sexta-feira, 23 de abril de 2010

Futebol de Gabinete

O sorriso amarelo-encarnado

Como já era esperado por todos e seguindo a tendência dos investidores portugueses, o empréstimo obrigacionista do Benfica foi um sucesso, permitindo ao clube encaixar 40 milhões de euros de imediato. No dia em que a Euronext comunicou o sucesso da emissão, que aliás superou em mais do triplo a oferta disponibilizada e caso o Benfica tivesse pretendido, poderia ter encaixado até mais de 100 milhões de euros, as instalações da bolsa de valores de Lisboa foram, quase «saloiamente», invadidas pelos dirigentes benfiquistas, pela águia Vitória e até pelas cheerleaders do clube.

O enorme e indisfarçável sorriso de Filipe Vieira esconde todos os problemas que, ao bom estilo dos novos ministros que vão surgindo em Portugal, não são visíveis por quem não tem a capacidade mas são perceptíveis por quem no dia a dia sabe com o que lida. A realidade é que este empréstimo obrigacionista é o terceiro em apenas 6 anos, num total de endividamento correspondente a 75 milhões de euros, sem contarmos com os empréstimos das instituições de crédito!! No mesmo período, foi negociado um empréstimo para tesouraria de 40 milhões de euros e a famosa criação do fundo para trespasse de participações nos principais jogadores do Benfica. O presidente do clube desculpa-se com o facto de, para compensar tamanho passivo, possuir os melhores e mais valiosos activos dos últimos 10 anos, o que não corresponde bem à verdade já que o clube detém umas percentagens e o fundo detém o restante”.

Imaginemos que o Benfica este ano vendia 2 jogadores, o Di Maria por 30 milhões e o David Luiz por 25 milhões. Do total de 55 milhões, o Benfica arrecadaria menos de 43 milhões de euros, já que 25% e 20% dos passes, respectivamente, são detidos pelo fundo. Pior ainda, o Benfica ao criar 3 empréstimos obrigacionistas no total de 75 milhões de euros e assumindo que os 3 juntos pagam uma taxa média de 6% (como este último), em 2013/2014 terá de pagar aos subscritores não apenas os 75 milhões de volta, mas inclusive mais 5 milhões de juros. Quer dizer, o Benfica ganha agora 75 milhões, mas daqui a 4/5 anos terá de pagar 80 milhões de euros e mais de 5 milhões de juros ao ano.

Como vai o Benfica daqui a uns anos pagar 5 milhões de euros ao ano em juros, se já nestes últimos anos só tem tido prejuízos e tem acumulado empréstimos e mais empréstimos? Vendendo uma estrela todos os anos? Provável. Voltará a contratar o Rojas e o Escalona? Para lá caminham. Viver com dinheiro que não é nosso nunca foi boa política na vida.

O Benfica acumulou, nos últimos 30 anos, um passivo na ordem dos 150 milhões de euros. No período correspondente aos últimos 3 anos, o Benfica conseguiu aumentar o passivo até aos 340 milhões de euros. Tanto em 3 anos como nos últimos 30! O presidente afirma que, se necessário, vende os jogadores do plantel para liquidar o passivo que criou, mas não diz que isso deverá ser, obviamente, no dia em que sair do Benfica. Como diria o povo, uns saem mas o clube fica e com certeza que os benfiquistas não desejam alienar 10 anos de glória em troca de um campeonato nacional.




E, no fim, não venham dizer que a culpa foi dos bancos e do governo…

Jorge Manuel Honório, Finance analyst

1 comentário:

Anónimo disse...

não estou preocupado com o Benfica, os outros clubes não estão melhor mas a diferença é que o Benfica tem sempre força (em adeptos, patrocinios e daí um maior numero de rendimentos). o futuro promete. VIVA O BENFICA!