quarta-feira, 28 de abril de 2010

After Hours

A jornada 28 da Liga Sagres abriu na sexta-feira com o Rio Ave - Marítimo. Num jogo onde apenas os madeirenses ainda tinham algum objectivo (Europa, o futebol não foi de grande nível e assim as ocasiões de perigo foram raras. Desta forma não é de estranhar o empate a zero no final da partida.
No sábado mais dois jogos e logo a envolver dois grandes. Primeiro o Porto deslocou-se a Setúbal, onde enfrentou o Vitória local. E os dragões voltaram a mostrar o bom momento que atravessam, goleando por 5-2 os sadinos. Num jogo razoável (com momentos bons), os azuis e brancos mostraram a sua clara superioridade, alcançando uma vitória inquestionável.
Depois foi a vez do líder Benfica receber o Olhanense. Jogo de sentido único, onde os encarnados voltaram a mostrar todo o poderio que possuem. Assim, as águias golearam por 5 golos sem resposta, esmagando a equipa de Jorge Costa e ficando a apenas um ponto do título nacional.
O domingo abriu com jogo de aflitos: o Leixões recebia a Académica com o intuito de continuar a sua luta pela permanência. Contudo, no final, foram os estudantes a sorrir, já que venceram por 3-1, de forma justa, e selaram a manutenção entre os grandes do futebol português.
À mesma hora defrontaram-se Nacional e Paços de Ferreira, num jogo onde os da casa foram superiores e fizeram por merecer a vitória. Contudo, esta não surgiu, já que o jogo terminou empatado a um golo, o que penaliza a luta europeia dos madeirenses.
Depois foi a vez do Braga ir a jogo, sabendo que se não vencesse o Benfica seria automaticamente campeão. Mas os pupilos de Domingos não facilitaram e na visita à Naval venceram por 4-0, numa grande exibição, não dando qualquer hipótese à equipa de Augusto Inácio.
A fechar o domingo de futebol, o Leiria recebeu o Sporting. A equipa da casa que ainda sonha com a Europa enfrentava os leões que já não têm nada a ganhar ou a perder neste campeonato. O resultado, de 1-1, acaba por penalizar mais os objectivos leirirenses, que fica com a Europa mais longe. Contudo, dentro do relvado, seriam os verdes e brancos a merecer a vitória, já que criaram ocasiões mais do que suficientes para isso.
A fechar a jornada, na segunda-feira, o Guimarães recebeu o Belenenses e venceu por 2-0, deixando a Europa muito perto de ser alcançada. A vitória é justíssima e é ainda mais relevante pois decidiu matematicamente a descida do Belenenses à Liga Vitalis, algo que se adivinhava à muito tempo...
Esta semana temos 6 "Belas": Falcão, pelos dois golos que marcou e por não desistir na luta para ser o melhor marcador da Liga; Cardozo, pelo hat-trick que marcou, respondendo ao bis de Falcão e mantendo-se no 1º lugar dos artilheiros; Di María, por mais duas assistências para golo, nomeadamente a primeira, de letra, só ao alcance dos melhores; Djuricic, pela exibição monstruosa que fez contra o Sporting, evitando a vitória leonina praticamente sozinho; Luís Aguiar, por marcar dois golaços e principalmente ser o cérebro do Braga; e o Braga, que a duas jornadas do final ainda pode ser campeão e, diga-se a verdade, fez um campeonato sensacional.
Já os "Monstros" são 2: Delson e o Belenenses. O primeiro por ter sido expulso em 7!!! minutos, sensivelmente, algo inaceitável para um profissional; o segundo por ter confirmado o óbvio esta jornada: voltou a perder e desceu de divisão, com apenas duas vitórias!!! em 28 jogos. Muito fraco.

Vitor Madeira

Sem comentários: