duas claques podem realmente estragar o espectáculo. Mas um empate (no mínimo) do Benfica, pode fazer do Dragão o inferno da Luz, o que seria, sejamos sinceros, uma humilhação, para a nação portista, tal como o seria se o caso se invertesse.
O Benfica assume o favoritismo que lhe é imposto pela justeza dos números, que lhe dizem que precisa apenas de mais um ponto para carimbar o 32º título nacional da história. O Benfica será campeão esta jornada? Não tenho dúvidas!
O Braga continua na missão inglória de tentar chegar ao título, mas mais do que o título o jogo com o Paços de Ferreira pode dar a Domingos a (mais uma) histórica marca de chegar à Liga dos Campeões com uma equipa que nunca o fizera antes.
Hoje aproveito para falar um pouco da Liga Vitalis onde a emoção é ainda mais contagiante. Oliveirense, Beira-Mar, Portimonense, Santa Clara e Feirense, lutam por dois lugares. Sendo que Beira-Mar e Oliveirense partem em vantagem para esta penúltima jornada. No entanto neste capitulo do campeonato todas as atenções vão estar centradas no Oliveirense - Feirense, que muito pode decidir, ou ainda baralhar ainda mais, caso a equipa da Feira vença.
Uma liga a sério esta Liga Vitalis!
Até prá semana, bons festejos para quem tiver razões para isso, Far-play, recomenda-se a quem tiver menos razões para estar contente.

Simão Santana

Sem comentários: